Buscar

plataforma do letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A leitura é o resultado da interação entre o que o leitor já sabe e o que ele retira do texto. Nesse sentido, a compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimento prévio, ou seja, é a partir do conhecimento que o leitor adquire ao longo de sua vida, no entanto o acesso aos livros no Brasil é restrito, devido aos valores altos, a falta de costume de frequentar a biblioteca pública as pessoas deixam a leitura cair no esquecimento.
 	Os recursos tecnológicos na vida social e prática do homem podem servir de auxílio na busca pela informação e novos saberes. Muitas pessoas na correria do dia a dia não tem tempo para recorrer a uma biblioteca, feiras de leitura, não sendo possível adquirir mais conhecimento. 
	Então o mundo virtual pode ser uma excelente opção nesta hora pois, a tecnologia nos tempos de hoje está sempre à mão, deixando mais fácil o acesso aos livros, buscando por informações e também como forma de lazer, tudo isso contribuiu para que um bom leitor não se torne escravo da sua rotina e encontre novas formas para leitura, dando a oportunidade também aos professores que podem utilizar dessa tecnologia como ferramenta para o ensino.
	A plataforma do letramento pode ser uma grande aliada para a educação, através dela podemos conhecer várias obras literárias e seus resumos, que nos ajudam a selecionar os livros que podem suprir as necessidades de acordo com a proposta em que será introduzida seja ela uma hora do conto ou para a execução de uma atividade. 
o conhecimento  linguístico,  que  corresponde  ao  vocabulário  e  às  regras  da língua; o textual, que engloba as noções e os conceitos sobre o texto; e o de mundo, que corresponde ao conhecimento pessoal do leitor. Por meio desses conhecimentos ele irá construir o sentido do texto.
O leitor consciente tem conhecimento de seus recursos e de seus limites cognitivos, de seus interesses e motivações, das intenções do autor e das estratégias, determina seus objetivos e sabe avaliar o que lê, pois às vezes é preciso pôr em dúvida e checar as informações contidas no texto e não simplesmente aceitá-las como sendo verdades absolutas. O leitor profissional sabe quando deve interromper a leitura, nem todos os livros precisam ser lidos até o final, muitas vezes a leitura pode ser interrompida tão logo se encontre as informações desejadas. Um leitor atento têm vários padrões de velocidade, a leitura de pensamento, mais rápida, exige maior concentração e consequentemente aumenta a compreensão. Sempre que necessário recorre ao dicionário para entender palavras desconhecidas e se preciso for, relê o texto várias vezes até que seja plenamente compreendido.
Para se extrair o melhor de uma leitura, á preciso avaliar a superficialidade/profundidade com que o tema foi tratado, reconhecer ambiguidades, confusões, imprecisões e avaliar a exatidão das informações.
Um bom leitor adquire vários livros pois reconhece o valor que eles têm, procura ter sua biblioteca particular e ler assuntos variados.Tudo isso contribui para que a pessoa que gosta de ler e o faz com frequência, não seja bom somente ao ler, mas também em outras atividades como compreensão e interpretação de texto, além de ter facilidade ao escrever.

Outros materiais

Outros materiais