Buscar

Motricidade humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Culto obsessivo ao corpo pode provocar distúrbio. A gente prefere estar bonito a cuidar da saúde". 
A busca exagerada pelo físico perfeito atinge jovens que estão cada dia mais preocupados 
com a aparência. O problema acontece quando isso se torna uma doença e eles passam a 
praticar exercícios físicos em excesso e fazem uso de anabolizantes, ignorando efe itos e 
complicações ocasionados por tal procedimento.
Considerando o fragmento de reportagem apresentado acima, qual seria a intervenção 
adequada do profissional de educação física, para promover um estilo de vida saudável 
entre os jovens na instituição?
R: É orientar os alunos a fazerem exercícios físicos corretamente,respeitando o limite do corpo e orientando cada um deles sobre o perigo de anabolizantes, no qual pode gerar prejuízos a sua saúde.
Ou: Estimular a prática de exercícios físicos para uma vida saudável e esclarecer as finalidades e os riscos do emprego dos esteróides anabolizantes.
Carlos, professor de educação física em uma escola na periferia de uma grande cidade, observou aumento substancial de massa muscular entre os seus alunos e desconfiou que eles estivessem utilizando anabolizantes.
Mesmo após algumas conversas individuais, percebeu que não estava obtendo resultados significativos, provavelmente porque muitos desses jovens sentiam-se reféns da opinião de uma sociedade de consumo em que é crescente a importância atribuída à aparência corporal.
Diante desse cenário, o professor, em suas aulas, poderia adotar qual estratégia? 
R: Realizar atividades físicas com o objetivo de proporcionar vida mais saudável e abordar os efeitos danosos de utilização de anabolizantes.
 
No mundo antigo, mais precisamente na Grécia Antiga, que é considerada como o berço da civilização ocidental, trazendo muito conhecimento e reflexões a respeito da concepção de corpo. Filósofos como Aristóteles e Platão refletiam e indagavam sobre as diversas formas de entender e compreender os diversos significados e funções atribuídas ao corpo. Na filosofia de Platão, ele segmenta o mundo em mundo sensível e mundo inteligível. Qual é a relação que Platão faz a respeito do corpo com estas duas concepções e separação de mundo?
R: A separação entre o mundo sensível e o mundo inteligível, acaba por colocar uma dicotomia entre o corpo (matéria) e a alma (inteligência), sendo que o corpo se relaciona com o mundo sensível e a alma com o mundo inteligível.

Outros materiais