Buscar

PERSONASCIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Personascido 
 Várias teorias tratam qual seria o momento adequado para o 'ser' ganhar a capacidade jurídica, passando a ter e transmitir direitos, o debate é extenso e abragente, entra em pauta ética e moral e se extende até áreas da biologia.
 O código civil Brasileiro adota a teoria natalista, em que ao nascer com vida o ser inicia-se na personalidade, ainda que após o primeiro suspiro venha a óbito, o primeiro suspiro é o critério de vida usado, daí entra em cena a "docimasia".
 Alheias a teoria usada em nosso estado, temos outras de grande prestígio adotadas em outros países, como a teoria concepcionista em que o ser é dotado dos direitos já no momento em que o espermatozóide fecunda e junta-se a parede do óvulo, a de viabilidade em que pressupõe a possibilidade de sobrevivência da criança após nascer, entre outras...
 O problema de agir com a teoria natalista são alguns princípios complexos que se misturam entre conceitos de vida e a partir de quando essa começa, temos ainda um paradoxo, pois o nascituro já é dotado de direitos; alimentícios, de proteção contra o aborto e o próprio direito a vida e pode ser atribuído também à obrigações, embora seja incomum, por exemplo se lhe for doado um imóvel e este vier acoplado de divida fiscal imputa-se ao nascituro a obrigação, então de que forma só lhe será atribuída a personalidade sob condição de primeiro inspiro? 
 Por isso o Pais tem seguido a linha concepcionista em alguns casos já registrado em jurisprudências e caminha rumo a alterar o código civil para tal.

Outros materiais