Buscar

AP1 2017.1 gabarito.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AP1
Período – 2017.1º
Disciplina: Orçamento Público
Coordenador da Disciplina: Kátia de Almeida
Aluno (a): ...........................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
Defina Orçamento Público.
R. Em termos simples, o orçamento público reúne, de forma sistemática e organizada, todas as receitas estimadas para um determinado ano e o detalhamento das despesas que o governo espera executar. Na sua forma, portanto, ele é um documento contábil de receitas e despesas.
Quando é elaborado o Plano Plurianual (PPA)?
R: A elaboração do PPA é uma das primeiras preocupações do chefe do Executivo logo após a posse. Em 2007, o presidente e os governadores eleitos em 2006 deram prosseguimento ao PPA 2004-2007, elaborado por seus antecessores. Os prefeitos eleitos em 2008 e empossados no início de 2009 também deram continuidade ao PPA anterior, de 2006-2009. Mesmo em caso de reeleição, o chefe do Executivo é obrigado a fazer um novo PPA no primeiro ano de seu segundo mandato.
Explique a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
R: A LDO estabelece anualmente as metas e prioridades para o exercício financeiro subseqüente, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispõe sobre alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação de recursos financeiros das agências financeiras de fomento, baseada no artigo 165 § 2º e 169 § 1º da Constituição Federal.
Ainda define as metas e prioridades de programas de governo, baseadas no PPA, e nela deve constar: autorização específica para a concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão de pessoal, pelos órgãos e entidades da administração direta e indireta, ressalvadas as empresas públicas e sociedades de economia mista.
As receitas de transferências legais são os repasses feitos aos Estados e municípios por determinação de leis específicas e que não requerem a celebração de convênio. Cite dois exemplos:
Receitas de royalties* do petróleo, repassadas aos municípios a título de indenização, no montante de 1% sobre o valor do óleo, xisto betuminoso e gás extraídos de suas áreas, onde se fizer a lavra do petróleo.
Transferências realizadas no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundo Nacional de Saúde (FNS) e o Fundo Nacional da Assistência Social (FNAS), para a realização de ações específicas de educação, saúde e assistência social.
A classificação da despesa por categoria econômica é inspirada no esquema estabelecido pela Contabilidade Nacional. Assinale o objetivo da classificação por categoria econômica justificando sua resposta.
Dimensionar a participação do dispêndio governamental nos principais agregados da análise macroeconômica.
Identificar os principais programas que refletem as prioridades explicitamente estabelecidas pelo governo.
Demonstrar a distribuição funcional da despesa.
Classificar os gastos em funções, programas e sub-programas.
Medir a participação do governo federal no PIB (Produto Interno Bruto).
GABARITO: “A”
R: a classificação econômica, a qual identifica o objeto imediato de cada despesa e proporciona o controle contábil dos gastos, tem como objetivo propiciar elementos para uma avaliação do efeito econômico das transações do setor público.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes