Buscar

Exercícios FMR_2017.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Direito Processual Civil
Prezados alunos, os exercícios abaixo têm a finalidade de realizar um estudo para a prova. 
As respostas são manuscritas e o exercício é individual. 
O aluno que desejar, deverá entregar o exercício realizado no dia 03/04/2017, antes do início da avaliação. O exercício poderá valor até 0,5 (meio) ponto no P1. 
Att. 
Profª Erika 
Exercícios sobre prazo: Leia os casos abaixo e responda as questões: 
1) João foi citado pessoalmente por oficial de justiça, no dia 02de fevereiro (segunda- feira), para contestar ação que contra ele foi proposta por Pedro. O mandado, devidamente cumprido, foi juntado aos autos do processo no dia 06/02/ (sexta-feira). Sabendo que o prazo dado a João para apresentar sua resposta é de 15 dias, conforme determina o artigo 335 do CPC. Responda: 
 1) qual a data inicial para o prazo começar a fluir? 2) Qual o prazo final para que o réu apresente a sua contestação? 3) classifique o prazo, ou seja, trata-se de prazo: a) legal, judicial ou convencional; b) prazo próprio ou impróprio; c) prazo particular ou comum; d) prazo dilatório ou peremptório? 
2) Quais são as hipóteses que o Ministério Público deve ser intimado para intervir como fiscal da lei no Direito Processual Civil? 
3) Explique quem são os auxiliares da justiça e quais são os atos processuais que eles realizam. 
4) Quais são os atos processuais dos juízes? 
5) Explique o que são as cartas precatórias, cartas rogatórias e cartas de ordem. 
6) Teste: 
Considerando o disposto no Código de Processo Civil,
os prazos peremptórios podem ser reduzidos ou prorrogados pelas partes, desde que legítimo o motivo e todos estejam de acordo.
Todos os prazos estão previstos no Código, por isso é vedado ao juiz determinar o prazo em que o ato do processo pode ser praticado.
Atos processuais realizam-se, de ordinário, na sede do juízo, mas o magistrado, por ato de deferência, poderá praticá-los em outro lugar.
A jurisdição de cada juiz está limitada ao território de sua circunscrição, por isso a realização de citação em outro Estado da Federação não pode ser por ele determinada, senão mediante carta precatória.

Outros materiais