Buscar

discursiva 5.8 Sistema de Ensino e Legislação Educacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia a passagem de texto a seguir: 
“A reforma das políticas sociais pôs em tela a questão da descentralização, desde os anos de 1980. A redefinição de competências e atribuições na área social fazia parte do processo de passagem de um federalismo extremamente centralizado (construído sob o regime autoritário) para um federalismo cooperativo de feição não definida até a reforma constitucional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 66.
De acordo com o conteúdo do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, cabe ao governo federal a coordenação política, a articulação dos diferentes níveis de ensino bem como as funções normativa, supervisora, redistributiva e supletiva. Nesse sentido, explique o que significa a função redistributiva, conforme apresentado no livro-base.
Nota: 10.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A função redistributiva — o governo federal está obrigado a promover transferências de recursos das regiões mais ricas para as mais carentes. O exemplo principal dessa atividade é Fundef e o Fundeb, que procuram equilibrar a distribuição de recursos entre as diferentes regiões do país”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 143)
Resposta:
De acordo com meu entendimento, a função redistributiva nada mais é que à união cabe organizar e coordenar a politica de ensino público e exercerá, em matéria educacional, a função normativa, redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão minimo de qualidade do ensino.
Questão 2/5 - História da Educação
Leia a passagem a seguir:
“No Brasil, a história da História da Educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. [...] A disciplina de História da Educação, [...] desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela ‘programatização’”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROBALLO, R. O. B. História da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007, p. 7-8.
Considerando a passagem apresentada acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, descreva os aspectos que marcaram a origem da história da educação como disciplina no Brasil.
Nota: 6.0
Os aspectos da origem da história da educação como disciplina no campo da Pedagogia no Brasil enfatizam que a história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional. “De fato em boa parte dos casos os livros de história da educação tinham caráter didático com relatos descritivos e informativos com uma abordagem próxima a do paradigma tradicional e eram produzidos em geral por educadores. Porém essas características não são su?cientes para desmerecer o esforço em organizar informações e registros sobre a história da educação uma vez que ele era comum à época”. (livro-base, p. 20 e 21)
Resposta:
O que mais marcou a origem da historia da educação foi o momento em que ela surgiu para formar professores normalistas diferente do que se estava acostumado até então. Além das modificações que causou na forma de ensino com sua chegada, uma vez que nada mais seria como antes e muitos teriam de rever os conceitos, buscar saber mais, assim como eu, para que pudesse dar continuidade em um ensino de qualidade, saber como era a educação e pensar como seria dali por diante, visando sempre as melhorias.
Questão 3/5 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“No século XIX, muitas ciências foram sistematizadas, recebendo um tipo de configuração (procedimentos metodológicos, formas de investigação etc.) que as tornaria respeitáveis. A sociologia e a antropologia são exemplos dessas ciências. A história, como veremos, também está entre elas. O que chamamos de ciência da história desenvolveu-se, propriamente, no século XIX”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/ciencia-historia-no-seculo-xix.htm. Acesso em 27 de set. 2016.
Considerando os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, explique de que forma a explicação histórica pode ser considerada científica.
Nota: 16.0
Deve haver um problema de pesquisa, um método de seleção, organização e interpretação das fontes, e um referencial teórico que oriente a explicação, que deve ser coerente e decorrente do problema, das fontes e do referencial: “Embora a legitimidade de cada campo de conhecimento e das produções nele geradas sejam sempre feitas em última instância pela comunidade acadêmica da área há alguns elementos que indicam caminhos necessários para que a explicação histórica possa ser considerada cientí?ca. Por exemplo: deve haver um problema de pesquisa claramente enunciado um método de seleção organização e interpretação das fontes e um referencial teórico que oriente a explicação que deve ser coerente e decorrente do problema das fontes e do referencial”. (Livro-base, p. 18)
Resposta:
Uma vez que são encontrados vestígios, estes que foram deixados por antepassado para provar que as teorias estão corretas, a explicação histórica pode ser considerada científica pelo seu processo de sistematização pelo seu procedimento, as formas de investigação e provação desta explicação histórica, afinal não se tem certeza de que algo é real até que se prove, as pesquisas ajudam nesse processo.
Questão 4/5 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres. Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009, p. 143-144. 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, apresente as características dos primeiros cursos de formação de professores implementados no Brasil no século XIX.
Nota: 10.0
O ensino normal estava entre os cursos técnico-profissionalizantes. Originalmente eram voltados para os alunos do sexo masculino, mas a partir do século XIX a formação feminina tornou-se mais comum. Em 1860 havia apenas seis escolas normais no Brasil e isso decorria aos poucos atrativos da profissão: em geral os salários eram baixos e a estabilidade precária: “No entanto somente a partir da República esse tipo de formação se fortaleceu. O ensino normal para formação de professores estava entre os cursos originalmente voltado para alunos do sexo masculino, somente ao ?nal do século XIX a formação feminina se tornou mais comum. Segundo Xavier Ribeiro e Noronha (1994), em 1860 eram somente 6 as escolas normais no país, em parte devido aos poucos atrativos da profissão de professor: ‘Os ordenados eram baixos e a estabilidade precária face às disputas políticas regionais que marcaram todo o Período Imperial’ e a expansão do ensino normal foi limitada ‘não apenas devido à falta de professores mas especialmente à ausência de alunos”
[...], o que levava à extinção de muitos desses cursos (livro-base, p.104)
Resposta:
A ajustar sua didática ás novas realidades da sociedade, do conhecimento do aluno, dos diversos universos culturais, meios de comunicação, o novo professor precisaria no minimo de uma cultura geral mais ampliada, capacidade de aprender a competência para saber agir na sala de aula e habilidades comunicativas.
Questão 5/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Atente para a seguinte citação: 
“A democracia era absolutamente e sempre ameaçada. Tanto pela esquerda quanto pela direita. Mas, paradoxalmente, esta ameaça fazia bem para a democracia. Se vocês observarem o que foi a social-democracia de uma forma muito simplista, pode-se dizer que a social-democracia foi a resposta desta chamada democracia burguesa às ameaças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PINTO, Céli Regina Jardim. Teorias da democracia: diferenças e identidades na contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 25.
O modelo político conhecido como Estado de bem-estar esteve embasado em duas teorias: o keynesianismo e a social-democracia. Nesse sentido, responda: o que é a social-democracia? Justifique sua resposta a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil.
Nota: 16.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A social-democracia foi uma corrente política que reuniu partidos de esquerda (com denominações diversas, tais como social-democratas, socialistas e trabalhistas). Na Europa, diversos partidos social-democratas, quando no comando de governos, impulsionaram a constituição de Estados de bem-estar claramente orientados para a desmercantilização dos bens sociais. Instituíram simultaneamente mecanismos de redistribuição de renda, como forma de relativizar as diferenças sociais”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 52-53)
Resposta:
A social-democracia seria uma ideologia politica surgida a partir de uma cisão interna do socialismo, elas elaboram teorias de grupo e indivíduos que se identificam com elas as seguem, é difícil afirmar exatamente as direções tomadas pois cada uma age de uma forma ainda dentro das teorias e normas, assim não são prejudicadas, ameaçadas de forma tão negativa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais