Buscar

APOL 1 MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Composto Mercadológico
Considerando os conceitos de Ciclo de Vida de Produto, também conhecido como CVP e as estratégias de cada umas das fases, identifique a asserção que melhor exemplifique as fases e as referidas estratégias:
Nota: 20.0
	
	A
	Introdução/Credibilidade – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
Você acertou!
O Ciclo de Vida do Produto (CVP) é baseado no ciclo de vida biológico. Por exemplo: uma semente é plantada (introdução); ela começa a brotar (crescimento); dela nasce folhas e se enraíza ao se tornar adulta (maturidade); depois de um longo período como um adulto a planta começa a murchar e morre (declínio). Introdução - a necessidade de lucro imediato não é uma pressão. O produto é promovido para que ele se torne conhecido. Se o produto não tem ou tem apenas alguns competidores, uma estratégia ´skimming´ de preço é aplicada, onde se deve concentrar em um grupo específico de clientes os quais não se importarão de pagar um preço mais alto ao produto. Um número limitado de produtos estão disponíveis em poucos canais de distribuição. Crescimento - Competidores são atraídos ao mercado com ofertas muitos similares. Produtos se tornam mais lucrativos e companhias formam alianças, tomam riscos conjuntos e se tornam parte uma da outra. O gasto com propaganda é alto e se foca no crescimento da marca do produto. Market share (fatia do mercado) tende-se a estabilizar. Maturidade - Os produtos que sobrevivem nos primeiros estágios tendem a gastar mais tempo nesta fase. O número de vendas alcançam uma taxa de crescimento e se estabiliza. A tentativa de produtores para diferenciar seus produtos e marcas é um ponto chave nesta fase. A guerra de preços e intensa competição ocorre. Neste ponto o mercado alcança saturação. Produtores começam a deixar o mercado por baixas margens de venda. Promoção se torna mais difundida e a midia é utilizada com mais variedade. Declínio - Neste ponto ocorre uma diminuição no mercado. Por exemplo: produtos mais inovadores são introduzidos ou o gosto de consumidores está mudado. Há intenso corte de preços e muitos mais produtos são retirados do mercado. O lucro pode ser aumentado através de redução do dinheiro gasto com marketing e corte de custos.
Fonte: http://www.marketingteacher.com/o-ciclo-de-vida-do-produto-cvp/
	
	B
	Introdução/Indiferença – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
 
	
	C
	Introdução/Credibilidade – Crescimento/sem ação de marketing – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
	
	D
	 Introdução/Credibilidade – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto imediatamente
Questão 2/5 - Composto Mercadológico
Entre as decisões a serem consideradas na determinação do composto de produto, estão:
 I - composição de linhas de produto oferecidas.
II - o nível de qualidade do produto.
III. a embalagem e a marca.
IV - a localização do ponto de venda.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III, apenas.
Você acertou!
A afirmação I está correta porque a composição de linhas de produto oferecidas as organizações tendem a expandir suas linhas de produto por diversos motivos, trazendo uma fatia maior de consumidores, permitindo reduzir custos, fortalecer o portfólio, fixar a marca na mente do consumidor, para isso são necessárias estratégias bem fundamentadas e um estudo de mercado bem elaborado. A afirmação II está certa porque segundo Philip Kotler & Gary Armstrong,[2] o nível de qualidade que se deseja alcançar num determinado produto necessita estar em consonância com o mercado-alvo que se quer atingir. Para os referidos autores, qualidade do produto significa que o mesmo seja capaz de mostrar um alto desempenho, através de alguns critérios, tais como: durabilidade, confiabilidade, precisão, facilidade de operação e reparos, dentre outros, e o itens III está certo porque a função da embalagem é conter, proteger e viabilizar o transporte dos produtos são as funções básicas e com a evolução da humanidade e o aumento das atividades econômicas, foram incorporadas novas funções: informar o consumidor, comunicar-se com ele e vender os produtos a partir de visuais atraentes através da marca e da sua embalagem.
	
	B
	I e III, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e IV, apenas.
Questão 3/5 - Administração de Marketing
Um banco divulgou como benefícios de ser cliente o cartão provisório no ato da abertura da conta, acesso a crédito sujeito à aprovação, um programa de vantagens conforme as transações realizadas e descontos em atividades culturais. Ana, ao tentar abrir sua conta no respectivo banco informou que os benefícios a interessavam, embora a agência mais próxima não ficasse perto de sua casa. Ao conversar com o gerente, percebeu que algumas taxas eram superiores aos concorrentes, repensou a abertura da conta e foi verificar outras propostas. Ao chegar na opção mais próxima da sua casa, percebeu que os benefícios divulgados pelo outro banco também podiam ser encontrados ali e efetuou a negociação para abertura da conta no mesmo momento.
 
Com base na situação apresentada anteriormente e os conceitos relacionados ao marketing assinale a alternativa correta.
 
I – O custo monetário prejudicou o valor percebido por Ana em relação aos benefícios oferecidos pelo banco longe de sua casa.
 II – Ana faz parte da demanda de bancos, apenas por ter desejo em utilizar seus serviços.
 III – Programas de vantagens e descontos em eventos culturais procuram estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente sendo características da concepção de marketing relacional.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as sentenças I e III estão corretas
Você acertou!
Letra A está correta, pois o banco não possuía agências próximas (esforço físico), mas Ana não se sentiu afetada por essa questão, dando importância aos custos monetários. Conforme o conceito de demanda, não é apenas necessário ter desejo em adquirir um produto ou serviço como ainda ter poder de compra para isso. Os bancos são excelentes exemplos de organizações com foco em negócios relacionais que se preocupam com a retenção do cliente e sua rentabilização por meio das características apresentadas no Quadro 2.
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	C
	Apenas a sentença II está correta
	
	D
	Apenas a sentença I está correta
	
	E
	Apenas a sentença III está correta
Questão 4/5 - Administração de Marketing
O macroambiente de marketing envolve elementos da sociedade que afetam o microambiente. Sobre a análise ambiental, observe os gráficos a seguir e assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A economia afeta tanto a renda de clientes, quanto os investimentos em um país e a situação exposta pelo gráfico do FMI é favorável a esses elementos;
	
	B
	O setor de energia possuí grande desafio em relação à contenção de gases de efeito estufa, mas que não afetam a administração de marketing, uma vez que não estão atrelados ao produto;
	
	C
	A inovação no Brasil entre 2000 e 2011em empresas industriais foi ampliada devido ao foco em produtos;
	
	D
	Por serem variáveis incontroláveis, as organizações não conseguem influenciar questões naturais, tecnológicas ou econômicas;
	
	E
	A análise do ambiente foi intensificada nas organizações a partir dos anos 70 e para o marketing, questões econômicas, naturais e tecnológicas apresentadas nos gráficos devem ser avaliadas antes de propor a entrega e captura de valor.
Você acertou!
Letra E está correta, pois os gráficos expõem dificuldades econômicas ao Brasil quando comparado a outros países. Além disso, a inovação foi incrementada por processos nas empresas industriais e não produtos. O setor de energia possui um desafio que também é de marketing, pois pode afetar tanto a imagem quanto proposiçõesde valor das organizações do setor. Já as variáveis incontroláveis podem ser influenciadas mesmo que indiretamente pela organização, exemplo disso são os 6% de emissão de gases. Nos anos 70 a teoria contingencial avaliou intensamente as questões ambientais, voltando à organização para um olhar mais abrangente. O mesmo ocorre com o marketing ao analisar o ambiente para avaliar oportunidades e ameaças.
Questão 5/5 - Composto Mercadológico
Imagine que você foi contratado por uma escola de línguas e tem como meta divulgar os cursos de inglês. Por meio de pesquisa realizada, você sabe que há no mercado atualmente uma variedade muito grande de cursos nas modalidades: presencial e a distancia, podendo optar entre aulas uma vez por semana, quinzenais ou todos os dias da semana.
A estratégia adotada pela organização, no caso a escola de línguas, foi no sentido de desenvolver uma gama de ofertas de cursos que atendam a essas duas modalidades, de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.
Conforme a aula acerca desse tema assinale a orientação que a escola de línguas está seguindo ao adotar a estratégia citada.
Nota: 0.0
	
	A
	Orientação para a produção
	
	B
	Orientação para o marketing de relacionamento.
	
	C
	Orientação para as vendas.
	
	D
	Orientação para o marketing.
Letra a está incorreta, pois a estratégia foi a de ofertar cursos nas modalidades que atendam as necessidades dos estudantes.
Letra b está incorreta, pois conforme o texto a estratégia não foi a de manter relacionamento em longo prazo com o estudante, pode até ocorrer a fidelização ao ofertar bons cursos e atendimento de excelência.
Letra c está incorreta, pois não a estratégia não é simplesmente de vender os produtos existentes, os estudantes foram ouvidos.
Letra d está correta, a escola de línguas ofertará cursos nas modalidades que atendam às necessidades e desejos de seus consumidores, no caso de seus estudantes de línguas.

Outros materiais