Buscar

Resultados e Discussões Partes 1, 2 e 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resultados e Discussões – Aula prática Grupo 14
Partes 1 e 2
O carvão ativado pode ser preparado a partir de uma numerosa variedade de matérias-primas. Estas devem ser abundantes e baratas, possuírem alto teor de carbono e baixo teor de componentes inorgânicos (MORENO-CASTILLA e RIVERA-UTRILLA, 2001), como resíduos da cana de açúcar. O Brasil é o líder mundial em tecnologia de cana-de-açúcar. A CONAB, um órgão do Ministério da Agricultura do Brasil, estimou que a produção nacional de cana no biênio 2008/2009 foi aproximadamente 558 milhões toneladas (CONAB, 2016) Cerca de 30 a 40% do total são classificadas como resíduos (Abreu, 2013). Portanto, a produção de carvão ativo a partir de um derivado desta matéria-prima é interessante do ponto de vista econômico e científico. Conforme pôde ser observado nos experimentos 1 e 2, o açúcar começou a fundir rapidamente, devido à liberação dos componentes voláteis, como a cis-jasmona – figura 1- (Melo, 2012), obtendo-se uma massa volumosa e porosa. Quando olhamos para a estrutura da sacarose (figura 2), vemos que não existem moléculas de água presente, mas sim, grupos OH (hidroxilas) e átomos de hidrogênio ligados aos carbonos. São as hidroxilas que fazem com que o açúcar seja tão solúvel na água.  Quando o ácido reage com o açúcar, ele retira as hidroxilas e os hidrogênios – ou seja, desidrata o açúcar. O gás que se desprende é o dióxido de enxofre, de acordo com a reação abaixo: 
C12H22O11 (s) + H2SO4 (l)   → 12C (s) + 12H2O (g) + SO2  (g) + ½O2  (g)
	
Parte 8
	Os sais em solução eram o Cloreto de Estanho (SnCl2) e o Acetato de Chumbo (Pb(CH₃COO)₂). O Cloreto de estanho (II) ou cloreto estanhoso é um sólido branco cristalino e sua apresentou-se como uma solução de aspecto leitoso, esbranquiçada e com partículas em suspensão. A partir da adição da solução de NaOH, observou-se a formação de um precipitado branco. Este precipitado, de acordo com a equação química da reação, é o Hidróxido Estanho – Sn(OH)2 – sendo justificada a existência do mesmo tendo em mente a insolubilidade deste produto em meio aquoso. 
2NaOH (aq) + SnCl2 (aq) → 2NaCl (aq) + Sn(OH)2 
	Após a adição do Ácido Nítrido (HNO3) ao SnCl2 não foi observada a formação de precipitados, uma vez que nitratos são solúveis em água. A equação química que representa o fenômeno é a seguinte:
SnCl2(s) + 2HNO3 (aq)→ Sn(NO3)2 (aq)+ 2HCl (aq)
	A adição de NaOH e HNO3 à solução de Pb(CH₃COO)₂ produziu, respectivamente, produto insolúvel (hidróxido de chumbo) e solúvel (nitrato de chumbo), de acordo com as equações que representam as reações: 
 Pb(C2H3O2)2 (aq)+ 2 NaOH (aq) → 2 NaC2H3O2 (aq)+ Pb(OH)2		 
 Pb(C2H3O2)2 (aq) + 2 HNO3 (aq) →2 HC2H3O2 (aq) + Pb(NO3)2
No geral, as bases de metais alcalinos e alcalinos-terrosos são solúveis e as de outros metais, como estanho e chumbo, são praticamente insolúveis, conforme foi observado neste experimento. Os nitratos desses metais são solúveis, fato que também foi observado no experimento. Caso o ácido adicionado fosse clorídrico ou sulfúrico, o que seria observado seria a formação de um precipitado, uma vez que o cloreto e sulfato de chumbo são insolúveis em meio aquoso. Se o metal não estivesse em solução, observaria-se que o mesmo não se dissolve em H2SO4 diluído nem em HCl concentrado, por que forma uma película protetora de PbSO4 e PbCl2 respectivamente.
A adição de ácido nítrico foi necessária para o entendimento do anfoterismo desses metais, que consiste na produção de sais que podem estar presentes como íon metálico em ânions ou cátions. Desse modo, um sal solúvel em água apresenta produtos solúveis, caracterizando metais anfotéricos. 
Referências utilizadas
CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Disponível em http://www.conab.gov.br/. Acesso em 18 Dez 2016
Melo, R.S.; Silva, C.S.; Tavares, R.A.N.; Melo, S.C.P.; Mendonça, A.L.; Cabral Jr., C.R.; do Nascimento, R.R.. 2012. INFLUÊNCIA DE COMPOSTOS VOLÁTEIS DE CANA-DE-AÇÚCAR, NO COMPORTAMENTO DO PARASITÓIDE Cotesia flavipes (HYMENOPTERA: BRACONIDAE). 52º Congresso Brasileiro de Química: Química e Inovação: Caminho para a Sustentabilidade. 
Abreu, M.B. 2013. PREPARAÇÃO DE CARVÃO ATIVADO DE BAGAÇO DE CANA-DEAÇÚCAR E SUA APLICAÇÃO NA ADSORÇÃO DE Cd(II) E Cu(II). Trabalho de Conclusão de Curso de Tecnologia em Processos Químicos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 
	MORENO-CASTILLA , C.; RIVERA-UTRILLA, J. Carbon materials as adsorbents for the removal of pollutants from the aqueous phase. Materials Research Society Bulletin v. 26, p. 890–894, 2001.
Figura 2. Estrutura da sacarose
Figura 1. Estrutura da cis-jasmona

Outros materiais