Buscar

PIM UNIP

Prévia do material em texto

NEIDE PEREIRA BARBOSA. R.A. 1304703
UNIP INTERATIVA
Natura cosméticos S.A.
Carapicuíba
2013
NEIDE PEREIRA BARBOSA. R.A. 1304703
UNIP INTERATIVA
Natura cosméticos S.A.
Trabalho entregue na
 Disciplina: Fundamentos 
 Da administração; Técnicas
de Informáticas e Recursos
Materiais.
Professor ministrante:
Jair
Carapicuíba
2013
SUMÁRIO
Introdução.............................................................................................................04
Resumo.............................................................................................................05
1 - Fundamentos da administração:..................................................................06
1.1 Denominação e forma de constituição...........................................................06
1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização.........................................07
1.3 Natureza e ramo de atuação.
1.4Porte da empresa, relações das filiais e numero de funcionários.
1.5 Principais produtos.
1.6 Principais insumos, matérias-primas e serviços por eles fornecidos.
1.7 Principais mercadose principais segmentos desses mercados e cliente alvo.
1.8 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um. “Avon, O Boticário e Nivea.”
1.9 Organograma. “Analise da prática atual da organização.”
2 - Recursos materiais e patrimoniais.
2.1 Recursos materiais,patrimoniais,humanos,financeiros e tecnológicos.
2.2 Planejamento e controle de estoque.
2.3 Levantamento e controle dos custos de estocagem e inventário físico.
3 - Técnicas de informáticas.
3.1Formas de comunicação interna e externada organização.
3.2 Utilização do MS Word na elaboração do trabalho escrito.
3.3Utilização do MS Excel na construção dos gráficos de matemática e planilhas de contabilidade.
3.4 Utilização do MS PowerPoint na construção de transparências/slides para treinamento,seminários,etc.
3.5 Outras ferramentas da área de informática utilizadas pela empresa para gerenciar informações.
INTRODUÇÃO:
A empresa relatada nesse projeto é a Natura com quatro décadas de existência, a Naturaalcançou uma posição privilegiada, devido a aceitação da marca no Brasil e países da America Latina obteve crescimento em seus aspectos financeiros, é hoje um dos maiores fabricantes brasileiros de cosméticos, produtos de higiene e de perfumaria, é reconhecida pelo seu comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços que desenvolve, produz e comercializa e com a qualidade das relações que mantém com seus diferentes públicos. Desde sua origem modesta, a Natura sempre se inspirou em duas paixões fundamentais: a cosmética, como veículo de autoconhecimento e de transformação na vida das pessoas, e as relações humanas, como grande expressão da vida. 
	
RESUMO
Este trabalho dara uma visão geral sobre a empresa Natura S.A, serão relatados fatores relevantes como Fundamentos da Administração,Recursos Materiais e Patrimoniais e Técnicas de Informática.É uma empresa com uma marca de origem brasileira,nascida das paixões pela cosmética e pelas relações, esta presente em sete países da América Latina e na França, no Brasil é líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal buscando criar valores para a sociedade como um todo, gerando bons resultados para econômica, social e ambiental. Acredita que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, por isso, busca manter canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem tem contato, em um exercício contínuo de transparência. Seus produtos são a maior expressão de sua essência. Para desenvolvê-los, mobilizam redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira. Na sua produção, não utilizam testes em animais e fazem observância estrita das mais rigorosas normas de segurança internacionais com isso conseguem obter cosméticos de alta qualidade, que proporcionam prazer e bem-estar, com design inspirado nas formas da natureza.
Fonte: http://scf.natura.net/SobreANatura/ acesso dia 07 de Abril de 2013.
1 - Fundamentos da administração:
1.1 Denominação e forma de constituição.
A empresa NaturaCosmeticos S.A com CNPJ registrado na Receita Federal do Brasil sob o nº. 71.673.990/0001-77 e Inscrição Estadual sob o nº. 370.113.039.117 é uma empresa privada líder no mercado nacional na produção e comercialização de cosméticos, fragrâncias e itens de higiene pessoal, nasceu em 1969 na cidade de São Paulo, de uma paixão que alguns países da América Latina e França possuem pela fragrância.É por meio das consultoras e consultores Natura que os produtos chegam às mãos dos clientes. Estimuladas a estabelecer relações de qualidade, baseadas no entendimento e no atendimento das necessidades dos clientes, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura antes de oferecê-los.
1.2 Dados relevantes da origem da organização.
Em 1969, com a abertura de um pequeno laboratório e uma loja São Paulo, o fundador Sr. Luiz Seabra mais dois sócios Sr. Pedro Passos e Sr. Guilherme Leal adotaram um novo modelo: o de venda direta(consultora com catálagos).A empresa vem se consolidando com um dos maiores complexos nacionais de produção e distribuição de cosméticos, competindo com marcas multinacionais de longa tradição no mercado brasileiro. Sua expansão foi possível graças a investimentos em três fundamentos estratégicos: inovação, canal de vendas diretas e consolidação da marca. Atualmente, as operações da Natura estão concentradas no Espaço Natura, que fica no município de Cajamar, região próxima a São Paulo.
1.3 Natureza e ramo da atuação.
A empresa Natura, de capital nacional,atua no ramo de cosméticos,fragrâncias e produtos de higiene pessoal ,ha 42 anos desde sua criação, distinguiu-se pelo conteúdo terapêutico e naturalista de seus produtos, a marca é famosa pelo sistema de venda direta, atendendo cerca de 80% das classes A e B. Tratando – se de uma empresa brasileira, geradora de cerca de 3.000 mil vagas no mercado de trabalho. Atualmente são 240 mil consultoras em média, na venda de seus produtos; estima-se um total de 3 milhões de consumidores da marca Natura (nível nacional e internacional).Segundo o Departamento de Recursos Humanos o co - fundador sonhava ao iniciar o projeto Natura, além de oferecer os produtos de qualidade, visava o bem-estar para as pessoas surgindo assim o slong “bem – estar /estar bem” a visão de mundo do fundador esta presente na criação da empresa e justifica que o Bem-Estar é a relação harmoniosa,agradável do individuo com o outro, ou seja,com o mundo.
1.4Porte da empresa, relações das filiais e numero de funcionários.
Empresa considerada de grande porte nacional, possuindo mais de 7 mil profissionais. Sua sede corporativa está localizada em Cajamar – São Paulo e possuem cinco escritórios comerciais no Brasil localizadas em Salvador (BA), Campinas (SP), Alphaville (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Também possui fábricas e centros de pesquisa e tecnologia em Cajamar e em Benevides (PA), e também conta com um centro avançado de tecnologia em Paris.
De acordo com informações do site BM&FBOVESPA, a Natura é uma empresa de capital aberto desde 2004, sendo que cerca de 40% de suas ações estão disponíveis no novo mercado da bolsa de valores de SãoPaulo.Segundo a Associação Brasileira de Vendas Diretas – ABEVD , a Natura consolida-se como um dos maiores fabricantes de cosméticos e produtos de higiene e de perfumaria.Consolida-se ainda, e principalmente, como empresa comprometida, não só com a qualidade dos produtos e serviços que desenvolve, produz e comercializa, mas também com a qualidade das relações que mantém com seus diferentes públicos, de acordo com um modelo empresarial baseado no desenvolvimento sustentável.
Relações das filiais.
Hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México,Peru,  e França, com planos de expansão para os Estados Unidos da América. 
Números de funcionários.
 O número de funcionários, chamado na empresa de "colaboradores" estão descritos conforme segue abaixo,informações atualizadas até o ano de 2.011.
NÚMERO DE COLABORADORES NATURA
2009		 2010 		2011 
Brasil			4.807 		5.482 		5.483 
Argentina 		331	 395 	349 
Chile			264 293 293 
México	7 335 329 113 
Peru 		296293 301 
Colômbia 	168170 191 
França 		454855 
Total			6.246 7.010 6.785 
OUTROS CONTRATOS DE TRABALHO
Aprendizes		3 10 152 157 
Estagiários		4 4768 141 
Temporários	5 340 445 255 
Terceiros	6 1.310 2.048 2.094 
Total – outros contratos de trabalho1.707 2.713 2.647
Fonte: http://natura.infoinvest.com.br/ptb/3996/ra_2011_completo_gri_port.pdf
1.5 Principais produtos.
A empresa oferece uma grandevariedade de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, sempre se empenhando no lançamento e desenvolvimento denovos produtos. Segundo a empresa, em média 20% das vendas anuais são de produtos lançados nos dois últimos anos, estimulando o contínuo investimentonos programas de pesquisa e desenvolvimento.São aproximadamente 510 produtos sendo: quinze fragrâncias de perfumes femininos e sete masculinas, além de fragrâncias para bebês e crianças,cremes e loções são três linhas de creme facial e váriasloções para o corpo,desodorantes óleos para banho,produtos capilares os quais competem no mercado com o apelo da biodiversidade sob as marcas Natura Ekos e Plants, sabonetes das marcas Erva Doce e Natura Ekos, protetores solares, e produtos para barbear.
1.6 Principais insumos, matérias-primas e serviços por eles fornecidos.
Para a produção e a distribuição dos produtos, são comprados insumos, serviços e materiais indiretos de uma variada gama de fornecedores localizados em diversas regiões do País e também no exterior.Temos aproximadamente 4.257 fornecedores, dos quais 5,5% oferecem insumos produtivos, que são ativos da biodiversidade, matérias-primas, materiais de embalagem e produtos acabados, e 94,5% prestam serviços ou fornecem ativos ou materiais indiretos (como materiais de escritório ou de limpeza e peças de manutenção de equipamentos).A estratégia que adotamos está em linha com todo o movimento de ganho de eficiência, qualidade e melhoria da relação, que permeia toda a organização. Queremos estabelecer cada vez mais parcerias de longo prazo, pois entendemos que nossos fornecedores são elos fundamentais de nossa cadeia de valor.
1.7 Principais mercados e principais segmentos desses mercados e cliente alvo.
O mercado de cosméticos no mundo, e em especial no Brasil, vem crescendo a um ritmo bastante grande nos últimos anos, atingindo cifras na casa dos trilhões de dólares. Esta é a realidade quando se vende cremes, batons, perfumes ou loções corporais, o que representa uma oportunidade de negócio para empresas, mais empregos para profissionais de diversas áreas e mais inovações em produtos para os consumidores. Para entender um pouco as razões para tamanho crescimento, vamospensar primeiro nas motivações que levam o consumidor, em especial as mulheres, a consumir cosméticos ao contrário de outros produtos de consumo massivo, como detergentes em pó ou refrigerantes, este mercado possibilita uma relação emocional de proximidade e cumplicidade muito diferente de outras categorias,ou seja, o consumidor destes produtos tem a necessidade de se sentir mais bonito e feliz, como uma forma de auto-afirmação e de enfrentamento da realidade, muitas vezes hostil, com a qual convive todos os dias. Mesmo em classes sociais mais pobres, o consumo e a penetração das categorias é bastante relevante, uma vez que a necessidade de auto-estima e confiança são universais.Em 1994 a Natura dava inicio no segmento de mercado no âmbito internacional com presença na Argentina, no Chile e Peru, e expandiotam´bem para o segmento no âmbito nacional, consolida-se, principalmente, como empresa comprometida com a qualidade das relações que estabelece com seus diferentes públicos – que congrega na chamada comunidade Natura e com a inovação e o aperfeiçoamento constante dos seus produtos e serviços, dentro de um modelo de desenvolvimento sustentável de negócios, seu cliente-alvo é representado 70% pelo publico feminino e 30% sendo publico masculino, anualmente a empresa realiza pesquisas de satisfação junto aos consumidores tem a política de sempre honrar o que foi anunciado, mesmo que contenha algum erro na divulgação do preço criando com isso um elo de respeito e confiança para os consumidores.
1.8 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um.
Avon:
A Avon é maior concorrente da Natura em venda direta, Em 1886, nos Estados Unidos, David McConnell resolveu mudar o rumo de seus negócios. Ele vendia livros de porta em porta, em Nova York, e distribuía frascos de perfume como brinde aos seus clientes.
Os perfumes faziam mais sucesso que os livros e o visionárioMcConnell resolveu mudar de ramo. Abriu a Califórnia Perfume Company e convidou Florence Albee para ser a primeira revendedora Avon. Otimista com o modelo de venda direta, Ms. Albee convidou outras mulheres.
A mudança de nome só aconteceu em 1939, quando a atuação da empresa ampliou, ao atuar em outros estados americanos além da Califórnia. O nome Avon foi inspirado na cidade natal de William Shakespeare, Stratford-On-Avon – uma homenagem ao escritor que McConnell tanto admirava.
Na década de 50, com o crescente sucesso dos perfumes Avon, a empresa resolveu expandir seus negócios e se espalhou rapidamente pelos cinco continentes. Na mesma trajetória de outras grandes companhias, nos últimos anos, a Avon deixou de ser apenas uma empresa multinacional para se transformar em uma organização global.
A sede, nos Estados Unidos, funciona hoje como um centro de negócios e as filiais agrupadas atuam como divisões autônomas. Todas operam com produtos testados pela matriz, seguindo as exigências de cada mercado local. Baseadas nesse conceito, as unidades realizam pesquisas técnicas e mercadológicas. Também trocam informações e comercializam entre si matérias-primas e produtos acabados.
A Avon produz perfumes, maquiagem, cremes, loções, produtos para o cabelo, pele e cuidados diários, entre outros itens.
O Boticário.
O Boticário tem cosméticos e maquiagens voltados especialmente para adolescentes. Produtos específicos para bebês e crianças. Xampus e cremes para cada tipo de cabelo e pele. Linhas completas de cuidados e higiene para homens e mulheres que atendem as necessidades individuais de cada biótipo. Acreditar no poder da beleza como agente transformador e contagiar todos ao redor. Essa é a essência da marca O BOTICÁRIO.
Antiga denominação de “Farmacêutico”, foi o nome adotado por Miguel Krigsner, um químico boliviano recém-formado, para a sua farmácia de manipulação, que de início se chamava “Botica”: um projeto conjunto com a colega de faculdade Eliane Nadalin e dois médicos dermatologistas, Wilhelm Baumeier e José Schweidson Filho. Botica teve início no dia 22 de março de 1977 no centro da cidade de Curitiba, localizada no estado do Paraná,os primeiros produtos a serem feitos foram um creme hidratante um xampu e um banho de espuma à base de algas marinhas - sendo a sua primeira deo-colônia, Aqua Fresca, lançada em 1979. Os vidros do perfume Aqua Fresca foram adquiridos junto ao empresário SilvioSantos, que imaginara lançar um perfume e desistira.
O Boticário inaugurou suaprimeira loja franqueada em Brasília em 1981 e conseguiu formatar a rede e dar o salto que, no ano seguinte, exigiria a inauguração de uma fábrica de grande porte em São José dos Pinhais, região Metropolitana de Curitiba, onde 27 funcionários trabalhavam para produzir cerca de 400 mil unidades de produtos por ano. Hoje, a fábrica emprega 1.200 funcionários e tem área construída de 39 mil m².
Nívea.
Em 2000, a Nívea Brasil, parte do grupo alemão Beiersdorf, anunciouinvestimentos de R$24 milhões para o lançamento da sua linha de maquiagemNívea Beauté, já vendida na época na Europa. Em 2003 concluiu a construção desua primeira fabrica no Brasil, com capacidade de produção de 10.000 toneladas ao ano.
A empresa é uma das maiores companhias de cosméticos e indústria dehigiene pessoal, que utiliza o setor de varejo como canal de distribuição de seusprodutos,como base para inovação de produtos, a empresa também investe empesquisa e desenvolvimento. A Nívea atualmente possui uma linha de produtos direcionada para o segmento de banho. Assim como a Natura, a empresa apresenta uma boa parceladas vendas oriundas de novos produtos, apresentando similaridade com asestratégias da Natura.
1.9 Organograma.
O conselho de administração da Natura S.A é composto por :
Antônio Luiz da Cunha Seabra.
Copresidente do Conselho de Administração – Fundador da Natura.
Pedro Luiz Barreiros Passos.
Copresidente do Conselho de administração da Natura.
Edson Vaz Musa membro do conselho de administração, presidente do comitê de pessoas e organização.
José Guimarães Monforte membro do conselho de administração, comitê de auditoria, gestão de riscos e finanças.
Luiz Ernesto Gemignani: Membro do conselho de administração.
Julio Moura Neto membro do conselho de administração.
Analise da prática atual da organização.
O objetivo da Natura é consolidar-se como referencia na qualidade de processos e produtos na industria cosmética.A política Natura da Qualidade define diretrizes para monitorar e promover a melhoria continua necessária ao desenvolvimento dos negócios, para isso compromete-se com o cumprimento da legislação aplicável a organização, para os seus produtos, processos e serviços,atendimento a rígidos controles da qualidade com foco na prevenção de problemas, tomadas de decisões que priorizam a proatividade,rapidez,flexibilidade,inovação e criatividade.
A Natura busca o aperfeiçoamento em todas as suas atividades,garantindo a qualidade de produtos,processos e serviços, de forma sustentável,aumentando a produtividade e competitividade e promovendo a satisfação dos consumidores,consultoras,fornecedores e clientes, tem como base a adoção de fundamentos de excelência que considerem igualmente, os compromissos que orientam a forma da Natura atuar no mundo e de se relacionar com seus públicos e as melhores praticas organizacionais com seu comportamento empresarial baseado no dialogo, na ética e na transparência.
Fonte: site http://natura.infoinvest.com.br/static/ptb/empresas_grupo.asp?language=ptb
2 - Recursos materiais e patrimoniais.
2.1 Recursos materiais, patrimoniais, humanos, financeiros e tecnológicos.
As matérias-primas utilizadas na fabricação dos produtos Natura são naturais, encontradas em abundancia na biodiversidade brasileira , são utilizadas folhas, frutos, sementes e raízes de diferentes plantas.OPatrimonio da empresa Natura é muito grande,a empresa possui o maior centro de pesquisa desenvolvimento de cós méticos da América Latina, essa fabrica construída em Cajamar inclui 18 predios que ocupam aproximadamente 77.000 metros quadrados em aproximadamente 643.000 metros quadrados de terreno, já a unidade de Itapecerica da Serra ocupa 14.571 metros quadrados, em 96.543 metros quadrados de terreno , além dos diversos equipamentos modernos que a empresa possui.Na área de recursos humanos a Natura é formada por profissionais qualificados,com remuneração competitiva e muitos beneficios que possibilita manter os seus colaboradores motivadoseles são considerados parceiros estratégicos na superação das metas definidas pela empresa.O seu principal desafio tem sido a manutenção deste importante capital “o ser humano”.
Os recursos financeiros estão ligados a administração econômica e a contabilidade da empresa, podem ser considerados como recursos financeiro todo dinheiro e ativos da organização.
A Natura conta com sofisticados recursos tecnológicos que inclui computadores modernos com acesso a internet de alta velocidade,telefones inteligentes, correios eletrônicos e na suas linhas de produção conta com maquinas altamente sofisticadas que normalmente são constituídas de painéis eletrônicos progamaveis.
2.2 Planejamento e controle de estoque.
A empresa tem como missão atender plenamente a demanda de produtos e serviços, garantindo à Natura Cosméticos um diferencial competitivo pela flexibilidade da cadeia logística com padrões de qualidade, serviço e custos que evidenciem o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável para a plena satisfação dos clientes. O processo de separação da Natura é projetado para ser seguro e é feita a avaliação de riscos em todas as suas etapas: controle de processos, registros de qualidade e calibração. È feito um sistema de controle de processo, que inclui operadores treinados e certificados, instruções de trabalho e manuais de equipamentos para cada passo do processo, incluindo limpeza e instruções de manutenção no idioma apropriado, procedimentos para o tratamento de não conformidades,sistema de auditoria interna verifica a eficácia dos controles das conferências e de processos e procedimentos.
Os produtos individuais são protegidos com plástico bolha e/ou sacos de plástico que são acondicionados em caixas para garantir a entrega em perfeito estado e o peso máximo estabelecido. Para efeitos de controle, um inventário trimestral é efetuado através da contagemnos estoques. Todo osprodutos cumprem as especificações (Ex: padrões de paletização, quantidades de produtos por caixa antes do picking durante a estocagem).No transporte e na distribuição dos produtos os veículos são inspecionados e sua inspeção registrada evitando danos às embalagens e prevenindo excesso de manuseio dos produtos,os pallets usados precisam estar em boas condições, limpos e livres de defeitos.
A maioria dos produtos da Natura sãoproduzidos no centro integrado de pesquisa, produção e logística em Cajamar, inaugurado em 2001 sendo o maior da America do Sul,nele são produzidos aproximadamente 220 milhões de unidades de produto acabado, a fábrica de Cajamar inclui um total de três unidades de produção para os produtos cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal. Para a fabricação dos produtos, sãoseparados a matéria-prima, são misturados os materiais de acordo com as fórmulas, envasados e embalados, em um ambiente cuidadosamente controlado.A matéria-prima é comprada de diversos fornecedores, sendo os domésticos responsáveis por aproximadamente 90% dos custos, possuindo também contratos de longo prazo com osfornecedores mais importantes e tem alguns custos de matéria-prima atrelados
ao dólar.Para os produtos elaborados com recursos da biodiversidade brasileira, a Natura compra os ingredientes necessários de fornecedores que cultivam esses produtos ou de intermediários que os compramde comunidades que extraem tais recursos. A empresa não depende de uma únicaempresa ou fornecedor para a produção de qualquer de suas linhas de produto.Para o atendimento ao cliente foram criados dois canais de comunicação são eles:
Can – Central de Atendimento Natura com 1200 operadores onde são recebidas 800.000 ligações por mês e
SNAC – Serviço Natura de Atendimento ao Cliente com 120 operadores onde são recebidas 200.000 ligações por mês.
2.3 Levantamento e controle dos custos de estocagem e inventário físico.
Nos centros de distribuições a empresa faz uma verificação da disponibilidade dos produtos em estoque bem como a demanda decada um deles, com base na estatística de venda para verificar a real necessidade de abastecimento no local,são analisadas as ordens de produção de pedidos firme e dos pedidos planejados, com o auxilio do a Kanban é possível efetuar uma verificação semanalmente das vedas, o desvio gerado(previsto x realizado) e revisa-se os valores estimados.A contagem do inventario é cíclica, ocorrendo no geral trimestralmente e de maneira aleatória diariamente sendo lançadas imediatamente no sistema as correções necessárias, para a Natura esse metodo de contagem cíclica não serve apenas para encontrar erros no estoque, mas principalmente identificar a causa do erro e corrigi-lo de modo que haja menor probabilidade de nova ocorrência.
3 –Técnicas da informáticas.
3.1 Formas de comunicação interna e externa da organização.
Com um quadro demais de 5 mil funcionários, divididos em áreas operacionais e administrativas, espalhados por todo país, o desafio de manter todos informados é muito grande. Para a Natura a comunicação interna tem o objetivo de estabelecer, legitimar e gerenciar canais de comunicação entre as lideranças e seus colaboradores, de apoiar as áreas na divulgação de suas estratégias e abrir espaço para a manifestação e expressão do conjunto de colaboradores.
A cada dois meses a empresa promove para os colaboradores de todas as áreas encontros marcados com a Presidencia que tem pauta livre e mensalmente é realizado o Encontro Marcado, entre diretores e colaboradores de suas equipes, sobre questões operacionais, reivindicações e condições gerais do trabalho.Também são utilizados outros veículos de comunicação interna como o jornalSer Natura Colaborador, mensal, com edições especiais; a Intranet, atualizada semanalmente, que agiliza o relacionamento;Revista Natura,destinada a todos os colaboradores; e o Quadro de Avisos, mural que se renova sempre que a empresa tem novas informações para os colaboradores.
Fonte: http://www.natura.net/port/universo/resp_corporativa/visao7.asp
3.2 Utilização do MS Word na elaboração do trabalho escrito.
A Natura utiliza em seus departamentos conjunto de aplicativos da Microsoft Officeque contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas .A empresa utiliza o Word para elaboração dos mais diversos tipos de documentos como elaboração de Ata de reuniões,memorando interno.
3.3Utilização do MS Excel na construção dos gráficos de matemática e planilhas de contabilidade.
O Excel é um aplicativo para criação de planilhas eletrônicas e serve também para criação de gráficos , esse recurso é utilizado pela empresa para elaboração de planilhas estatísticas,planilhas de despesas e que também podem ser representadas graficamente.
3.4 Utilização do MS PowerPoint na construção de transparências/slides para treinamento, seminários, etc.
O Power Point é um programa utilizado para a criação e exibição de apresentações nelepode ser usados imagens, sons,textos e vídeos.A empresa utiliza esse aplicativo para os treinamentos de suas consultoras, para apresentação em slides no lançamento de novos produtos ou ate mesmo para uma rápida apresentação sobre a empresa.
3.5 Outras ferramentas da área de informática utilizadas pela empresa para gerenciar informações.
A Natura utiliza outras ferramentas como os softawer SAP Warehouse Management que serve para auxiliar o gerenciamento de armazém , é utilizado um sistema de codificação de lotes e rastreabilidade no qual permiti que os produtos possam ser rastreados pelo processo até a sua distribuição final.
Outra ferramenta é o controle de ponto eletrônico que permiti gerenciar os horários de seus colaboradores. 
Conclusão:
Bibliografia:
(www2.natura.net/Web/Br/ForYou/portal_fornecedor/pdf/Requisitos_Centro_Distribuicao.pdf). Acesso em 
natura.infoinvest.com.br/modulos/doc.asp?arquivo...WAN.
http://www.expogestao.com.br/downloads/2005/itamar_correia.pdf
http://www.blogconsultoria.natura.net/cadeia-de-suprimentos-logistica-natura/http://scf.natura.net/SobreANatura/
4 | Página
11 | Página

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes