Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II 2017.1

Prévia do material em texto

Simulado: GST0028 – ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 27/03/2017 11:22:02 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402620484)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Leia as frases a seguir em relação à gestão por competências (IADES - EBSERH - 2013): I. A gestão por competências preocupa-se com o desdobramento das estratégias em conhecimentos, habilidades e comportamentos requeridos, para todos os profissionais, auxiliando-os no alcance dos objetivos das organizações. II. Essa forma de gerir pessoas difere muito da forma tradicional, uma vez que, nos sistemas comuns de administração de pessoas, a base de sustentação é o cargo que o profissional ocupa, dentro da estrutura organizacional. III. A gestão por competências busca a integração dos diferentes tipos de competências, no desenho dos perfis dos profissionais, e define os novos padrões requeridos para recrutamento, seleção, avaliação, desenvolvimento e reconhecimento dos empregados. IV. Esse tipo de gestão integra todos os sistemas, da área de recursos humanos, constituindo uma ferramenta de administração de pessoas e viabilizando a convergência das ações de recursos humanos. O número de frases corretas é:
		
	
	1
	 
	4
	
	0
	
	3
	
	2
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402690151)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Sobre competências INTERPESSOAIS podemos afirmar, EXCETO a alternativa:
		
	
	É a capacidade de conhecer o outro e estabelecer um bom relacionamento com o outro, compreendendo suas habilidades e competências individuais, parte da compreensão de si mesmo, de suas próprias habilidades e competências.
	 
	EMPATIA, é capacidade de olhar só para si mesmo, o que aumenta a tolerância e a capacidade de enxergar a situação sob a ótica do outro, ajustando seu comportamento a esta percepção podendo evitar conflitos e criar uma ação mais cooperativa e integradora de uma equipe de colaboração mútua.
	
	A AUTOCOMPREENSÃO permite ao indivíduo compreender seus sentimentos, suas habilidades e competências, bem como seus limites e fraquezas, e relacioná-los aos seus atos, avaliar suas experiências com ênfase em um aprendizado e buscar o autodesenvolvimento, revelando-se um profissional mais autoconfiante e seguro gerencialmente.
	
	Cabe ao gestor identificar as habilidades e competências de cada participante de sua equipe, bem como seu comportamento diante das situações, além de seus interesses e necessidades próprias para propiciar o inter-relacionamento entre os membros de sua equipe, estabelecendo quem trabalha melhor em uma determinada tarefa, com quem trabalha bem em harmonia, fazendo assim está complementação.
	
	Por mais que as pessoas de uma equipe tenham algumas características comuns, cada indivíduo guarda em si características específicas que associadas aos demais elementos da equipe faz com que esta seja mais fortalecida e capacitada a responder as expectativas organizacionais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402693018)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Qual das afirmações abaixo NÃO é correta?
		
	
	É importante habilitar os empregados na autogestão, instigando-os a demonstrarem e desenvolverem suas competências.
	
	Não existe um modelo único previamente definido para a gestão de pessoas e competências.
	
	Deve haver um constante esforço do gestor em adaptar a organização e seus funcionários a um modelo de gestão por competências adequado a realidade.
	 
	O sucesso de um modelo de gestão por competências depende dos Gestores.
	
	É preciso envolver e comprometer os empregados com os objetivos organizacionais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402209110)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Não é minimamente compreensível que um gerente, de qualquer área de uma organização, deixe de participar de alguns processos típicos de ARH. Na verdade, é importante que todos participem, direta ou indiretamente, desde o planejamento de pessoal até:
		
	
	A integração dos novos admitidos;
	
	A seleção de novos colaboradores;
	
	O recrutamento de pessoal;
	
	O treinamento de novos colaboradores;
	 
	O processo de demissão, quando for o caso.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402711738)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Em ambientes caracterizados por formas modernas de organização do trabalho, envolvendo celularização, multifuncionalidade e poucos níveis hierárquicos, não faz sentido recompensar a contribuição individual ou coletiva apenas com base em descrições de atividades e definição de responsabilidades. O sistema de remuneração estratégica tem sido utilizado como instrumento para gerenciar esta nova realidade das organizações porque
		
	
	d) favorece a negociação direta entre superior hierárquico e funcionário e permite que os indivíduos passem a ser remunerados de acordo com o conjunto de fatores que afetam o seu sucesso pessoal.
	
	b) atua como um filtro para a convergência de energias da organização por meio da combinação equilibrada de diversas formas de remuneração.
	 
	c) ajuda a transformar uma visão usual de remuneração como fator de custos para uma visão que a considere fator de aperfeiçoamento, impulsionador de processos de melhoria e aumento de competitividade.
	
	e) se caracteriza como alternativa para se atingir os objetivos organizacionais, tendo como ponto de partida o que a empresa é hoje, sem demandar um diagnóstico do seu futuro.
	
	a) combina a composição de salário direto e benefícios indiretos, levando em conta as grandes categorias que dão forma e conteúdo à empresa, como a estratégia, a estrutura e o estilo gerencial.

Continue navegando