Buscar

Carl Gustav Jung O Significado da Constituiçao e da Herança para a Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1
IV - O SIGNIFICADO DA CONSTITUIÇÃO E DA HERANÇA PARA A PSICOLOGIA
Originalmente publicado em Die Meãizinische Welt, semanário médico III/47, em 1929.
FONTE: JUNG, Carl Gustav. A Natureza da Psique. Tradução de Pe. Dom Mateus Ramalho Rocha, OSB. Petrópolis: Vozes, 1984, capítulo IV, volume VIII/2 das Obras Completas.
Nota: os números em colchetes indicam os números dos parágrafos originais do livro.
[220] Na opinião científica moderna já não há dúvida de que psique individual depende amplamente da constituição psicológica; e mesmo não é pouco o número dos que consideram esta dependência como absoluta. Tão longe não quero chegar, mas, dadas as circunstâncias, tenho por mais adequado que se reconheça uma autonomia relativa à psique com relação à constituição psicológica. Verdade é que não há provas vigorosas em favor deste ponto de vista, mas também não se provar que a psique se ache sob a total dependência da constituição fisiológica. Não devemos esquecer que a psique é o x e a constituição é o y complementar. No fundo ambos são fatores desconhecidos que só recentemente começaram a tomar forma definida. Mas estamos ainda muito longe de compreender, o mínimo que seja, a sua natureza.
[221] Embora seja impossível determinar, em casos individuais as relações entre a constituição e a psique, tais tentativas já foram feitas muitas vezes, mas os resultados não passam opiniões indemonstráveis. O único método que nos pode levar a resultados mais ou menos seguros, no presente, é o método tipológico, utilizado por Kretschmer com relação à constituição fisiológica, e que eu apliquei à atitude psicológica. Em ambos os casos, o método se baseia em uma grande quantidade de material empírico no qual as variações individuais se anulam reciprocamente, em larga medida, enquanto certos traços típicos fundamentais emergem com maior evidência, dando-nos a possibilidade de construir um certo número de tipos ideais. Naturalmente, jamais ocorrem, em realidade, sob sua forma pura, mas sempre e unicamente como variações individuais do princípio que rege o seu aparecimento, da mesma forma como os cristais, em geral, são variantes individuais de um mesmo sistema. A tipologia fisiológica procura, antes e acima de tudo determinar as características exteriores graças às quais seja possível classificar os indivíduos e investigar suas demais qualidades. As pesquisas de Kretschmer mostraram-nos que as peculiaridades fisiológicas dos indivíduos se estendem até aos condicionamentos psíquicos.
[223] A tipologia psicológica procede exatamente da mesma maneira, mas seu ponto de partida, por assim dizer, não é exterior, mas interior. Sua preocupação não é determinar as características exteriores, mas descobrir os princípios íntimos que governam as atitudes psicológicas genéricas. Enquanto a tipologia fisiológica é obrigada a empregar, essencialmente, métodos científicos para obter seus resultados, a natureza invisível e imensurável dos processos psíquicos nos constrange a empregar métodos derivados das ciências humanas, ou, mais precisamente, à crítica analítica. Como já tive ocasião de acentuar, não temos aqui uma diferença de princípio, mas tão somente uma nuança, determinada pela natureza diferente do ponto de partida. O estado atual das pesquisas nos autoriza a esperar que os resultados obtidos de um lado e doutro alcançarão um consenso quanto a certos fatos básicos e essenciais. Pessoalmente tenho a impressão de que certos tipos principais de Kretschmer não estão muito afastados de certos tipos psicológicos. Não é de todo inconcebível que nestes pontos se possa estabelecer uma ponte entre a constituição fisiológica e a atitude psicológica. Que isto ainda não tenha sido feito se deve, provavelmente, de um lado, ao fato de que os resultados da pesquisa ainda sejam muito recentes, e de que, por outro, a investigação sob o ponto de vista psíquico é muito mais difícil e por isso de menor compreensão.
[223] Não é difícil concordar que as características fisiológicas são grandezas visíveis, palpáveis e imensuráveis. Mas em matéria de psicologia nem mesmo o significado das palavras foi ainda fixado. Dificilmente se encontram dois psicólogos que concordem quanto ao conceito de "sentimento", embora o verbo, "sentir" e o substantivo "sentimento" se refiram a fatos psíquicos; de outro modo nunca se teriam criado palavras para designá-los. Em psicologia tratamos de fatos em si mesmos definidos, mas que não foram definidos cientificamente; é um estado de conhecimento até certo ponto análogo ao das ciências naturais na Idade Média; pois em psicologia cada um sabe melhor do que o outro. Há apenas opiniões sobre fatos desconhecidos. Por isso, os psicólogos revelam sempre uma tendência quase invencível a se aferrar a fatos fisiológicos, porque aqui eles se sentem abrigados, na segurança de coisas que parecem conhecidas e definidas. A Ciência depende da precisão dos conceitos verbais, e por isso a primeira tarefa que incumbe ao psicólogo é conceitos-limites e conferir nomes sem se preocupar se os outros têm ou não uma concepção diferente a respeito do significado deste termo. A única coisa que se deve considerar é se o termo empregado concorda ou não, em seu uso geral, com o conjunto de fatos psíquicos por ele designados. O pesquisador deve libertar-se da opinião corrente segundo a qual o nome explica ao mesmo tempo os fatos psíquicos que ele denota. O nome deve constituir, para ele, mais do que um mero algarismo e seu sistema conceitual não mais do que uma rede trigonométrica recobrindo uma determinada área geográfica, na qual os pontos fixos de referência são indispensáveis na prática, mas irrelevantes na teoria. 
	[224] A psicologia deve ainda inventar deve ainda inventar sua linguagem específica. Quando me pus a designar os tipos de atitudes que eu havia descoberto empiricamente, senti que este problema de linguagem era o maior obstáculo e, querendo ou não, me vi constrangido a estabelecer determinados conceitos-limites e a designar esses setores com nomes tomados o máximo possível da linguagem usual. Com isto, porém, me expunha inevitavelmente ao perigo já mencionado, ou seja, ao preconceito geral de que o nome predetermina a natureza das coisas. Embora isso seja inegavelmente um resquício da antiga magia da palavra, contudo não impede que surjam mal-entendidos, e eu próprio tenho ouvido repetidamente a objeção: "mas sentir é algo totalmente diferente".
[225] Menciono este fato aparentemente trivial somente porque ele, justamente por causa de sua trivialidade, constitui um dos maiores obstáculos à investigação psicológica. A psicologia por ser a mais jovem das ciências, padece ainda do mal de uma mentalidade medieval em que não se fazia distinção entre as palavras e os fatos. Julgo-me obrigado a enfatizar estas dificuldades para justificar a um público científico mais vasto a natureza desconhecida e aparentemente inacessível da pesquisa psicológica, bem como seu caráter peculiar.
[226] O método tipológico estabelece aquilo que ele denomina de classes "naturais" (embora nenhuma classe seja natural!) que, no entanto, são do mais alto valor heurístico, porque agrupam indivíduos que têm características externas ou atitudes psíquicas comuns, criando, assim, a possibilidade de uma observação e uma investigação mais acuradas. A pesquisa das constituições proporciona ao psicólogo um critério extremamente valioso com o qual ele pode eliminar ou incluir em seus cálculos o fator orgânico ao pesquisar o contexto psíquico.
[227] Este é um dos pontos mais importantes em que a psicologia pura se choca com o X da disposição representada pela disposição orgânica. Mas não é o único ponto onde tal acontece. Há um outro fator que a pesquisa da constituição não leva imediatamente em consideração. É o fato de que o pro­cesso psíquico não é algo que começa como se nada houvesse antes, mas é uma repetição de funções que estiveram permanentemente em preparação e foram herdadas com a estrutura do cérebro. Os processos psíquicos precedem, acompanhame sobrevivem à consciência. A consciência é um intervalo num processo psíquico contínuo; provavelmente é ponto culminante que exige considerável esforço fisiológico e por isso tende a desaparecer em questão de dias. O processo psíquico que está na raiz da raiz da consciência é automático; não sabemos de onde se origina nem para onde se encaminha. Sabemos apenas que o sistema nervoso e particularmente os seus centros condicionam e exprimem a função psíquica, e que estas estruturas herdadas voltam infalivelmente a funcionar, em cada novo indivíduo, exatamente do mesmo modo como sempre fizeram em todos os outros. Os momentos mais intensos desta atividade só se manifestam na consciência que se extingue periodicamente. Por mais inumeráveis que sejam as variações da cons­ciência individual, a base em que se assenta a psique inconsciente é uniforme. Até onde nos é possível compreender a natureza dos processos inconscientes, sempre e em toda parte eles se manifestam sob formas espantosamente idênticas, embora suas expressões, da maneira como chegam até nós através da consciência individual, possam assumir uma variedade e uma multiplicidade também muito grandes. É a esta uniformidade fundamental da psique inconsciente que os seres humanos devem a possibilidade universal de se entenderem, possibilidade esta que transcende as diferenças das consciências individuais.
	[228] Nada há de estranho nestas observações. Este assunto só causa perplexidade, quando se descobre o quanto a própria consciência individual se acha afetada desta uniformidade. Encontram-se, com freqüência, casos de espantosa semelhança inclusive nas famílias. Fürst publicou o caso de uma mãe e uma filha, com trinta por cento de concordância de associações, transcrito em meu trabalho Diagnostische Assoziationsstudien, mas há uma tendência em não admitir a possibilidade de uma concordância psíquica geral entre povos e raças distanciados entre si tanto no tempo como no espaço. Na verdade, porém, as concordâncias mais espantosas se encontram no âmbito das chamadas idéias fantásticas. Todos os esforços já foram feitos — como nas Migrations des symboles, de Goblet d'Alviella - para explicar esta concordância dos motivos e símbolos mitológicos pela migração e transmissão. Mas esta explicação, que possui certamente algum valor, é contraditada a qualquer tempo e em qualquer lugar sem que houvesse a menor possibilidade de uma tal transmissão. Assim, outrora observei um doente mental que produziu quase com as mesmas palavras uma seqüência simbólica bastante longa que se pode ler num papiro publicado alguns anos mais tarde por Dieterich (caso este narrado por mim em minha obra Wandlungen und Symbole der Libido [Símbolos da Transformação da Libido]. Depois de ter visto um número suficiente de tais casos, minha idéia original de que tais coisas só podem acontecer em pessoas pertencentes à mesma raça, viu-se abalada, e eu, em conseqüência disto, investiguei os sonhos de negros puros do Sul dos Estados Unidos da América do Norte. Nesses sonhos encontrei temas da mitologia grega que dissiparam as dúvidas que eu tinha quanto a saber se eram ou não de herança racial.
	[229] Tenho sido acusado muitas vezes de acreditar supersticiosamente em idéias herdadas, mas injustamente, porque tenho enfatizado expressamente que estas concordâncias não provêm de "idéias", mas de disposições herdadas que nos levam a reagir exatamente daquela maneira como sempre reagiram os outros antes de nós. Ou também se negou a concordância, sob o pretexto de que a figura do "redentor" era, em um caso, uma lebre, em um outro, um pássaro, e em um terceiro, um ser humano. Mas esqueceram-se de algo que impressionou de tal modo um indiano ingênuo que visitava uma igreja inglesa que, ao chegar à casa, contou que os cristãos adoravam animais porque viu ali em torno muitas imagens de cordeiros. O que nos interessa não são os nomes, mas suas conexões. Assim, pouco nos importa que a "jóia" em um caso seja um anel, em outro, seja uma coroa, em um terceiro, uma pérola e um quarto, seja um tesouro completo. O essencial é a idéias de um objeto sumamente precioso e difícil de ser alcançado, pouco nos importando quanto à sua localização. E o essencial, psicologicamente falando, é que nos sonhos, nas fantasias e nos estados excepcionais da mente, os temas e símbolos mitológicos mais distantes possam surgir autoctonemente em qualquer época, aparentemente como resultado de influências, tradições e estímulos individuais, mas também, mais freqüentemente, sem estes fatores. Essas "imagens primordiais" ou "arquétipos", como eu os chamei, pertencem ao substrato fundamental da psique inconsciente e não podem ser explicados como aquisições pessoais. Todos juntos formam aquele estrato psíquico ao qual dei o nome de inconsciente coletivo.
[230] A existência do inconsciente coletivo indica que a consciência individual não é absolutamente isenta de pressupostos. Ao contrário: acha-se condicionada em alto grau por fatores herdados, sem falar, evidentemente, das inevitáveis influências que sobre ela exerce o meio ambiente. O inconsciente coletivo compreende toda a vida psíquica dos antepassados desde os seus primórdios. É o pressuposto e a matriz de todos os fatos psíquicos e por isto exerce também uma influência que com­promete altamente a liberdade da consciência, visto que tende constantemente a recolocar todos os processos conscientes em seus antigos trilhos. É este perigo positivo que explica a extra­ordinária resistência que a consciência contrapõe ao inconsciente. Não se trata aqui da resistência à sexualidade, desta­cada por Freud, mas de algo muito mais geral: o medo instintivo de perder a liberdade da consciência e de sucumbir ao automatismo da psique inconsciente;. Para certos tipos de pessoas o perigo parece consistir na sexualidade, porque é aí que elas temem perder sua liberdade. Para outros, o perigo se situa em regiões inteiramente diversas, precisamente sempre onde se nota uma certa fraqueza, ou seja, portanto, onde não é possível opor uma alta barragem ao inconsciente.
[231] O inconsciente coletivo constitui um outro ponto em que a psicologia pura se depara com fatores orgânicos, onde ela, com toda probabilidade, tem de reconhecer um fato de natureza não psicológica que se apóia em uma base fisiológica. Da mesma forma como o mais inveterado psicólogo jamais conseguirá reduzir a constituição fisiológica ao denominador comum da etiologia psíquica individual, assim também será impossível descartar o postulado fisiologicamente necessário do inconsciente individual como aquisição individual. O tipo constitucional e o inconsciente coletivo são fatores que escapam ao controle da consciência. Assim, as condições constitucionais e as formas vazias do inconsciente coletivo são realidades, e isto, no caso do inconsciente, outra coisa não significa senão que seus símbolos ou motivos são fatores tão reais quanto à constituição que não se pode desconsiderar ou negar. A desconsideração da constituição leva a perturbações, e a negligência do inconsciente coletivo produz o mesmo resultado. É por isso que eu, (em minha atividade terapêutica, dirijo minha atenção particularmente para a relação do paciente para com os fatos do inconsciente coletivo, pois uma ampla experiência me ensinou que é tão importante compor-nos tanto com o inconsciente quanto com as nossas disposições individuais).

Outros materiais