Buscar

Resumo Lípidios

Prévia do material em texto

Lípidios 
– São biomoléculas caracterizadas pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Quanto mais longa for a cadeia e menor a quantidade de duplas ligação, menor vai ser a solubilidade em água.
Classificação 
- Lipídios de membrana (Estruturais) – São anfipáticos 
- Lipídios de armazenamento – São apolares
Lipídios de Armazenamento 
- Se encontram nos tecidos de armazenamento. São utilizados como principal fonte de armazenamento, pois são hidrofóbicos, ocupando assim menor espaço e o organismo não deve suportar o peso extra da água de hidratação. Apresentam alta capacidade de armazenamento energético (Armazenam mais energia que outras biomoléculas, como os carboidratos, por exemplo). A gordura armazenada atua como isolante térmico. 
-O tecido adiposo também apresenta a função de produção de hormônios, as Adipocinas.
- A gordura em nosso organismo encontra-se armazenada sob a forma de Triacilglicerol.
- Triacilglicerol são ésteres de ácido graxo com glicerol. Todos os triacilgliceróis sãoformados por 3 ácidos graxos, unidos por ligações éster a uma moléculade glicerol. São simples quando apresentam o mesmo ácido graxo ligado ou misto quando apresenta dois ou mais diferentes ácidos graxos ligados.
Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos de cadeia longa. São lineares e ainfipaticos (Hidroxila na ponta) Podem ser saturados (quando não apresentam dupla ligação) ou insaturados (quando apresentam = dupla ligação na natureza as duplas ligações encontram-se na forma cis)
Lipoproteínas 
- São partículas lipoproteicas produzidas no fígado
LDL – Lipoproteína rica em colesterol. Aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
HDL – Lipoproteína que faz o transporte do colesterol (retirando-o do organismo) e levando-o para os rins. Impedindo que a mesma se acumule.
VLDL – Lipoproteína rica em triglicérides.
A ingestão de gordura saturada aumenta a quantidade de LDL. A gordura animal. 
A ingestão gordura insaturada diminui a quantidade de LDL. A gordura vegetal,
- Os ácidos graxos saturados são sólidos em temperatura ambiente (apresentam altos pontos de fusão)
Nas gorduras saturadas, as caudas dos ácidos graxos tendem a ficar alinhadas e isso permite que as mesmas se agrupem ordenadamente e as moléculas formam substâncias sólidas à temperatura ambiente. Isto é o que acontece com a manteiga.
- Os ácidos graxos insaturados são líquidos em temperatura ambiente (apresentam baixos pontos de fusão). Os ácidos graxos insaturados encontrados na natureza são cis, na instauração forma-se uma dobra na cadeia que e esta forma a desordem.
Nas gorduras insaturadas, como o óleo de soja, as duplas ligações cis promovem a formação de uma dobradura nas cadeias e por conta das mesmas os ácidos graxos insaturados não conseguem se agrupem ordenadamente. Estes Triacilgliceróis não se alinham facilmente, o que os mantêm como um óleo líquido.
- Os ácidos graxos poliinsaturados no final da cadeia fazem bem ao coração (Omega) 
Existem ácidos graxos essenciais, que são aqueles ácidos graxos que nosso organismo não produz (não temos enzimas que fazem instauração no final da cadeia) e necessitamos ingeri-los. O ácido linolênico (rico em Omega-3) e linoléico (Omega-6)
- A margarina é formada a partir do óleo vegetal através de um processo de hidrogenação catalítica, onde átomos de hidrogênio são inseridos em algumas das duplas ligações da molécula, transformando os ácidos graxos insaturados em saturados. Ao serem parcialmente hidrogenados os ácidos graxos reorganizam sua estrutura química. Esta reorganização origina um lipídio que não é encontrado na natureza, este apresenta a forma trans, sendo este chamado de Ácido graxo insaturado Trans. Margarina é trans. (Aumenta a concentração de LDL e diminui a concentração de HDL) 
Triacilgliceróis ou triglicerídeos são lipídeos formados por 3 ácidos graxos unidos por ligações éster a uma molécula de glicerol. Triacilgliceróis se diferenciam uns dos outros pela combinação dos diferentes ácidos graxos e são comumente conhecidos como gorduras e óleos. As propriedades dos ácidos graxos que formam os triacilgliceróis determinam suas propriedades. Assim, nos triacilgliceróis formados por ácidos graxos saturados, as caudas dos ácidos graxos tendem a fi car alinhadas e as moléculas formam substâncias sólidas à temperatura ambiente. Triacilgliceróis saturados são encontrados principalmente em gorduras de origem animal. Ao contrário, triacilgliceróis insaturados formam substâncias líquidas à temperatura ambiente como os óleos de origem vegetal. Durante sua oxidação as gorduras liberam mais energia (37kJ/g) que os carboidratos ou as proteínas (17kJ/g). Por este motivo, a principal função deste tipo de lipídeo nos sistemas biológicos é o armazenamento de energia. Outras funções são ainda a proteção contra choques e lesões mecânicas; o isolamento térmico, preservando o calor e mantendo a temperatura do corpo; o transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K.
- Os alimentos ricos em lipídios quando expostos por longos períodos ao oxigênio do ar, podem se deteriorar e tornar rançosos.
Ceras
-São ésteres de ácido graxos saturados e insaturados de cadeias longas (C14 a C36) com alcoóis de cadeia longa (C16 a C30). Lipídios apolares, que não apresentam função de armazenamento (Nos planctos são a principal forma de armazenamento de combustível metabólico). Apresentam pontos de fusão mais altos que dos triglicerídeos.
Importância: São altamente hidrofóbicas, atuam evitando a perda de água e protegendo os organismos (contra a própria água, por exemplo).
Lipídios estruturais
-Os lipídios de membrana são anfipáticos, um dos lados da molécula é hidrofóbico e o outro é hidrofílico. Suas interações hidrofóbicas entre si e suas interações hidrofílicas com a água direcionam sua organização como bicamadas de membranas.
-Os lipídios de membrana são classificados em dois grupos: Fosfolipídios ou Glicolipídeos 
Os Fosfolipídios podem ser – Glicerofosfolipídios (Glicerol como cadeia principal) ou Esfingolipídios (Esfingosina como cadeia principal) (Esfingofosfolipídios)
Os Glicolipídeos apresentam a esfingosina como única cadeia principal. Formando assim os Esfigolipídios. 
Fosfolipídios 
Os Glicerofosfolípideos também chamados de fosfoglicerídios, são lipídios de membrana formado por 2 ácidos graxos unidos ao glicerol por ligação éster ao primeiro e ao segundo carbono do glicerol (duas primeiras caudas) o 3 carbono (3 cauda) encontra-se ligada a um grupo altamente polar que sempre apresenta fosfato (PO4) (Ligação fosfodiéster) – Forma-se o grupo cabeça POLAR
Os Esfingolipidios são composto de um amino-álcool de cadeia longa (18 carbonos),chamado esfingosina. No carbono 2 onde encontra-se uma amina liga-se uma ácido graxo e no carbono 3 a cabeça polar. A cabeça polar é variável e está unida à molécula por uma ligação glicosídica ou por uma ligação fosfodiester. (Apresenta fosfato)
Glicolipídios – Glicoesfingolipídios
- Ocorrem principalmente na face externa da membrana plasmática. Apresentam um ácido graxo ligado ao carbono 2 e não apresenta fosfato ligado ao carbono 3, geralmente ocorre a ligação de um mono ou oligossacarídeo. 
Esteroides 
-Esteróides são lipídeos estruturais presentes nas membranas da maior parte das células eucarióticas. Alguns esteróides funcionam como hormônios. Apresentam núcleo esteróide (constituído de quatro anéis fundidos; três deles com seis carbonos e um com cinco).
Colesterol – Lipídio de membrana. Sua principal função é na estruturação da membrana. É um precursor de hormônios esteróides; ácidos biliares. Regula a fluidez da membrana. Nós produzimos colesterol e o nosso organismo regula sua quantidade através dos receptores de colesterol (Hipercolesterolemia familiar) Apresenta núcleo esteróide (constituído de quatro anéis fundidos; três deles com seis carbonose um com cinco).
Colesterol, o principal esteróide de membranas em tecidos animais, é uma molécula anfipática, com uma cabeça polar (o grupo hidroxila no Carbono 3) e um corpo apolar (o núcleo esteróide e as cadeias laterais no carbono 17). O colesterol é o mais abundante esteróide em animais.
Outros Lipídios
Vitaminas Lipossolúveis – A, D, E, K. As vitaminas A e D são precursoras de hormônios. As vitaminas E e K são co-fatores de oxidação e redução.
Mensageiros Intracelulares – Atuam nos processos de sinalização como o IP3 (inositol trifosfato) e o Diacilglicerol. O IP3 provoca a liberação de Ca+2 do RE e a combinação do Diacilglicerol com o Ca+2 aumentam a atividade da enzima Quinase C.
Eicosanóides – (20C) Hormônios pancreáticos que atuam como mediadores inflamatórios originados do ácido poliinsaturado de 20C, ácido araquidônico 
20:4Δ5,8,11,14. Inflamação – Calor e Vermelhidão (aumento da quantidade de sangue circulando) Inflamação (Leucocitos)
A fosfolipase A2 cliva fosfolipídios de membrana contendo o ácido araquidônico para liberar o ácido araquidônico que é um percursos de vários eicosanóides.

Outros materiais