Buscar

VOLEIBOL 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DOS ESPORTES COLETIVOS 1
PROF. BIRO
professorbiro@hotmail.com
8145 0318(watsapp) * 9275 4368 * 9964 6260
Voleibol

O vôlei foi criado em 1895
pelo americano William G. Morgan
Na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos
O esporte ficou conhecido como mintonette.
Voleibol

Naquela época, o esporte da moda era o basquetebol, criado apenas quatro anos antes, mas que tivera uma rápida difusão. Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade.
Voleibol

Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.
Voleibol

O basquete era muito intenso e com muito contato físico, o que era um atrativo para os jovens.
E a intenção de Morgan era criar um jogo recreativo que ao mesmo tempo fosse competitivo e sem contato físico, para atrair o público mais velho. Morgan tinha seu esporte, batizado por ele de Mintonette.
Voleibol

No início de 1896, uma conferência foi organizada na faculdade YMCA de Springfield, na qual estiveram presentes todos os professores de educação física da YMCA. Morgan, então, foi convidado pela direção para fazer uma demonstração de seu jogo no ginásio recém-inaugurado da faculdade. 
Voleibol

Após assistir à demonstração e ouvir as explicações de Morgan, o professor Alfred T. Halstead chamou a atenção para a ação do vôo da bola por cima da rede (voleio), sem tocar o chão, e propôs que o nome Mintonette fosse substituído por Volley.
Voleibol

O nome foi aceito por Morgan e pela conferência, permanecendo desta forma até 1952, quando o Comitê Administrativo da então Associação de Volley Ball dos Estados Unidos votou pela pronúncia do nome em apenas uma palavra, passando para a forma definitiva Volleyball.
Voleibol

Em 1916, um artigo do Guia de Vôlei Spalding escrito por Robert C. Cubbon estimou que os praticantes de vôlei nos EUA já totalizavam 200 mil. Naquele mesmo ano, a YMCA conseguiu que a NCAA (a maior liga de esportes universitários dos EUA) divulgasse o vôlei em seus artigos, contribuindo para o rápido crescimento do esporte entre os jovens universitários.
Voleibol

Em 1918, o número de jogadores por time foi limitado a seis e, em 1922, o número máximo de toques na bola permitido foi fixado em três.
. Até os anos 30, o vôlei foi praticado mais como uma forma de recreação e lazer, e houve poucas atividades internacionais e competições.
Voleibol

 Isso devido ao fato que havia diferentes regras em várias partes do mundo.
Entretanto, campeonatos nacionais já eram disputados nos países da Europa oriental, para onde o esporte foi levado pelos soldados americanos a partir de 1915, na 1ª Guerra Mundial. Também em função da 1ª Guerra Mundial, o Egito foi o primeiro país africano a descobrir o vôlei.
Voleibol

Em 1924, houve uma demonstração de esportes americanos nas Olimpíadas de Paris (FRA) e o vôlei estava entre eles.
No entanto, foi apenas em setembro de 1962, no Congresso de Sofia (Bulgária), que o vôlei foi admitido como esporte olímpico.
Voleibol

Sua primeira disputa se realizou nas Olimpíadas de Tóquio (JAP), em 1964, com a presença de dez países no masculino - Japão, Romênia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil.
Voleibol

 O primeiro campeão olímpico masculino foi a Rússia, a Tchecoslováquia foi a vice e a medalha de bronze ficou com o Japão. 
No feminino, o Japão também levou o ouro. A Rússia ficou em segundo e a Polônia, em terceiro.
Voleibol

Não se tem registro de quando o vôlei chegou às terras brasileiras.
. Oficialmente, a primeira competição do esporte no país foi realizada em Recife (PE), em 1915, organizada pela Associação Cristã de Moços (ACM) local, e com regras e regulamentos definidos.
Voleibol no Brasil

. Assim, tudo leva a crer que o esporte já era praticado informalmente antes desta data.
A partir daquele momento, entretanto, colégios de outras cidades pernambucanas passaram a ter o vôlei como uma de suas disciplinas de educação física. Dois anos depois, em 1917, o esporte chegou à ACM de São Paulo.
Voleibol no Brasil 

A primeira competição internacional da qual o Brasil participou foi o 1º  Campeonato Sul-Americano, em 1951, mesmo antes da fundação da Confederação Brasileira de Volley Ball (CBV), em 1954.
Voleibol no Brasil

O Sul-Americano foi patrocinado pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio da Federação Carioca de Volley Ball, e aconteceu no ginásio do Fluminense, no Rio de Janeiro, entre 12 e 22 de setembro daquele ano, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.
Voleibol no Brasil

Em 1954, a Confederação Brasileira de Voleibol foi criada com o objetivo de difundir e desenvolver o vôlei no país. 
Dez anos mais tarde, o vôlei brasileiro marcou presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando o esporte fez sua estreia na competição. 
Voleibol no Brasil

Assim como no futebol o Brasil é o único país que disputou todas as Copas do Mundo, os sextetos nacionais masculinos de vôlei participaram de todas as edições das Olimpíadas. 
Voleibol no Brasil

A estreia do país em competições em solo europeu foi para a disputa do Campeonato Mundial de Paris (FRA), em 1956, quando a Seleção masculina foi comandada pelo técnico Sami Mehlinsky. O Brasil terminou na 11ª colocação.
Voleibol no Brasil

Os fundamentos técnicos no voleibol compreendem saque, manchete, toque, ataque ou cortada, bloqueio e defesa. Mesmo que tenha um excelente preparo físico e consciência tática, sem desenvolvimento correto do gesto técnico será impossível, tanto ao iniciante quanto ao atleta “formado”, manter um desempenho ideal.
Fundamentos do Voleibol

Fundamentos do Voleibol
SAQUE
MANCHETE
 TOQUE
 ATAQUE OU CORTADA
 BLOQUEIO 
DEFESA

SAQUE
O “rally” (jogo), e á uma poderosa arma para se conquistar um ponto mais rapidamente, quando ocorre de um saque atingir o chão da quadra adversária ou forçar o erro direto do passador, é chamado de “ace”. Na regra atual o erro de saque proporciona o ponto direto ao adversário.

O saque pode ser:
Por baixo, muito usado na iniciação do aprendizado;
Tipo tênis muito mais usado por equipes infantil e infanto;
Saque Viajem ao fundo do mar, mais conhecido como saque viagem e criado pelos jogadores Renam e Montanaro nos anos 80 nos intervalos dos treinos da seleção brasileira e muito usado por equipes de alto nível;
Fundamentos do Voleibol

Saque jornada nas estrelas, muito usado por Bernard, criador do saque, nos anos 80 quando atuava pela seleção brasileira,
Saque flutuante, saque em deslocamento, sem força, mas muito bem direcionado para dificultar as ações de ataque do adversário.
Fundamentos do Voleibol

MANCHETE
A manchete frontal serve para receber as bolas sacadas pelo adversário. Também usado em ações de defesa e levantamentos de bolas mal recepcionadas. É uma das técnicas mais difíceis de aprendizado, pois depende de alto domínio técnico, velocidade de deslocamento, equilíbrio e controle de bola, a fim de empurra-la para o local desejado.

TOQUE
Juntamente com a manchete e o saque, forma os fundamentos básicos do voleibol. Utilizado para o levantamento e em virtude da nova regra pode ser usado também na recepção do saque e da defesa. Deve ser aplicado com eficiência e correção, pois é a base de aprendizagem e aperfeiçoamento dos outros tipos de toque. O toque é muito utilizado pelos levantadores na hora de armar as jogadas, é conhecido como o “mentor” da equipe.

Variações do toque:
Toque frontal;
Toque lateral;
Toque de costas;
Toque em suspenção.
Fundamentos do Voleibol

ATAQUE
Ataque ou cortada é o movimento técnico mais atrativo, tanto para quem prática como para quem se simpatiza com
o voleibol, pois tem bonita plasticidade e possui alto poder de decisão dentro de uma competição.

 Nos iniciantes, a dedicação ao seu aprendizado é praticamente plena, pois sua coordenação geral é lenta e dificultosa, podendo gerar posteriormente algumas falhas no seu desenvolvimento e aperfeiçoamento, vindo a limitar o atleta, caso essas não sejam corrigidas antecipadamente. O ataque é utilizado na ação final da jogada e serve para alcançar o ponto contra o adversário.
Fundamentos do Voleibol

Os tipos de ataque utilizada nas partidas são:
Ataque de bolas altas e/ou bolas rápidas nas pontas,
Ataque de bolas rápidas pelo meio de rede,
E ataque de bolas altas e/ou rápidas pelo fundo da quadra,
E existem as largadas ou pingadas, popularmente conhecidas, são ações de bolas colocadas sem força na quadra adversária. 
Fundamentos do Voleibol

BLOQUEIO
Um dos fundamentos que mais evoluíram com o passar dos anos, em detrimento do crescimento da potencia dos atacantes e de suas habilidades individuais. 

É notório que o ataque sempre levará vantagem sobre o bloqueio, mas um bom bloqueio não quer dizer somente bola no chão, o ponto direto, mas tem função principalmente tática dentro da equipe, amortecendo a bola para a defesa, cobrindo determinado posicionamento dentro da quadra onde o adversário é mais eficaz. No vôlei atual, tem a cada dia mais evidente a necessidade de uma boa formação e atuação do bloqueio para se ter êxito em uma partida.
Fundamentos do Voleibol

Os tipos de bloqueios mais usados são:
Bloqueio Individual, quando o jogador efetua individualmente na ação do bloqueo; 
Bloqueio Duplo, quando dois jogadores efetuam a ação do bloqueio;
Bloqueio Triplo, quando três jogadores efetuam a ação do bloqueio.
Fundamentos do Voleibol

DEFESA
Toda a base da defesa inicia-se no domínio da manchete (baixa, lateral, costas e suspensão) e do toque (espalmado). Os recursos incluem o golpe com um braço, soco acima da cabeça, rolamento de costas e pelos ombros, deslizes e peixinho. 
Fundamentos do Voleibol

Requer coragem, flexibilidade, agilidade, e reflexo, a fim de sobressair-se sobre os ataques dos adversários que cada vez se tornam mais potentes e “quase indefensáveis”. As suas maiores qualidades são coragem e o espirito de equipe.
Fundamentos do Voleibol

Hoje em dia um bom posicionamento da equipe pode facilitar uma ação de defesa, a defesa deve ser bem treinada e bem definida nos treinamentos para ser cada vez mais fácil ajustar as decisões finais dentro da partida. 
Fundamentos do Voleibol

Um bom saque pode deixar claro as ações do levantamento adversário e melhorar na organização defensiva da equipe. 
Fundamentos do Voleibol

As funções ajudam a definir os sistemas que serão adotados em quadra. As funções na quadra são: atacantes de pontas, atacantes de meios, atacantes de saída ou oposto e levantador. 
Sistemas de jogo no Voleibol

O único sistema sem função definida é o 6 x 0.
No sistema 6 x 0 quem chegar no meio de rede será o levantador.
Sistemas de jogo no Voleibol

Os sistemas mais conhecidos são: 
Sistema 6 X 0, muito utilizado na iniciação para facilitar o desenvolvimento do jogo, não tem funções especificas, significa que quem chegar ao meio da rede será o levantador,
Sistemas de jogo no Voleibol

Sistema 4 X 2, muito utilizado nas categorias de base infantil e infanto, significa ter em quadra dois levantadores e quatro atacantes, serve para facilitar a transição ofensiva das equipes e começar a definir as funções dos jogadores em quadra, já tornando assim os jogadores especialistas em determinadas funções. A única equipe de alto nível que ainda joga no sistema 4x2 é a equipe feminina de Cuba. 
Sistemas de jogo no Voleibol

Sistema 5 x 1, muito utilizado nas equipes de alto nível, significa ter em quadra um levantador e cinco atacantes, os jogadores já são especialistas em suas funções de acordo com a posição que ocupa em quadra.
Sistemas de jogo no Voleibol

As posições em quadra são seis. Começa a ser numerada na zona de saque e segue em ordem até a sexta posição que fica no meio da quadra pelo fundo.
POSIÇÃO EM QUADRA

A quadra de vôlei é dividida por uma linha que atravessa, a chamada linha dos três metros. Serve para definir os atletas da zona de ataque e da zona de defesa. Os que estão nas posições 02, 03 e 04 são os atletas da zona de ataque, e os que estão nas posições 01, 06 e 05 estão na zona de defesa. Um atleta que esta na zona de defesa pode realizar o ataque, desde que ao saltar não toque na linha dos três metros.
POSIÇÃO EM QUADRA

Um atleta que esta na zona de defesa pode realizar o ataque, desde que ao saltar não toque na linha dos três metros.
POSIÇÃO EM QUADRA

De acordo com as funções o atleta de vôlei pode realizar trocas, que servem para organizar a equipe nas ações de defesa e contra-ataque.
POSIÇÃO EM QUADRA

O voleibol se torna muito agradável por ser praticado tanto em alto nível como meio de lazer e pode ser jogado por qualquer pessoa e em qualquer lugar.
Aproveite e pratique um bom jogo de voleibol. 
POSIÇÃO EM QUADRA

Quer conhecer a historia do voleibol no Maranhão? Visite o blog VOLEIBOL do CBP e descubra como foi que o voleibol chegou na “Ilha do Amor”.
POSIÇÃO EM QUADRA

POSIÇÕES
1 –SAQUE (JOGADOR DA DEFESA);
2 –SAÍDA DE REDE (JOGADOR DO ATAQUE);
3 – LEVANTADOR (JOGADOR DO ATAQUE);
4 – ENTRADA DE REDE (JOGADOR DO ATAQUE);
5 – FUNDO (JOGADOR DA DEFESA);
6 – MEIO (JOGADOR DA DEFESA);

ÓTIMO JOGADOR PARA FUNDAMENTOS DE DEFESA (ATAQUES ADVERSÁRIOS);
JOGA SOMENTE NA ZONA DE DEFESA NAS POSIÇÕES 1,5 E 6;
NÃO PODE SACAR NEM BLOQUEAR;
USA O UNIFORME DIFERENTE DOS DEMAIS JOGAD
JOGADOR LÍBERO
Serginho
Fabi

ROTAÇÃO
SITUAÇÕES EM QUE OCORRE:
QUANDO O ADVERSÁRIO SACA E O MEU TIME FAZ O PONTO É ROTAÇÃO PARA O MEU TIME;
- QUANDO O TIME QUE ESTA SACANDO ERRA EM QUALQUER SITUAÇÃO É ROTAÇÃO DO ADVERSÁRIO;

ROTAÇÃO

POSIÇÃO DE EXPECTATIVA
MULHER ARANHA - EUA



Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais