Buscar

FILOSOFIA DA CIENCIA

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0640_AV_201310049114 » FILOSOFIA DA CIÊNCIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201310049114 - ELAINE ALVES DE CASTRO BARBOSA
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9001/AA
	Data: 23/03/2017 15:02:32
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201310641076)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(UFRN 2013) No contexto do Serviço Social Tradicional, que se caracterizou como uma estratégia da burguesia especializando-se na ação de controle da classe trabalhadora, que surgiu em decorrência da industrialização capitalista, a formação profissional foi embasada por três correntes teórico-filosóficas de sustentação, uma delas é o chamado Neotomismo. De acordo com o enunciado da questão, explique o porquê.
		
	
	
Gabarito: Gabarito: O Serviço Social nasce da Ação católica visto que a profissão (mesmo que ainda incipiente) nasce na seara da Igreja Católica atrelada à doutrina social da Igreja, na qual o respeito à pessoa humana torna-se primordial como forma de dar conta de um projeto societário justo que contemplasse a pessoa humana em sua dignidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201310641109)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Mounier critica Heidegger a despeito do conceito de "man", mostrando que "o primeiro ato de uma vida pessoal é a tomada de consciência dessa vida anônima e a revolta contra a degradação que representa".De que maneira Mounier propõe um primeiro movimento para saída dessa maneira de ser?
		
	
	
Gabarito: Gabarito: Renunciando ao mundo da consciência sonolenta, dos instintos anônimos, das opiniões vagas, das relações mundanas, do ¿diz-que-diz-que¿ cotidiano, do conformismo social ou político, da mediocridade moral, da multidão, das massas anônimas, das organizações irresponsáveis.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201310318483)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Diz tal filósofo que há no século XX "a subversão materialista dos valores, o momento revolucionário, em que o homem, pondo decididamente em si mesmo o seu fim, e não podendo mais suportar a máquina deste mundo, empreende uma guerra desesperada para surgir de um ateísmo radical uma humanidade inteiramente nova" e que "o valor da pessoa, sua liberdade, seus direitos, pertencem a ordem das coisas naturalmente sagradas, marcadas pelo sinete do Pai dos seres, e que têm nele o termo de seu movimento. A pessoa tem uma dignidade absoluta, porquanto está em uma relação direta com o absoluto, no qual somente ela pode encontrar sua plena realização, sua pátria espiritual é todo o universo dos bens absoluto'. Estamos tratando do filósofo............... que reaviva a mentalidade ...............
		
	
	Comte - positivista
	 
	Maritian - tomista
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310282003)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No estudo da filosofia e das ciências, sobretudo a partir do século XIX, evidencia a existência de um ideal científico: embora continuidades e rupturas marquem os conhecimentos científicos, a ciência é a confiança que a cultura ocidental deposita na razão como capacidade para conhecer a realidade, mesmo que esta, afinal, tenha que ser inteiramente construída pela própria atividade racional. A lógica que rege o pensamento científico contemporâneo está centrada na ideia de demonstração e prova, a partir da definição ou construção do objeto do conhecimento por suas propriedades e funções e da posição do sujeito do conhecimento, através das operações de análise, síntese e interpretação. Nesse sentido, assinale a alternativa que corretamente se refere à escola que consagra a ciência como a era viril e adulta da humanidade.
		
	 
	Positivismo.
	
	 5a Questão (Ref.: 201310200468)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo ______________, o Estado constitui o ¿primeiro poder ideológico¿, assim ele é uma forma de organização que a burguesia. A sociedade cria para si um órgão visando a defesa de seus interesses comuns diante dos ataques de dentro e de fora.
		
	 
	Friedrich Engels
	
	 6a Questão (Ref.: 201310288467)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O projeto ético-político traçado pela categoria passou necessariamente pela aquisição de conhecimento científico quando estabeleceu centros de excelência acadêmicos como forma de repensar o exercício da profissão. Encontramos no pensar teórico do Serviço Social autores como
		
	 
	Althusser, Gramsci, Lucáks
	
	 7a Questão (Ref.: 201310756921)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos dizer que há entre as alternativas abaixo, um filósofo que influenciou a Escola de Frankfurt mas não pertence a ela.
	 
	Marx
	
	Benjamin
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310788283)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Toda consciência é consciência de alguma coisa", diz Husserl, tal tema era ensinado por Brentano, cujos cursos foram freqüentados por Husserl, isto quer dizer a consciência pode imprimir um certo traço definitivo chamado:
		
	 
	Intencionalidade
	
	 9a Questão (Ref.: 201310297615)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Filosofia da Ciência é o domínio do conhecimento filosófico que investiga as relações e os problemas que envolvem a convivência entre a ciência teórica e a prática científica. Bachelard, Kuhn e Popper são os maiores representantes desse campo de estudo, sobre eles assinale a alternativa correta:
		
	 
	Para Bachelard no momento em que se constituem novas metodologias, definições teóricas e tecnologias que causam impacto em todo o campo das ciências, acontece a "ruptura epistemológica". epistemológica.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310799651)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Foucault carateriza tal conceito como "uma rede de significados que influencia e caracteriza uma determinada época nos diversos domínios da sociedade". Qual é o conceito mencionado?
	 
	Episteme

Continue navegando