Buscar

gestao escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Professor:
	ROSARIA MARIA DE CASTILHOS SARAIVA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 25/03/2017 14:00:49
	
	 1a Questão (Ref.: 201310318370)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentro de dois meses haverá eleições para Diretores de Escola no Município do Areal. A Escola Municipal Nova do Areal começou a mobilizar-se e três candidatos tentarão fazer a inscrição para o cargo. Observe o perfil dos candidatos: Ana Lúcia ¿ Formada em Letras com mestrado em Educação Arthur ¿ Formado em Matemática e com Pós Graduação (Lato Sensu) em Gestão Escolar Helena - formada em Pedagogia e com Pós-Graduação em Psicopedagogia. Considerando a legislação em vigor, qual (quais) profissional (profissionais) poderá (poderão) candidatar-se ao cargo?
		
	
Resposta: Os três candidatos, pois por lei para se candidatar para um cargo de gestão escolar, ou seja, direção escolar, deve -se ter uma pós graduação (latu sensu) na área.
	
Gabarito: Apenas o professor Arthur de Matemática, por ter realizado a Pós Graduação em Gestão Escolar.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Apenas o professor Arthur de Matemática, por ter realizado a Pós Graduação em Gestão Escolar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201310647702)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marta é diretora de uma escola pública reeleita há quatro eleições. Muito responsável e preocupada com a qualidade de ensino da escola que dirige, dedica-se a buscar o que acredita ser o melhor para sua comunidade. Pensando na qualificação de seu corpo docente e com a formação continuada de seus professores determina as oficinas que eles deverão fazer ou os cursos que deverão se inscrever nos últimos dias que antecedem as férias ou no começo do ano letivo, para melhor organização da escola. Analise o modelo de gestão implementado pela diretora Marta, justificando suas atitudes.
		
	
Resposta: Concordo com a gestão da diretora Marta, pois , para se ter uma educação de qualidade, visando uma educação crítica , reflexiva, transparente e participativa, as instituições devem ministrar ao seu corpo docente frequentes cursos e treinamentos de qualificação e atualizações, visando a formação continuada dos docentes. Só assim,. temos uma educação de qualidade, não podermos mais aceitar uma educação engessada , visando apenas os resultados de avaliações finais com notas boas, temos que formar cidadãos com autonomia e consciência crítica da realidade que está presente.
	
Gabarito: Nesta gestão prevalece a cultura educacional da tradição oposta às novas ideias de participação e tomada de decisões, os novos paradigmas, as novas propostas de gestão democrática.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Apenas o professor Arthur de Matemática, por ter realizado a Pós Graduação em Gestão Escolar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201310645555)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Vasconcellos (2002) "O movimento de democratização e qualificação da educação é um amplo e complexo processo que tem como meta a mudança na prática em sala de aula." Neste sentido entendemos que a gestão da escola (considerando, direção, supervisão, coordenação pedagógica, orientação educacional) passa a ter um importante papel, dada a sua influência na criação de um clima organizacional que atenda aos pressupostos de uma gestão democrática. Assinale a afirmativa que não atende aos preceitos de uma Gestão Democrática.
		
	 
	Evitar a iniciativa de mudanças do professor com o objetivo de manter a ordem e a qualidade do ensino oferecido
	
	Trabalhar com os pais para explicitar a linha político-pedagógica da escola, aproveitando a época de matrícula, reunião com os responsáveis e outros momentos de forma que estes se sintam membros corresponsáveis pelo processo educacional
	
	É tarefa intransferível da equipe gestora, comprometer-se com a melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação
	
	Superar a fragmentação do trabalho, opondo-se às relações autoritárias que levam a comportamentos passivos, inércia, comodismos, medo de repreensões afastando do novo.
	
	Cabe à gestão criar espaços para que o professor possa atender os alunos em suas dificuldades, seja de aprendizagem ou de relacionamento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310767941)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os pedidos de mudanças nos paradigmas de administração tiveram início por meio de parte do manifesto de 1932, porém não podemos esquecer que a administração de nossas escolas teve como modelo a administração científica e clássica de Taylor e Fayol, respectivamente. A respeito da administração Taylorista, podemos afirmar EXCETO QUE :
		
	
	Gestores controlam a estratégia de forma fragmentada e não compartilhada.
	
	Este tipo de ¿administração¿ não mais se adequa ao contexto educacional contemporâneo, e a troca dos termos de administração para gestão está ligada à atitude filosófica.
	 
	O Gestor gerencia o grupo dentro de ações coletivas , onde todos são responsáveis pelos resultados.
	
	Funcionários executam tarefas sem conhecimento de seu papel estratégico.
	
	A maior crítica a este modelo de administração reside no fato de que o primordial era a produtividade, sem muitas das vezes considerar o ¿ser¿ humano como o centro da organização, ou seja, no nosso caso das instituições escolares.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201310192566)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma gestão escolar democrática e participativa, por ser um trabalho complexo, requer o conhecimento e a adoção de princípios básicos. Nesse sentido, podem ser considerados princípios básicos dessa gestão:
I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.
II. Envolvimento da comunidade no processo escolar.
III. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações da direção, analisando apenas os problemas relevantes em seus múltiplos aspectos.
IV. Constante aperfeiçoamento profissional, político, científico e pedagógico para parte do corpo gestor da escola.
V. Avaliação compartilhada.
Estão corretas apenas:
		
	
	I, II e III
	 
	I, II e V
	
	I, III e IV
	
	II e IV
	
	III e V
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201310202442)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre estes, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em conta:
		
	 
	O contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.
	
	O modelo social idealizado pelos pais dos alunos da escola.
	
	O meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.
	
	A realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.
	
	A vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201310192481)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia esta notícia com atenção para responder:
Com escolas alagadas ou como abrigo, RJ pode adiar início das aulas na região serrana. 14/01/2011 - 11h04 / Atualizada 14/01/2011 - 15h44
O governo do Estado do Rio de Janeiro informou no início da tarde desta sexta-feira (14) que ao menos cinco escolas estaduais na região serrana do Estado foram alagadas pelas chuvas, que começaram no início desta semana. Há ainda unidades que estão servindo de alojamento a desabrigados da tragédia em São José do Vale do Rio Preto, Nova Friburgo Petrópolis. O centro integrado de educação pública (Ciep 472 - Candido Portinari), em Itaipava, funciona como central de recebimento e distribuição de donativos e o Instituto de Educação de Nova Friburgo está recebendo corpos de vítimas. Nesta sexta, equipes da Secretaria de Estado da Educação do RJ foram à região serrana para avaliar prejuízos nas 54 unidades escolares e avaliar providências para que o calendário de 2011 não seja prejudicado. Já foi criado, por exemplo, um grupo de trabalho que iráanalisar a necessidade de adiamento do início das atividades escolares e estudar soluções para que os alunos não sejam prejudicados. Estão sem condições de funcionamento os colégios estaduais Cardoso Fontes (Petrópolis), Higino da Silveira (Teresópolis), Lions Club (Teresópolis), Dr. Feliciano Costa (Nova Friburgo) e Dr. Vicente de Moraes (Nova Friburgo). Pelo menos outras três unidades estão sem acesso no momento, como a Professora Zélia dos Santos Cortes, Doutor Tuffy El Jaick e a escola estadual de educação especial Neusa Goulart Brizola, todas em Nova Friburgo. A secretaria informou, via assessoria, também que tenta contato com diversas unidades, que como o restante da cidade está sem luz e sem telefone. Ao todo, das 54 unidades que a Secretaria de Educação do RJ possui na região serrana, 27 delas estão em Nova Friburgo, 11 estão em Teresópolis, 15 em Petrópolis e uma em São José do Vale do Rio Preto. http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/01/14/com-escolas-alagadas-ou-como-abrigo-educacao-no-rj-estuda-prorrogar-inicio-das-aulas-na-regiao-serrana.jhtm
Marque a questão correta em relação à organização do calendário escolar, tendo como base o caso específico da reportagem:
		
	
	O calendário escolar não deve atender às peculiaridades locais
	
	O calendário escolar não tem flexibilidade
	
	O calendário escolar poderá ser alterado, e com menos de 200 dias letivos
	
	As aulas terão que iniciar conforme o previsto inicialmente
	 
	O calendário escolar poderá ser alterado conforme as necessidades, portanto, que cumpram os dias e carga horária prevista em Lei
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310703493)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia a frase: " A gestão democrática é uma forma de gerir uma instituição, de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia." 
Agora assinale a alternativa que NÃO faz parte deste contexto.
		
	
	O gestor deve trabalhar junto ao conselho escolar da escola.
	 
	O trabalho de gestão pressupõe a separação das tarefas administrativas e pedagógicas nos moldes designados pela função.
	
	O gestor gerencia o grupo dentro de ações conjuntas, onde todos são responsáveis pelos resultados, e para que isso aconteça os funcionários têm que ter conhecimento do seu papel estratégico.
	
	Atualmente, há a necessidade de que o líder seja um educador, que estimule mudanças, um orientador na busca de valores, na construção de liberdade e independência.
	
	A gestão democrática é participativa, transparente e possibilita a democracia.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201310647733)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Carbonell, Miguel e outros, ¿Todos os brasileiros, independente da condição social, cor, etnia ou religião, possuem direitos e deveres. Portanto, os cidadãos, para exercer sua cidadania plena, precisam conhecer, ter consciência da importância e colocar em prática seus direitos (exigindo-os e usufruindo-os) e deveres (exercendo-os). Em resumo, o cidadão exerce a cidadania quando cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade e usufrui de seus direitos Assinale a alternativa que não se configura como um direito do brasileiro.
		
	
	Direito à educação, saúde, moradia, trabalho e lazer;
	
	Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade;
	
	Proteção à maternidade e à infância;
	 
	Liberdade de manifestação de pensamento, desde que se mantenha no anonimato;
	
	Seguir a crença religiosa que desejar.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310202581)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito de gestão de processos educacionais, em uma perspectiva democrática, é correto afirmar que:
I.  A equipe de coordenação escolar tem por função articular todo o trabalho em torno da gestão da escola como elemento de fiscalização e de controle formal e burocrático.
II.  Na busca de reinvenção da escola e da consolidação da gestão democrática, os conselhos de escola representam uma das formas de participação da comunidade, dos alunos, dos professores e da equipe diretiva na instituição.
III.  A gestão democrática, como princípio de organização dos sistemas de ensino, está contemplada na Constituição Federal e na LDB. 
Dentre as afirmativas estão corretas:
		
	
	Está correta apenas a questão I
	
	Estão corretas apenas as questões I e II
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
	
	Estão corretas apenas as questões I e III
	 
	Estão corretas as apenas as questões II e III

Outros materiais