Buscar

APOL - PRÁTICA PROFISSIONAL GEOGRAFIA SOCIAL E CULTURAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Geografia Social e Cultural
Leia a passagem de texto a seguir: 
“O redimensionamento da Geografia Cultural acontece ao incorporar novos aportes teórico-metodológicos, advindos das filosofias dos significados, do materialismo histórico e dialético e das humanidades em geral”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZEL, Salete. Um panorama sobre as geografias marginais no Brasil. In: HEIDRICH, Álvaro Luiz; COSTA, Benhur Pinós da; PIRES, Cláudia Luisa Zeferino (Org.) Maneiras de ler: Geografia e cultura. Porto Alegre, Imprensa Livre: Compasso Lugar Cultura, p. 12-27. 2013. p. 14. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, assinale a alternativa correta sobre a influência da Filosofia para a Geografia a partir dos gregos e romanos.
	
	A
	A civilização grega constituiu-se de grupos que vieram da África Ocidental, onde encontraram os povos Tiro, Biblos e Sídon.
	
	B
	A civilização romana é aquela que deixou um dos principais legados ao mundo ocidental principalmente no que tange à concepção de democracia.
	
	C
	A Grécia contribuiu com as bases políticas (geopolítica) de Megástenes (350 a.C. – 290 a.C.) e Hecateu de Mileto (546 a.C. – 480 a.C.).
	
	D
	Anaximandro de Mileto (570 a.C. – 496 a.C.) elaborou configurações sobre astronomia, como a velocidade diferenciada de cada planeta; caracterizou uma modificação nas estações do ano, indicando que o movimento de rotação da Terra tinha relação com a sucessão dos dias e das noites.
	
	E
	As Escolas gregas, como a Jônica; a escola Itálica; a escola Eleata; assim como a escola pluralista, apontaram elementos como clima, rios, mares e suas influências na superfície terrestre e demonstraram o magnetismo da Terra. - CORRETO
Questão 2/5 - Prática Profissional: Geografia Social e Cultural
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Quando se trata da representação, juntamente com a percepção e a cognição, naturalmente se volta para a elaboração e construção do espaço, que, por sua vez, são essencialmente devidas à coordenação de movimentos que são solidários entre si”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Lívia. Ainda sobre percepção, cognição e representação em geografia. In: MENDONÇA, Francisco; KOZEL, Salete (Org.) Elementos de epistemologia da Geografia contemporânea. Curitiba: Editora da UFPR, 2002. p. 193. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades sobre a Geografia da Percepção e Cognição, analise as afirmativas que contemplam essas áreas do conhecimento:
I. No Brasil, a Geografia da Percepção desenvolve-se primeiramente na USP de Ribeirão Preto, especialmente com as contribuições de Zeny Rosendahl e suas traduções de Edward Relph.
II. A Geografia da Percepção tem origem nos estudos behavioristas norte-americanos, mas, no Brasil, sofreu influências de Piaget.
III. A Geografia Humanista passa a se apoiar nas ideias de cognição e percepção, por entender que as ações humanas dentro de um determinado espaço, são resultado da interação desse com o meio, simbolicamente construídos.
IV. O espaço representativo de interesse dessa área de conhecimento implica em construções mentais como resultados do acúmulo experimental adquirido durante estágios específicos da nossa existência humana. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II, III e IV - CORRETO
	
