Buscar

Questões sobre Psicologia e Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor:
	SALETE CRISTINA ANDRADE TORRES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 17/03/2017 10:58:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201310316065)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos objetivos do Psicólogo e da instituição, tanto um quanto o outro têm que ser perfeitamente conhecidos como prerrogativa de um ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho profissional. O objetivo final deste profissional configura-se num objetivo de psico-higiene. Explique em que consiste a psico-higiene.
		
	
Resposta: A psico higiene consiste em trabalhar nas escolas a saúde e o bem estar dos envolvidos com a escola.
	
Gabarito: Segundo Bleger (1984), a mudança de paradigma em relação à atuação do psicólogo, do âmbito individual, privado e, portanto, relacionado aos problemas psicopatológicos, para ingressar no campo da promoção da saúde, abriu um leque de novas possibilidades de atuação para a prática da Psicologia: grupos, instituições e comunidades. Trata-se aqui da passagem salientada pelo autor do âmbito da higiene mental para o da psico-higiene.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201310316101)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"De uma maneira ou de outra, onipresente ou discreta, agradável ou ameaçadora, a escola faz parte da vida cotidiana de cada família". (Montandon e Perrenoud ,1987) A partir dessa ideia, como a escola deve proceder para atender às necessidades dos alunos?
		
	
Resposta: "O processo do ensino - aprendizado é amplo, vai além da escola e isso exige participação da família." Como já diz o texto do conteúdo abordado, a escola é responsável ao desenvolvimento dos seus alunos, levarem em consideração o meio soxial , a cultura, a condição social em que seus alunos vivem. Uma educação de qualidade só é feito se os pilares estiverem agrupados, que são: escola, instituição, família, comunidade e governo. Todos fazem parte da educação brasileira. As escolas estão, felizmente, adotando , essa prática educativa se aproximar escolae comunidade, ou seja, escola e família. Mas ainda tem muita coisa para ser feita e melhor demais o desenvolvimento dos alunos brasileiros. A escola deve ter um ambiente agradável, calmo, limpo, organizado e preparado para receber seus alunos, onde no projeto politíco pedagógico da escola seja estruturado no compromisso de educação dos seus alunos com comprometimento, afeto e o "cuidar" dos seus alunos e o estreitamento de laços entre escola e família.
	
Gabarito: Propiciar condições favoráveis à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos é a tarefa primordial da escola, por isso o ambiente escolar deve ser planejado de forma a potencializar as oportunidades de aprendizagem dos educandos, através de estratégias metodológicas diferenciadas. Esse é um princípio que deveria nortear a educação de todos os alunos, pois proporcionar um espaço que estimule os alunos a aprender e desenvolver suas habilidades é o que dá sentido às atividades desenvolvidas no contexto escolar. Para promover uma educação de qualidade, é preciso levar em conta as diversidades presentes na sala de aula e incentivar o desenvolvimento de habilidades diversas, conforme os interesses de cada aluno.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201310765481)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	José Bleger tornou-se um autor conhecido com seus trabalhos com Psicanálise, Psicologia, Grupos e Instituições. A respeito dessa afirmativa podemos dizer que:
		
	 
	Deu importância a atuação profissional além dos consultórios e  com trabalhos de grupo.
	
	A ênfase dada por Bleger foi apenas nos grupos.
	
	Deu ênfase na atuação dos profissionais no consultório e também considerou importante além dos limites dele.
	
	Não achou importante a psico-higiene nos grupos.
	
	Deu importância a atuação profissional nos consultórios.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310293532)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São eixos norteadores da Análise Institucional: I- O rompimento das relações de poder rígidas e hierarquizadas; II- A explicitação da dimensão oculta das instituições nas ações cotidianas; III-O papel do analista como desencadeador do processo de análise que deverá ser continuado, no dia a dia, pelos próprios agentes organizacionais; IV- A Análise Institucional, como método de análise, visa a revelar nos grupos, esse nível oculto de sua vida e funcionamento ¿ a dimensão institucional ¿ representado pelo Estado, enquanto instituição por excelência (instituição primeira) e como método de intervenção assume um caráter político imediato ¿ o trabalho organizativo dos grupos, sua libertação pela palavra, sua passagem da heteronomia para a auto-análise, auto-gestão, autonomia.
		
	
	(c) I, III e IV estão certas.
	
	(a) I e III estão certas.
	 
	(e) I, II, III e IV estão certas.
	
	(b) I, II e III estão certas.
	
	(d) I e IV estão certas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201310311682)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em contraposição ao modelo burocrático, o movimento da pedagogia institucional pretende: I- levar para a Escola a um novo modo de funcionamento e de relações humanas, onde a criança torna-se o centro de decisão e o grupo assume a sua própria direção na autogestão. II- criar regulamentos de decisões sobre a escola, pela via hierárquica, onde a palavra final é da direção. III- preparar os alunos para contestar o sistema social em que vivem (sistema burocrático).
		
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	Apenas a afirmativa III está correta;
	 
	As afirmativas I e III estão corretas;
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativa I e II estão corretas;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201310296759)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Lapassade considera a análise institucional como um movimento, esse possuindo dois lados. De um lado constrói teorias para se analisá-las, de outro forma conceitos de práticas e de intervenções institucionais. Pensando assim a análise institucional visa inferir uma possibilidade de recriar e repensar a realidade social instituída. Analise os itens a seguir: I -Para Lapassade existem três níveis de realidade institucional, primeira é em nível de grupo, segundo é o nível de organização e terceiro a própria representação da instituição,o Estado. II- Os grupos consistem em formas mais simples de ajuntamentos, mas mesmos simples carregam marcas institucionais para organizar e regulamentar o aprendizado e a produção, dessa maneira vive-se instituído a todo lugar. III- O institucionalismo vê a sociedade como uma rede, uma teia, um tecido institucional e distingue duas vertentes ou processos: o instituinte - tido como um processo dinâmico capaz de criar, inovar e transformar a instituição e o instituído - visto como cristalizado, como estático sem possibilidades de mudanças. Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	Somente II
	
	somente I
	
	somente II e III
	 
	I, II e III
	
	somente I e III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201310293575)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Coimbra pode-se considerar algumas afirmações sobre a Escola: I- ela surge para fortalecer e garantir o poder de uma classe social que é dominante numa determinada formação social, ou seja, ela nem sempre existiu, é criada para servir a determinados objetivos. II- a hierarquia que existe em nossa sociedade ali se reproduz e nisso a disciplina desempenha um papel fundamental, através das punições e castigos. III- se coloca aberta a todos, é vista como democrática, e trata a todos da mesma forma, assumindo sua responsabilidade pelos fracassos escolares. IV- ela, em seu interior, reproduz e fortalece a divisão de classes que existe em nossa sociedade.
		
	
	(d) As afirmativas II e IV estão corretas;
	 
	(c) As afirmativas I, II e IV estão corretas;
	
	(b) As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	(e) A afirmativas I e II estão corretas.
	 
	(a) As afirmativasI, II, III e IV estão corretas;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310624453)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que diz respeito sobre a relação entre família e escola, é possível afirmar que:
		
	
	A escola deve elaborar seu Projeto Pedagógico, independente do contexto do aluno.
	
	As questões relacionadas à formação da cidadania dizem respeito apenas à escola.
	
	A família deve exercer sua função de educadora e não interferir no processo de ensino-aprendizagem, para não atrapalhar o desempenho do indivíduo.
	
	A escola é a única responsável pela aprendizagem e formação da cidadania do indivíduo.
	 
	O processo de ensino-aprendizagem é amplo, vai além da escola e isso exige a participação da família.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201310293613)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Numa atividade em grupo, de acordo com a classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert, qual deve ser utilizada para garantir um melhor desempenho do grupo?
		
	
	Sensitiva.
	
	Conectiva;
	 
	Disjuntiva;
	
	Conjuntiva;
	 
	Aditiva;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310789857)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Toda mudança é difícil de acontecer e segundo Peter Block mais difícil ainda de se manter. Quando queremos mudar uma cultura organizacional o mais difícil desse processo se dá devido a. Marque a opção correta.
		
	
	As pessoas que estão na organização não têm boa vontade.
	
	O líder têm dificuldade de mudar e isso dificulta a equipe.
	
	Os líderes não sabem fazer mudanças.
	
	As pessoas não colaboram com os seus líderes.
	 
	As pessoas de um modo geral têm dificuldade de sair da zona de conforto, para algo novo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes