Buscar

avaliando 1 Fisioterapia na saude da mulher e disfunção pélvica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisioterapia na saude da mulher e disfunção pélvica
	1a Questão (Ref.: 201402501594)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabe-se que historicamente os programas de assistência à saúde da mulher estavam voltados apenas à saúde materno-infantil, porém em 1983 o PAISM surgiu como alternativa para as reinvindicações do movimento feminista. Com relação ao PAISM assinale a alternativa falsa.
		
	
	O PAISM tem como um de seus pilares a lei orgânica da saúde.
	
	Dois eventos foram importantes na reconstrução do PAISM: A conferência do Cairo (1994) que consagrou os direitos sexuais e reprodutivos as mulher e a Conferência de Pequim (1995) garantiu internacionalmente o plano de Cairo.
	 
	O Programa de Atenção à Saúde da Mulher deve atender a população feminina acima de 15 anos.
	
	O movimento feminista foi um dos deflagradores da criação do PAISM, e tinha como uma de suas reinvindicações o reconhecimento da mulher como ser social e requerente de mais atenção nas políticas de saúde.
	
	Nenhuma das alternativas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402985641)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando que a expectativa de vida para as mulheres brasileiras é de 72,4 anos, segundo o IBGE, e que a menopausa, no geral, ocorre em torno dos 45-50 anos, ainda restam às mulheres muitos anos de vida após a menopausa. Percebe-se na sociedade brasileira uma discriminação sistemática contra as pessoas por sua idade cronológica. No caso das mulheres, essa discriminação é mais evidente e acontece não só em relação ao corpo físico - alimentada pela supervalorização da maternidade em relação a outras capacidades e pelo mito da eterna juventude - como a outros aspectos da vida. Numa sociedade patriarcal, em que juventude e beleza são relacionadas ao sucesso, entrar na "meia idade" pode trazer, para muitas mulheres, a impressão de que "tudo acabou". O climatério/menopausa não é uma doença e sim uma fase da vida da mulher. A maioria das mulheres passa por ela sem apresentar queixas e sem necessitar de medicamentos, porém, outras apresentam sintomas de intensidade variável e que são, geralmente, transitórios (BRASIL, 2004). Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às demandas relativas à gravidez e ao parto. Demandas em relação ao climatério/menopausa só foram inseridas posteriormente, sendo contemplada na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
	 
	A Política de Atenção à Saúde da Mulher deve contemplar as mulheres em todos os ciclos de vida, resguardadas as especificidades das diferentes faixas etárias (desde adolescente até o climatério/menopausa) e dos distintos grupos populacionais (mulheres negras, indígenas, residentes em áreas urbanas e rurais, residentes em locais de difícil acesso, em situação de risco, presidiárias, de orientação homossexual, com deficiência, dentre outras).
	 
	No âmbito do setor Saúde, a execução de ações no climatério/menopausa será pactuada entre todos os níveis hierárquicos, visando a uma atuação mais abrangente e horizontal, além de permitir o ajuste às diferentes realidades regionais.
	 
	O combate ao sedentarismo no climatério/menopausa mostra-se eficaz em melhorar a aptidão física e favorecer a disposição para viver. Por este motivo, a fisioterapia deve atuar nessa etapa da vida da mulher no sentido da promoção da saúde.
	 
	O aumento da expectativa de vida e seu impacto sobre a saúde da população feminina tornam imperiosa a necessidade da adoção de medidas visando à obtenção de melhor qualidade de vida durante e após o climatério. Nesse sentido, o combate ao sedentarismo não é necessário, visto que não apresenta correlação com a presença de doenças crônico-degenerativas (de elevada morbiletalidade).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402573312)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A gravidez pressupoe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A postura da gestante é influenciada pela modificação no centro de gravidade, devido o crescimento uterino e das mamas. Para compensar esse deslocamento para frente, o corpo materno tenta compensar da seguinte maneira: ________________ da lordose lombar, ________________ da cifose torácica, ________________ da lordose cervical, base de sustentação fica mais ________________ promovendo a marcha ________________.
		
	 
	aumento, aumento, aumento, alargada, anserina
	 
	aumento, diminuição, aumento, alargada, anserina
	
	diminuição, diminuição, diminuição, alargada, anserina
	
	aumento, aumento, aumento, diminuída, anserina
	
	aumento, aumento, aumento, alargada, claudicante
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402573216)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o período gestacional ocorrem profundas modificações no organismo materno que visam o desenvolvimento e crescimento do feto. Sabe-se que a fisioterapia é capaz de promover bem-estar, mas é necessário a realização de uma avaliação fisioterápica detalhada para que o melhor atendimento seja prestado. Diante desta prerrogativa, leia as afirmativas abaixo sobre as informações que devem ser coletadas durante o exame físico da gestante e escolha a melhor opção. I. sinais vitais, avaliação postural. II. verificar a presença de diástase abdominal e edema. III. teste de esforço físico máximo e padrão respiratório.
		
	 
	Apenas a opção II está correta.
	 
	Apenas a opção I está correta.
	 
	Apenas as opções II e III estão corretas.
	 
	Apenas a opção III está correta.
	 
	Apenas as opções I e II estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402985520)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade (BRASIL, 2004). Diante desta constatação foram criados objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, identifique quais são eles: I. Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro. II. Divulgar que as mulheres compõem a maioria da população brasileira e que são as principais usuárias do SUS. III. Contribuir para a ampliação do atendimento às mulheres em situações de risco, desmerecendo qualquer direito legalmente constituído. IV. Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. V. Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.
		
	
	Apenas os itens pares são verdadeiros.
	
	Todos os itens são verdadeiros.
	
	Todos os itens são falsos.
	 
	Apenas os itens I, IV e V são verdadeiros.
	
	Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.

Outros materiais