Buscar

AV2 de Fundamentos de epidemiologia ..

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0245_AV2_201308044021 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: HÉRICA
	Professor:
	TERESA CRISTINA CIAVAGLIA V OLIVEIRA
	Turma: 9004/WB
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 31/05/2016 14:01:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201308251229)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente, o principal foco de interesse dos estudos epidemiológicos está relacionado às principais causas de morte das sociedades modernas, que são as mortes violentas e as Doenças Cônicas não Transmissíveis (DCNT). Entretanto, além desse foco principal, as pandemias como a da AIDS, da gripe aviária e da influenza A e as doenças reemergentes, que até então estavam supostamente erradicadas, como a dengue, a tuberculose e a varíola também estão chamando a atenção dos epidemiologistas. Dessa forma, pode-se afirmar que a epidemiologia encontra-se inserida nos mais variados contextos com inúmeras interfaces disciplinares e vai muito além da prevenção e tratamento de epidemias. Observa-se as aplicações da epidemiologia às diversas fases do ciclo da vida, aos diversos tipos de problemas de saúde (epidemiologia da AIDS, das doenças infecciosas, das doenças cardiovasculares, do câncer, epidemiologia nutricional, das violências, do uso de substâncias psicoativas, em saúde mental, em saúde bucal, na saúde do trabalhador, entre outras aplicações) e aos sistemas de saúde. Nesse contexto, comente a abrangência das ações da Epidemiologia na Saúde Coletiva.
		
	
Resposta: Abrange além das prioridades, alocações de recursos, sendo um conjunto de atividades que permite reunir informações indispensáveis para o comportamento ou a história natural das doenças.
	
Gabarito: A Epidemiologia é a Ciência básica da Saúde Coletiva e é a principal Ciência de Informação em Saúde. Sabemos que a Saúde Coletiva se baseia na determinação social do processo saúde-doença, demonstrando a nítida aproximação com a área das Ciências Sociais. A epidemiologia exerce uma forma de abordar as relações entre conhecimentos, práticas e direitos referentes à qualidade de vida, promoção, prevenção e recuperação da saúde, tendo como foco a coletividade. Dentro desse contexto, é importante reconhecer uma outra concepção do ser-humano, como um ser social, em constante relação com a sociedade, transformando-a e sendo transformado por ela, sendo o verdadeiro protagonista da ação de saúde que se constrói sobre ele e sobre a sociedade na qual se encontra inserido.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308204684)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Antes da criação do SUS, a aproximação entre a Epidemiologia e o planejamento saúde limitava-se às campanhas sanitárias e programas especiais de controle de doenças. Através da Lei 8.080/90 foram apresentadas as diretrizes do SUS, dentre as quais "a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, alocação de recursos e a orientação programática" (artigo 7o). Dentro desse contexto, explique o papel da epidemiologia no planejamento de ações em saúde.
		
	
Resposta: Recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças e agravos da sociedade moderna, prevenção e tratamento de epidemias, ter indicadores de doenças.
	
Gabarito: A disciplina é voltada para a produção de informações sobre a saúde da população. Dessa forma, a produção de conhecimento sobre a situação de saúde e a orientação de ações para modificá-la no sentido de melhorar a qualidade de vida da população são os interesses em comum da epidemiologia e do planejamento em saúde. A Epidemiologia produz informações necessárias ao planejamento e as ações de vigilância se integram ao conjunto de serviços de saúde para a redução de riscos e da incidência de doenças e óbitos. A aproximação entre a Epidemiologia e o Planejamento tende a transcender a dimensão técnica ampliando o comprometimento com a prática social. A Epidemiologia destaca os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as necessidades de saúde, cujas intervenções vão além da atuação sobre os fatores de risco e proteção. As necessidades de saúde estão relacionadas tanto aos problemas do estado de saúde (doenças, agravos, vulnerabilidades e riscos) quanto às dimensões positivas da saúde (qualidade de vida, bem-estar e autonomia).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308289007)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. Qual a resposta correta sobre a epidemiologia?
		
	
	A epidemiologia analisa somente o processo de doença.
	
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência o povo faz¿.
	
	A epidemiologia não analisa as questões sociais.
	 
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência do que ocorre sobre o povo¿.
	
	A epidemiologia trabalha somente com o conceito de risco.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308879324)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O indicador epidemiológico que mede o número de casos novos de uma doença, episódios ou eventos na população dentro de um período definido de tempo é:
		
	
	Morbidade.
	 
	Incidência.
	
	Prevalência.
	
	Letalidade.
	
	Mortalidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308157380)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a interferência do pesquisador no estudo, o tipo de estudo no qual o pesquisador não se limita à simples observação, mas interfere pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado fator é chamado de:
		
	
	Observacional.
	 
	Intervencional.
	
	Primário.
	
	Secundário.
	
	Analítico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308174595)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1985, com a instalação do governo de transição democrática criou-se um ambiente favorável à realização da VIII Conferência Nacional de Saúde, com proposta para a democratização da saúde no país através da criação de um Sistema Único de Saúde. Sobre esse contexto histórico são feitas as seguintes afirmações: I Pela primeira vez, mais de cinco mil representantes de todos os segmentos da sociedade civil discutiram um novo modelo de saúde para o Brasil. II No relatório final da VIII Conferência, constava o projeto da Reforma Sanitária apresentando o novo conceito de saúde e seus determinantes políticos, econômicos, culturais e sociais reforçando que a saúde é resultante da ação articulada de diferentes setores como a educação, meio ambiente, previdência, emprego, habitação, alimentação e nutrição, lazer, esporte, terra e transporte. III A partir da Constituição de 1988, houve a transformação do Sistema Nacional de Saúde em um Sistema Único de Saúde (SUS). IV Em 1990 o governo promulgou as Leis 8.080/90 e 8.142/90, conhecidas como Leis Orgânicas da Saúde, regulamentando o SUS. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308281630)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1979 foi criada a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), que embora estivesse focada na pós-graduação, sempre atuou nas questões acadêmicas e dos serviços de saúde, incluindo com destaque os temas de pesquisa, formação e intervenção da Epidemiologia. Sobre a contribuição da ABRASCO no desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	 
	A pesquisa no campo da saúde coletiva vem diminuindo visto que os problemas de saúde e suas relações com os determinantes políticos, sociais, econômicos e culturais não refletem o desenvolvimento da pesquisa epidemiológica.A influência da ABRASCO na melhoria das condições de saúde da população brasileira foi e continua sendo significativa.
	
	Os Congressos Brasileiros de Epidemiologia organizados pela ABRASCO representaram marcos para o desenvolvimento da Epidemiologia Brasileira.
	
	A preocupação dos epidemiologistas da ABRASCO com a reorganização dos sistemas de saúde e o engajamento no movimento de Reforma Sanitária, que estava em curso no país e teve seu ápice na época da VIII Conferência Nacional de Saúde, marco da criação do SUS.
	
	A ABRASCO vem contribuindo para o aumento progressivo da produção científica em Epidemiologia tanto nas universidades e centros de pesquisa quanto nos serviços de saúde do Brasil.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308171270)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com a elaboração dos Planos de Saúde estaduais e municipais a aproximação entre a epidemiologia e o planejamento foi intensificada. A experiência da formulação do Plano Nacional de Saúde 2004-2007 por sua vez estimulou o Ministério da Saúde a desenvolver o Sistema de Planejamento do SUS, o PlanejaSUS. São objetivos do PlanejaSUS com exceção de:
		
	 
	Apoiar a implantação de processo permanente e sistemático de planejamento apenas em nível federal.
	
	Propor metodologias e modelos de instrumentos básicos do processo de planejamento, englobando o monitoramento e a avaliação.
	
	Participar da avaliação periódica relativa à situação de saúde da população e ao funcionamento do SUS.
	
	Apoiar a avaliação periódica relativa à situação de saúde da população e ao funcionamento do SUS.
	
	Apoiar a implementação de processo permanente e sistemático de planejamento nas três esferas de gestão do SUS.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308665685)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, e com as estratégias de humanização em saúde, em consonância com os princípios do SUS, fortalecendo ações e serviços em redes e cuidados da saúde. O Ministério da Saúde vem cumprir seu papel ao formular a Política que deve nortear as ações de atenção integral à saúde do homem, visando estimular o autocuidado e, sobretudo, o reconhecimento que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros (disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2008/PT-09-CONS.pdf). Nesse contexto, a Saúde do Homem é um dos objetivos e metas prioritárias do:
		
	
	Pacto de Gestão do SUS.
	 
	PlanejaSUS.
	 
	Pacto pela Vida.
	
	Modelo médico-assistencial privatista.
	
	Pacto de Defesa do SUS.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308831859)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A vigilância epidemiológica é o conjunto de atividades que permite reunir a informação indispensável para conhecer, a qualquer momento, o comportamento ou história natural das doenças, bem como detectar ou prever alterações de seus fatores condicionantes. As ações previstas pela vigilância epidemiológica visam:
		
	
	avaliar o impacto que as tecnologias provocam na saúde da população mais carente
	 
	recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos
	
	registrar e divulgar a descentralização dos serviços para os municípios
	
	obter a participação da comunidade na detecção dos problemas regionais de saúde

Outros materiais