	E
	I e IV
Questão 3/5 - Prática Profissional: Geografia Social e Cultural
Leia o extrato de texto: 
“No desenvolvimento da história do pensamento, o espaço geográfico encontrou várias definições (Corrêa, [...]) resultando na utilização de várias categorias analíticas. Temos, então, uma conceitualização do espaço geográfico sob diferentes ópticas e, decorrente disso, vários exemplos de categorias analíticas utilizadas para a sua apreensão: a paisagem, o território e o lugar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAIA, Adriano Corrêa Maia; FERREIRA, Darlene Aparecida de Oliveira. Discutindo categorias e conceitos: Uma contribuição geográfica dentro das análises da relação rural-urbano. In: GODOY, Paulo (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em Geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 209-230, 2010. p. 215. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, analise as afirmativas a seguir sobre as categorias do pensamento geográfico.
I. Atualmente, a categoria geográfica de paisagem restringe sua análise a partir de elementos visuais, isto é, daquilo que pode ser visto por meio do olhar, em que outras dimensões dos sentidos, como a audição ou o olfato, por exemplo, são desconsiderados, em virtude de isso envolver questões muito subjetivas e individuais.
II. O território é analisado a partir de fronteiras e limites concretos/físicos, em que, por exemplo, um território simbólico ou identitário, que possibilita a construção de determinadas territorialidades, mas que não possui delimitações claras, não pode ser estudado pela Geografia.
III. O conceito de lugar pressupõe a existência de um universo emocional envolvido capaz de resgatar lembranças e memórias que foram especiais, importantes suficientemente para nos conectar com esse espaço específico. Perceber o lugar significa experimentar os cheiros, as cores, os sons, as nuances que se apresentam no ambiente que vivemos.
IV. Um exemplo de criação de relação com os lugares é quando nos mudamos de casa. Inicialmente nos sentimos estranhos a esse novo espaço, contudo, com o passar dos dias, esse espaço vai se transformando e nossas percepções passam a observar novos elementos e, quando isso começa a acontecer, podemos inferir que estamos agindo sobre esse espaço, interpretando-o, observando-o e vivenciando-o de forma diferente. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e IV
	
	C
	III e IV - CORRETO
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	II, III e IV
Questão 4/5 - Prática Profissional: Geografia Social e Cultural
Considere o trecho de texto a seguir: 
“Com o colapso do Império Romano, os grandes herdeiros da geografia grega foram os árabes. Muitos trabalhos foram traduzidos do grego para o árabe. [...] Os árabes acabaram recuperando e aprofundando o estudo da geografia, e já no século XII, Al-Idrisi apresentaria um sofisticado sistema de classificação climática”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: http://www.geogeral.com/w4/g/hpg.htm. Acesso em 25 set 2016. 
Considerando os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, analise as afirmativas a seguir sobre a influência dos árabes para a Geografia:
I. A cultura europeia deve muito ao desenvolvimento do pensamento árabe.
II. A região de Andaluzia passa a ser a porta de entrada de uma nova cultura, impactando no desenvolvimento científico, intelectual, social e econômico.
III. A política de intolerância religiosa da região de Andaluzia foi relevante para a construção do pensamento geográfico.
IV. Os árabes trataram de resgatar muito daquilo que, para os gregos, fora de suma importância. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I, II e IV - CORRETO
	
	D
	I e IV
	
	E
	III e IV
Questão 5/5 - Prática Profissional: Geografia Social e Cultural
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Os mapas mentais, como enunciados, produtos de relações dialógicas estabelecidas entre eu e o outro, proporcionam uma análise mais ampla do indivíduo no contexto social e cultural em que está inserido”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZEL, Salete. As linguagens do cotidiano como representação do espaço: Uma proposta metodológica possível.Anais Encontro de Geógrafos da América Latina, p. 1-13, Costa Rica, 2012. p. 10. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, assinale a alternativa correta sobre a metodologia Kozel concernente aos mapas mentais:
	
	A
	Essa metodologia é a única existente para a construção de mapas mentais.
	
	B
	Utilizar essa metodologia nas aulas de geografia permite contextualizar o mapa mental com o mundo vivido do aluno, com sua carga cultural, social e afetiva. - CORRETO
	
	C
	Para se utilizar essa metodologia, é preciso conseguir a autorização de órgãos oficiais que creditem a veracidade das informações contidas nos mapas mentais.
	
	D
	A metodologia Kozel exige que a escala geográfica seja utilizada nos mapas mentais.
	
	E
	Utiliza-se essa metodologia apenas para a construção e análise dos mapas digitais, visto que são os únicos que são considerados como mapas mentais.

Outros materiais