Buscar

Avaliando o Aprendizado - Fundamento das Ciências Socias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702554543)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando-se as características do relativismo cultural, é incorreto afirmar que:
		
	
	deve-se analisar as práticas culturais no contexto em que são praticadas, permitindo-se, assim, ¿traduzir melhor a diferença entre nós e os outros e, assim fazendo, resgatar a nossa humanidade no outro e a do outro em nós mesmos¿.
	
	o conceito relativista de cultura, nos possibilita "reconhecer na diversidade da cultura do outro as especificidades de nossa própria cultura, permitindo-nos uma perspectiva mais consciente de nós mesmos".
	
	é a postura privilegiada pela Antropologia contemporânea.
	
	é perspectiva favorecida pela prática etnográfica de pesquisa antropológica.
	 
	é perspectiva favorecida pela pesquisa antropológica ¿de gabinete¿.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702548053)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fato de vermos o mundo através dos parâmetros culturais e sociais da nossa própria cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e melhor. A tendência a subjulgar a cultura do outro denomina-se
		
	
	Heliocentrismo
	 
	Etnocentrismo
	
	Heterocentrismo
	
	Nenhuma das opções
	
	Egocentrismo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702987193)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social. (BERGER, P. e BERGER, B. apud FORACCHI e MARTINS, 1977, p. 200). A partir da análise do texto podemos concluir que: a) A relação que a criança estabelece com o seu corpo não deveria ser de interesse das Ciências Sociais, mas apenas da Biologia; b) Os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade; c) As experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às nossas necessidades físicas, contém exclusivamente dimensões biológicas; d) O fenômeno tratado pelos autores corresponde ao conceito de socialização, que designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais; e) O desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade na qual estão inseridos. Indique a única alternativa que contém as premissas corretas:
		
	
	Apenas a, b, c.
	
	Apenas c, d, e.
	
	Apenas b, c.
	 
	Apenas b, d, e.
	
	Apenas a, c, e.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702878988)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ideia criacionista relacionada à origem do ser humano predominou nas sociedades ocidentais cristãs até o século dezenove. Depois de algum tempo de estudos o cientista Charles Darwin lançou o livro "A origem das espécies", no qual propôs:
		
	
	O cristianismo
	
	O reforço do criacionismo
	
	A patologia humana
	 
	O evolucionismo
	
	A seleção
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702308674)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta a partir da perspectiva antropológica: Ao ouvirmos uma afirmativa do tipo: "a família de João é maluca. Ele ficou doente e ao invés de eles procurarem um médico, foram a um Centro Espírita, fazer uma consulta com a Vovó Maria Conga. Que horror! Que falta de civilização!", podemos afirmar que:
		
	 
	Este é um exemplo claro de etnocentrismo, porque o autor da frase não reconhece, estabelecendo hierarquia, o saber do outro.
	
	Este é um exemplo claro de uma postura tolerante em relação ao outro.
	
	Quem usa uma afirmativa deste tipo está certo, uma vez que atitudes deste tipo, como a realizada pela família de João, podem acabar matando as pessoas.
	
	Este é um exemplo claro de relativismo cultural, porque o autor da frase reconhece, sem estabelecer hierarquias, o saber do outro.
	
	Existem pessoas, como a que expressou essa frase, que revelam em suas atitudes a preocupação com a saúde da população.

Outros materiais