Buscar

apol meio ambinete

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

É importante salientar, que a Constituição Federal, em seu artigo 225, elevou o meio ambiente à categoria de bem de uso comum do povo, assegurando ser direito de todos tê-lo de forma ecologicamente equilibrada e, em contrapartida, determinou que a sua defesa e preservação, para as presentes e futuras gerações, é dever do Poder Público, bem como de toda a coletividade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DEA, C.R.D.; MIRANDA, F.S.M.P. Aspectos jurídicos do direito ambiental e a responsabilidade civil por danos ambientais. Revista eletrônica: Direito, Justiça e Cidadania, FAC São Roque, v. 2, nº 1, 2011. p. 3 (link:<www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdfs/carlos_drt_20111.pdf>. Acesso em 14 abr. 2016).
O trecho acima aborda a questão de responsabilização sobre as questões ambientais. De acordo com as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, assinale a alternativa correta sobre as participações públicas nessas questões:
	
	A
	As audiências públicas propiciam o debate entre diferentes atores sociais sobre assuntos que envolvam os recursos ambientais, promovendo assim a cidadania.
	
	B
	Cabe ao setor privado exercer a influência e promover a preservação do meio ambiente, mediante o uso de ações e estratégias empresariais.
	
	C
	As participações públicas se restringem a grupos de empresários e representantes de sindicatos.
	
	D
	Quando ocorre uma disputa por recursos ambientais, o detentor dos meios de produção ou um empreendedor são chamados para deliberar sobre assuntos que envolvam meio ambiente e cidadania.
	
	E
	As audiências públicas surgiram como mecanismo de disputa ou competição pelos recursos naturais e, nesse sentido, servem para atender os interesses de empresas multinacionais ou de indústrias de porte médio.
	1 
Questão 2/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia a manchete a seguir:
   Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/01/estudantes-criam-estacionamento-ecologico-para-bicicletas-em-lorena.html. Acesso em 06 jan. 2016. 
A manchete acima descreve uma ação baseada no conceito de ecoeficiência. Sobre esse conceito, baseando-se nas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as proposições a seguir:
I. O conceito de ecoeficiência, em linhas gerais, relaciona-se ao conceito de sustentabilidade, pois preconiza o uso consciente dos recursos naturais, possibilitando sua manutenção às gerações futuras.
II. O conceito de ecoeficência é atual e foi utilizado primeiramente numa publicação do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável.
III. O conceito de ecoeficiência expressa a preocupação com os recursos naturais, pois se define como mecanismo de redução de impactos ambientais.
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.
	1 
Questão 3/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere o seguinte extrato de texto:
“A sociedade brasileira recebe anualmente a estimativa de perda de floresta na Amazônia, a qual é realizada com o uso de imagens de satélite e medida em quilômetros quadrados. O que não se conhece é o quanto de recursos naturais se perde a cada quilômetro quadrado de floresta destruída”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, J.M.C.; TOLEDO, P.M. Estratégias para evitar a perda de biodiversidade na Amazônia. Estudos Avançados (USP), São Paulo, v. 19, n°. 54, p.153-164, maio/ago. 2005. p. 153.
Além da preocupação com a Amazônia, vimos em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica que existem outros problemas ambientais sendo registrados diariamente. A esse respeito, leia as proposições a seguir: 
I. Ainda existem muitos registros de casos de pesca predatória sendo notificados pelos órgãos responsáveis, demonstrando que é necessário fortalecer a intervenção e cobrança da lei. 
II. Um grave problema ambiental que merece destaque são os aterramentos de manguezais, envolvendo o uso de áreas de preservação permanentes.
III. O tráfico de animais silvestres se constitui um grave problema ambiental, pelo risco de perda de biodiversidade, além do descumprimento da lei.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.
	1 
Questão 4/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Observe a imagem a seguir:
Manifestantes detidos são mantidos em linha em rua de Copenhague pela polícia na noite de sábado. Após esta avaliação, caso queira ler o texto relativo à imagem acima, ele está disponível em:  https://goo.gl/q7eDcJ. Acesso em 20 dez. 2015.
A imagem acima é de um movimento realizado em favor do ambientalismo. Com relação a movimentos em prol do meio ambiente, considerando o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e as aulas, leia as proposições a seguir:
I. Grandes fazendeiros de soja lutam pela proteção das florestas, sobretudo as tropicais, pensando também na preservação da biodiversidade.
II. Quando são divulgados projetos de construção de hidrelétricas, surgem muitas vezes os grupos ambientalistas que se mobilizam para contestar a construção e proteger os recursos ambientais.
III. Um exemplo de intervenção contra obras que impactam o meio ambiente ocorre quando moradores se organizam para evitar a reativação ou uso de áreas para aterros sanitários.
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.
	1 
Questão 5/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A visão biocêntrica origina-se concomitantemente com a própria ecologia, que nasce como ciência na segunda metade do século XIX, mais precisamente em 1866. Ernst Haeckel cunhou o termo, que etimologicamente resulta da junção dos radicais gregos ‘oikos’ (casa) e ‘logos’ (estudo)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JATOBÁ, S.U.S.; CIDADE, L.C.F.; VARGAS, G.M. Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e estado, Brasília, v. 24, no. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009. p. 52 (link: www.scielo.br/pdf/se/v24n1/a04v24n1.pdf. Acesso em 09 abr. 2016).
Considerando a citação acima, as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, quanto à visão biocêntrica nos estudos ambientais, leia as afirmativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) Na visão do biocentrismo, o homem e a natureza estão em um mesmo nível de interações e modificações, o que representa uma nova ordem nos pensamentos sobre o meio ambiente.
II. (  ) Por meio das concepções de biocentrismo, foi possível identificar que o homem passou a fazer parte das interações com a natureza, mesmo em escala inferior.
III. (  ) Com o biocentrismo, o homem passou a integrar as ações do meio, deixando a natureza em uma escala inferior de interação.
IV. (  ) Conforme a visão biocêntrica, na interação entre homem e natureza, estão presentes as questões sociais humanas, chegando a uma concepção multidimensional de meio ambiente.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F.
	
	B
	V – F – F – V.
	
	C
	F – V – V – F.
	
	D
	F – V – F – F.
	
	E
	V – V – V – F.
	1

Outros materiais