Buscar

história da educação objetiva 100.txt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - História da Educação
Leia o trecho a seguir:
“No Brasil os Jesuítas se dedicaram a duas tarefas principais: a pregação da fé católica e o trabalho educativo. Com seu trabalho missionário, procurando salvar as almas, abriram caminho a penetração dos colonizadores, com seu trabalho educativo, ao mesmo tempo em que ensinavam as primeiras letras e a gramatica latina, ensinavam a doutrina católica e os costumes europeus”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010, p. 33.
Segundo o livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre as ações dos Jesuítas, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I - ( ) Para a catequização dos índios, os jesuítas buscaram sistematizar a língua tupi e utilizaram práticas como a dança e a música.
II - ( ) No século XVI havia muitas casas de bê-á-bá e poucos colégios, que se tornaram mais numerosos nos séculos seguintes.
III - ( ) Nas ações jesuíticas a educação é necessariamente articulada à religião e à moral, desde os discursos até os conteúdos disciplinares.
IV - ( ) Logo após a expulsão dos jesuítas, Portugal implantou o sistema público de ensino no Brasil, nos moldes do que era feito na metrópole.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	V – V – F – F.
	B	F – F – V – V.
	C	V – F – V – F.
	D	F – V – F – V.
	E	V – V – V – F.
Você acertou!
Para a catequização dos índios os jesuítas buscaram sistematizar a língua tupi e utilizaram práticas como a dança e a música. No século XVI havia muitas casas de bê-á-bá e poucos colégios, que se tornaram mais numerosos nos séculos seguintes. Nas ações jesuíticas a educação é necessariamente articulada à religião e à moral, desde os discursos até os conteúdos disciplinares. Portugal não implementou o ensino público nos moldes de Portugal depois da expulsão dos jesuítas (livro-base, p. 61-68).
Questão 2/10 - História da Educação
Leia o trecho a seguir:
“Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere à educação, passou a ser a formação das elites dirigentes dos pais. Ao invés de procurar montar um sistema nacional de ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, as autoridades preocupavam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010, p. 41.
Segundo o livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre a escolarização no Brasil no período imperial, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I - ( ) O consenso era de que a educação do povo não poderia ser decidida pelo povo
II - ( ) As universidades brasileiras ofereciam vários e diferentes cursos nesse período.
III - ( ) D. Pedro afirmou a necessidade de uma legislação especial voltada à instrução pública.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	V – F – F.
	B	F – V – V.
	C	V – F – V.
Você acertou!
As afirmativas I e III são verdadeiras porque o consenso era de que a educação do povo não poderia ser decidida pelo povo; e porque D Pedro defendia a ideia de que havia a necessidade de uma legislação especial voltada à instrução pública. A II é falsa porque as universidades não ofereciam vários e diferentes cursos nesse período. (Livro-base, p. 92-95).
	D	F – V – F.
	E	V – V – F.
Questão 3/10 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“O objetivo proclamado da ação dos jesuítas é a conversão do índio à fé católica. Na realidade, o que se fez (faz) é subjugá-lo e, quando resiste, massacrá-lo”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010, p. 23.
As ações educativas dos jesuítas surgiram no Brasil a partir da contrarreforma. Segundo o livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre as ações e práticas educativas dos jesuítas, leia as afirmativas a seguir:
I. As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância das leis e formalidade pedagógica.
II. A educação jesuítica aos poucos ganhou espaço nos centros comerciais, pois o ensino enfatizava o diálogo e a disciplina.
III. As casas de bê-á-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas
IV. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas.
Estão corretas as:
Nota: 10.0
	A	Afirmativas II, III e IV apenas.
	B	Afirmativas I, II e IV apenas.
	C	Afirmativas I, III e IV apenas.
Você acertou!
As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância às leis e formalidade pedagógica. As casas de bê-á-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas (livro-base, p. 64-68).
	D	Afirmativas I, II e III apenas.
	E	Afirmativas I e II apenas.
Questão 4/10 - História da Educação
Leia a passagem a seguir:
“O Ratio Studiorum ou Plano de Estudos – o método pedagógico dos jesuítas, publicado em 1599 foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, primeiro colégio aberto na Sicília, em 1548”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Sônia Maria. A Hegemonia Jesuítica. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_jesuitico_intro.html. Acesso em: 28 jul. 2016.
A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
A educação jesuítica no Brasil teve maior proeminência no período Colonial, mas sempre teve que lutar contra a Coroa Portuguesa para conseguir instituir seus colégios e seminários nesse contexto.
	B	
Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião.
Você acertou!
“Mais sistematizados com o Ratio Studiorum, o número de colégios aumentou e seminários específicos par a carreira eclesiástica foram criados. (...) Embora relacionados à Igreja e à Companhia de Jesus, perpassavam e eram legitimados pela sociedade portuguesa e orientavam para a formação de bons costumes e da fé católica [...]. Tais princípios permeavam a organização e as práticas educativas nos colégios e seminários dos jesuítas, destacando primeiramente a ‘glória de Deus, em função do que aparelha toda a instituição: organização, regimento, disciplinas, práticas, valores etc. [...] Buscavam a formação virtuosa com base na religião, o que orientava quaisquer ações e normas ali estabelecidas. (Livro-base, p. 67-68).
	C	
O Ratio Studiorium era o principal método da educação proposta pelos jesuítas e era voltado para o ensino das letras, desconsiderando os preceitos religiosos da Companhia de Jesus.
	D	
Os jesuítas ao propor e utilizar o Ratio Studiorium defendiam uma educação laica e baseada na ausência de hierarquia, a educação era tida como horizontal.
	E	
As práticas educativas oriundas do Ratio Studiorium enfatizavam uma educação difusa, oriunda das comunidades tribais, e se distanciavam de obrigações religiosas.
Questão 5/10 - História da Educação
Leia a passagem a seguir:
“Um outro elemento-chave a ser observado no projeto da escola primária republicana diz respeito ao papel assumido por essa instituição na formação do caráter e no desenvolvimento de virtudes morais, de sentimentos patrióticos e da disciplina na criança. Mensagens de caráter moralizante e cívico foram amplamente propagadas pela
escola pública primária”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na primeira república: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo, Niterói, v.13, n. 26, p. 32-55, 2009, p. 45.
O início do período republicano trouxe mudanças para o cenário educacional. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	
um dos fatos importantes do campo educacional na Primeira República foi a desestruturação dos grupos escolares, principalmente de São Paulo, e a extinção do ensino simultâneo.
	B	
o governo republicano despreocupou-se da construção de edifícios e instalações para o ambiente escolar, pois já havia excedente dos mesmos desde o período imperial.
	C	
As instituições escolares na Primeira República desvencilharam-se das noções eugenistas e racialistas oriundas dos períodos colonial e imperial e encerraram os preconceitos raciais existentes.
	D	No início do século XX houve uma homogeneidade no campo das ideias educacionais com o domínio da orientação jesuítica para a organização do sistema de ensino nacional.
	E	
A escola na Primeira República influenciada pela lógica positivista do período se esforçava para moralizar e civilizar a população e estabelecer uma ordem social necessária para o progresso.
Você acertou!
“De forma breve, podemos afirmar que princípios positivistas influenciaram muitos participantes do movimento pela proclamação da República no brasil em especial os militares: ideias como construir um progresso para a história e as instituições do país, de aproximá-lo de um ideal de civilização e de modernidade, nesse momento fortemente relacionado aos modelos europeu e norte-americano, permearam o debate em torno da Constituição e também das diretrizes políticas. A escola era compreendida como instituição fundamental no esforço de moralizar e civilizar a população do país e de estabelecer uma ordem social necessária para o progresso. Além disso, compreendemos o lema da bandeira brasileira como bastante ilustrativo desses princípios e da influência de ideais positivistas na construção da República: Ordem e Progresso” (livro-base, p. 113).
Questão 6/10 - História da Educação
Leia o trecho a seguir:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm. Acesso em: 12 de jul. 2016.
De acordo com o conteúdo o livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre a educação na Idade Média, leia as afirmativas a seguir:
I. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé.
II. Todas as universidades foram criadas desconsiderando a autorização da Igreja Católica.
III. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico.
IV. Os livros, referências e obras da cultura greco-romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	A	I, III e IV apenas.
Você acertou!
A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico. Os livros, referências e obras da cultura greco–romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica (Livro-base, p. 52-58).
	B	I, II e IV apenas.
	C	II, III e IV apenas.
	D	I e IV apenas.
	E	I e II apenas.
Questão 7/10 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“A educação foi tratada no discurso inaugural do Imperador, na abertura da Assembleia Constituinte [1823], ocasião em que afirmou ser necessária uma legislação especial que disciplinasse a matéria”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, Maria Cristina. O direito à educação nas Constituições Brasileiras. Revista da Faculdade de Direito. São Paulo, v. 5, n. 5, p. 146-168, 2008, p. 148.
Segundo o livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre a educação nos primeiros anos do Império brasileiro, retratada no discurso acima, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	
a fala de D. Pedro I corroborou o que foi elaborado durante a Constituinte de 1823, pois a partir dessa legislação a educação se tornou responsabilidade da União, excluindo a iniciativa privada.
	B	
a Constituição de 1824 afastou a instrução primária do Estado, relegando-a aos jesuítas nos mesmos moldes da educação colonial.
	C	
graças ao grande contingente de professores nesse período, D. Pedro conseguiu colocar em prática o que prometeu em seu discurso, fortalecendo e expandindo a educação básica.
	D	
apesar da fala do imperador sobre a necessidade de legislar sobre a Educação, no contexto da Constituinte de 1823, o Estado Imperial não se envolveu de forma concreta na educação básica. 
Você acertou!
“Segundo Chizzotti [...], o ‘problema da instrução pública foi introduzido pelo discurso inaugural da Constituinte, feito por D. Pedro I, que afirmava: ‘Tenho promovido os estudos públicos, quanto é possível, porém, necessita-se de uma legislação especial’. Essa promoção pode ser questionada, uma vez que após a Independência a educação ficou praticamente abandonada. Essa Constituinte ficou mais caracterizada por ‘discursos veementes e oradores esfuziantes sobre a instrução, que por diretrizes fundamentais para a Educação nacional. A educação básica ficou absolutamente relegada à iniciativa privada até o Ato Adicional de 1834” (livro-base, p. 97-98).
	E	
a educação proposta pela Constituição de 1824 visava atender apenas às classes dominantes, que colocavam seus filhos nas escolas públicas, enquanto as classes populares pagavam pelo ensino.
Questão 8/10 - História da Educação
Leia o trecho a seguir:
“Nos últimos dois séculos, a escola pública tem dado um contributo fundamental para a construção do projeto de Estado-nação e para a reprodução da identidade nacional. [...] A intervenção do Estado teve assim papel importante e decisivo na gênese e desenvolvimento da escola pública de massas, e esta, não deixou de ter também reflexos importantes na própria consolidação do Estado”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AFONSO, Almerindo Janela; RAMOS, Emílio Lucio-Villegas. Estado-nação, educação e cidadanias em transição. Rev. Portuguesa de Educação, Braga , v. 20, n. 1, p. 77-98, jan. 2007, p. 80-81.
O surgimento dos Estados-nação a partir do século XVIII impactou a escolarização e a educação. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
Os Estados-Nação investiram em educação e para isso se aliaram à Igreja Católica, apostando em uma educação religiosa.
	B	
Os Estados-Nação a partir do século XVIII consideraram desnecessário investir em infraestrutura ou em um novo sistema educacional.
	C	
Com a formação dos Estados-Nação houve uma gradativa atuação estatal na educação responsabilizando-se pela instrução elementar que era ligada à manutenção da ordem e à identidade nacional.
Você acertou!
“A proposição era diferente para a educação escolarizada, em especial quando associada ao panorama político da época a constituição dos Estados-nação exigia a criação de uma identidade nacional [...]. A instrução pública ‘representará então a parte essencial da ação persuasiva e preventiva do Estado’ (Petitat, 1994, p. 143), ou seja, como instituição fundamental par a manutenção da ordem. Os objetivos e o panorama que mencionamos contribuíram para
uma gradativa atuação dos estados na educação, assumindo responsabilidades quanto à instrução elementar universal gratuita, leiga e obrigatória. Se ocorreu a expansão do número de vagas a uma população até então excluída, também houve a manutenção da distância social, por meio da própria escola”. (livro-base, p. 71-72).
	D	
A formação nacionalista era integrante da educação proposta pelos Estados-nação, aliada sempre ao pensamento religioso.
	E	
O investimento estatal na instrução elementar além de expandir o número de vagas para a população também gerou o fim do distanciamento social, pois as classes sociais tinham acesso aos mesmos níveis de ensino.
Questão 9/10 - História da Educação
Leia o excerto abaixo:
“A Era Vargas foi palco das primeiras investidas dos novos métodos de ensino, preconizando a centralidade na criança e na sua iniciativa no processo de aquisição do conhecimento. Mesmo que inicialmente restrito, porque atendendo a uma camada da população, esse ensino renovado se sedimentou, atingindo amplos setores educacionais. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDREOTI, A. L. O governo Vargas e o equilíbrio entre a Pedagogia Tradicional e a Pedagogia Nova. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_era_vargas_intro.html. Acesso em: 03 ago. 2016.
O autoritarismo do governo Varguista coexistiu com a discussão no campo educacional dos intelectuais e novas perspectivas pedagógicas. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
Em 1932 intelectuais brasileiros lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova com princípios liberais e um amplo programa educacional.
Você acertou!
“Em 1932, diversos intelectuais brasileiros assinaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que apresentava princípios liberais e propunha um amplo programa educacional, segundo o qual o Estado deveria ter papel central” (livro-base, p. 132-133).
	B	
O governo de Getúlio Vargas com seu caráter centralizador extinguiu as discussões educacionais, enfatizando um ensino dialógico ligado à iniciativa privada.
	C	
As instituições escolares no governo varguista romperam com as orientações cívicas e patrióticas da Primeira República.
	D	
Em 1930 Getúlio Vargas e o ministro Francisco Campos extinguem o Ministério da Educação e Saúde, relegando suas funções à iniciativa privada.
	E	
Gustavo Capanema, ministro da Educação e Saúde, retirou os investimentos estatais do ensino técnico-profissionalizante, pois este era contrário às intenções governamentais.
Questão 10/10 - História da Educação
Leia a passagem a seguir:
“A educação renascentista visava ao homem burguês, ao clero e à nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando às massas populares. Junto com a revalorização da cultura greco-romana, alguns fatos históricos nos séculos XIV e XV, influenciaram o pensamento pedagógico, favorecendo a superação do próprio homem, o pioneirismo e a aventura.”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-no-renascimento/8796/. Acesso em 12 jul 2016.
Considerando os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre as características da educação no Renascimento, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	os valores medievais eram valorizados.
	B	houve diminuição do número de colégios.
	C	valorizava-se a teologia em detrimento da razão.
	D	
o humanismo influenciou as propostas pedagógicas das instituições.
Você acertou!
“Embora a escolástica medieval ainda continuasse a exercer forte in?uência nas instituições educacionais o humanismo por meio de literatura a ele relacionada começou a fazer parte do cotidiano e das matérias escolares. (Livro-base, p. 58-59).
	E	
houve desvalorização de estudos relacionados à cultura greco-romana.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais