Buscar

UNIP ARTIGOS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO PEDAGOGIA
Nome: Talita Noêmia Paiva França RA: B730374
Data: 01/10/2016 6º Semestre
Atividade: Artigo “O desenvolvimento cognitivo no processo de aquisição de linguagem. ”
Como o pensamento e a linguagem estão estreitamente unidos em seus usuários, é preciso que se analisem as possíveis interferências que um deles pode ter sobre o outro, assim como o modo pelo qual eles se relacionam.
O que é compreensível, dada a complexidade da linguagem. E mais: 
Todas as coisas vindas através dos sentidos ou da manipulação revelam-se úteis à formação de conceitos. No começo, qualquer homem é "papai"; qualquer mulher, "mamãe". Há o que se chama generalização, isto é, reação idêntica a coisas semelhantes. Bola é qualquer objeto redondo: laranja, maçã, etc.
Uma certa hora, porém, surge a diferenciação, como resultado de uma análise, pela qual a criança verifica que pode comer laranjas e maçãs, mas não bolas. "Papai" deixa de ser um homem qualquer para se tornar um determinado homem, com características bem definidas.
Disso se conclui, ao menos provisoriamente, que os conceitos se "baseiam em imagens verbais e representam generalizações que só contêm elementos essenciais e constantes." Aliás, "todo indivíduo tem tendência a reorganizar suas percepções em um conjunto bem estruturado", escreve Lanchec. E, ao que parece, essa estruturação das percepções não seria possível em muitos casos, pelo menos nos casos mais complexos, sem a utilização de algum tipo de linguagem.
Por meio da linguagem, os pensamentos e os conceitos tomam uma forma mais simples, de tal modo que as percepções de um indivíduo possam ser transmitidas às outras pessoas numa "boa forma", conforme pregam os gestaltistas. E "a ‘boa forma’ é, antes de tudo, uma forma simples e regular."
Entre a linguagem autêntica (aquela que, quando se diz, diz pela primeira vez e com originalidade) e o pensamento não cabem distinções, pois ela é o próprio pensamento.
Embora não tenhamos condições de discutir tal afirmativa, o que apresentaremos aqui não será uma confirmação exata, mas uma análise das opiniões correntes entre os especialistas no assunto.
A ideia que uma palavra exprime não está fora desta palavra. Quando emitimos as palavras, encadeamos-lhes, no mesmo instante, as ideias que elas exprimem (ideias essas que se organizam graças às palavras com que as exprimimos); e essas palavras tornam o pensamento uma coisa viva e animada, uma coisa perceptível como todas as outras. As palavras, como sinais, encarnam em si uma significação e um sentido que as transformam na imagem do pensamento ou do conceito que elas exprimem.
A linguagem tem uma grande importância na organização da conduta da criança e no seu desenvolvimento. Primeiro a sua influência é feita de fora para dentro; depois, passa a se projetar de dentro para fora. No início, o controle da conduta é feito pelos pais, através da linguagem; mais tarde, pela própria criança. "A conduta da criança, inicialmente controlada pelos adultos sob a forma de incitações e recomendações verbais, progressivamente passa a ser controlada por ela própria, através da linguagem interiorizada".
A montagem das conexões perceptomotoras far-se-á com certa lentidão, todavia. Não obstante, aos 14/16 meses de idade parece certo que as crianças têm sua conduta regulada pela palavra do adulto. Solicitada a dar um objeto colocado diante dela, ela o fará sem maiores dificuldades. Tal já não acontecerá a partir do momento em que se aumente o grau de complexidade da situação.
A diferença entre aquisição e aprendizagem da linguagem é muito sutil e, no que nos interessa, não vale a pena teorizar sobre o assunto. Para sermos práticos, consideremos sob o título de aprendizagem o resultado de trabalho pedagógico, enquanto que a aquisição é aquela que se realiza espontaneamente, sem uma preocupação metódica.
Não nos caberá também a defesa de um ou outro método ou de uma ou outra teoria da aprendizagem específica. Nossa abordagem pretende ser a mais descomprometida possível, dando apenas uma visão panorâmica do que sobre o assunto se discute entre os especialistas e doutos.
Conclui-se que Fernanda Dias faz a reflexão acerca dos processos de aquisição da linguagem e o desenvolvimento cognitivo, pretende-se desenvolver questões acerca dos níveis de desenvolvimento da inteligência, segundo a Epistemologia Genética de Jean Piaget, e sua influência na linguagem.

Outros materiais