Buscar

AVALIAÇÃO VIRTUAL 1 Arq. e Urbanismo Homem, Cultura e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) A consolidação do modo de produção capitalista se deu após um longo processo que levou a burguesia à condição de classe dominante. Diversos eventos foram importantes para a construção da sociedade moderna, sabendo disto observe as afirmações abaixo:
I.O Estado é um órgão de dominação política de uma classe sobre a outra. A classe dominante dentro dos Estados modernos é a burguesia, no entanto, na Idade Média o poder político estava nas mãos da nobreza, o que não impediu que a burguesia crescesse e enriquecesse.
II.O enriquecimento da burguesia durante a Idade Média não alterou seu status de classe subordinada.
III.A burguesia, ao ascender como classe dominante, utilizou diversos recursos para se manter no poder, como por exemplo o controle das reivindicações igualitárias de mulheres e de grupos minoritários.
Em relação ao processo ao processo de constituição e consolidação da burguesia como classe dominante podemos afirmar:
Alternativas:
a)Apenas a afirmação I está correta;
b)Apenas a afirmação III está correta
c)Apenas as afirmações I e II estão corretas
d)Apenas as afirmações I e III estão corretas
e)As afirmações I, II e III estão corretas (CORRETA)
2) Max Weber se preocupa em compreender o significado e o desenrolar da ação social. Ação social para Weber é algo bem específico, é toda ação dotada de um significado subjetivo que, para sua realização,leva em conta a ação de outro, ou de outros indivíduos.
Sabendo disto assinale a alternativa correta sobre ação social.
Alternativas:
a)O fundamento para explicar a ação social é o mérito econômico. Para a sociologia, importa em perceber exclusivamente como as contradições econômicas definem a ação social.
b)O fundamento para explicar a ação social é sempre a consciência coletiva. Na medida em que se compreende a sociedade pode-se compreender a ação de cada indivíduo
c)O fundamento para explicar a ação social são as lutas de classe. Para sociologia, importa perceber como as contradições entre as classes define, invariavelmente, a conduta do indivíduo
d)O fundamento para explicar a ação social, portanto, é o seu motivo. Para a sociologia, importa recuperar a razão e a finalidade que os próprios indivíduos conferem à suas atividades. (CORRETA)
e)O fundamento para explicar a ação social é a necessidade natural de cada ser. O ser humano age por relações necessárias de causa e efeito que podem ser previstas.
3)A Revolução Francesa é sempre tratada como um marco para o início tanto do capitalismo, quanto dos modernos Estados-Nações, uma vez que rompe, por meio da guerra, com o absolutismo e promover os ideias de liberdade, igualdade e fraternidade.
Sobre a Revolução Francesa é correto afirmar:
Alternativas:
a)A Revolução Francesa se deu em um período extremamente curto e foi marcado pela transição pacífica do poder das mãos da nobreza para as mãos da burguesia em ascensão.
b)A Revolução Francesa teve um período identificado como período de terror em que o governo revolucionário perseguiu e assassinou seus adversários e mergulhou o país em uma guerra civil.(CORRETA)
c)A Revolução Francesa foi um movimento popular de toda a nação contra seus soberanos, dessa forma não é possível afirmar que houve uma guerra civil nesse período no território francês.
d)A Revolução Francesa foi motivada pelo desejo de manutenção do sistema feudal e do absolutismo, a burguesia não desejava ascender ao poder, mas tão somente manter seus negócios lucrativos.
e)A Revolução Francesa foi toda envolta em um Estado de Terror, suas conquistas não se comparam ao atraso provocado pela guerra civil que foi desencadeada pelos revolucionários.
4)Os fenômenos sociais se explicam a partir do sujeito, ao afirmar que o objeto específico de estudo da sociologia é ação social, Weber aponta para a precedência lógica do indivíduo sobre a sociedade, a própria sociedade é fundada a partir da ação social. Sabendo disto assinale a alternativa correta sobre o pensamento de Weber no que se refere à relação indivíduo/sociedade
Alternativas:
a)As normas sociais são formadas exclusivamente pelas consciências individuais
b)As normas e regras sociais são resultado direto e exclusivo das lutas de classe
c)As normas e regras sociais são resultado das interações entre os indivíduos.(CORRETA)
d)A sociedade impõe, à revelia das ações dos indivíduos, as normas e regras sociais
e)A sociedade é superior e às consciências individuais e as molda com as normas e regras da sociedade
5)A busca pelo controle dentro do modo de produção capitalista pode ser observado pela imagem do panóptico de Benthan. Este panóptico foi projetado em 1789, como modelo para uma prisão, e consistia em um edifício em forma de anel com uma torre no centro em que um vigia observava tudo que ocorria em cada andar e em cada cela deste edifício.A sociedade capitalista também precisa aprimorar o controle para "otimizar" sua produção. Diversos autores pensaram nesta sociedade disciplinar, entre eles Michel Foucault. Sabendo disto assinale a alternativa correta quanto à ideia de Foucault sobre a sociedade disciplinar.
Alternativas:
a)Foucault percebeu que na sociedade disciplinar há alguns mecanismos que vigiam controlam e manipulam os indivíduos que são invisíveis.(CORRETA)
b)Foucault percebeu que na sociedade disciplinar os mecanismos de controle sempre são visíveis e violentos em relação aos indivíduos.
c)Foucault percebeu que na sociedade disciplinar os mecanismos de controle são sempre inúteis, pois o indivíduo nunca segue a regra.
d)Foucault percebeu que na sociedade disciplinar os indivíduos possuem mais liberdade para fazerem o que querem e desejam
e)Foucault percebeu que nas sociedades disciplinar há sempre mais violência por parte dos indivíduos que não querem ser controlados

Outros materiais