Buscar

sal de acido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sais de ácido carboxílico 
Os sais carboxilatos são produzidos através da neutralização entre ácidos e bases. São geralmente sólidos, inodoros, apresentam altos pontos de fusão e se dissolvem facilmente. Denominam-se carboxilatos os sais derivados de ácidos carboxílicos. (1)
Os carboxilatos de sódio e potássio são utilizados na produção de sabões. Quimicamente, os sabões são uma mistura de sais de sódio ou potássio de ácidos graxos, são obtidos através da saponificação de gordura animal, dos sabões compostos de sódio obtêm-se produtos consistentes e para a limpeza geral; os compostos com potássio produzem sabões com pouca dureza.(1)Figura 1 - Produto final da mistura de diferentes sais, um composto produzido há 600 a.C, pelos fenícios que utilizavam terra argilosa, cinzas de madeira. O produto final era um sabão pastoso.
Fonte: http://criacoescaseiras.blogspot.com.br/2012/04/sabao-de-cinzas-operacao-de-salvamento.html
Um composto residual nos tonéis de vinhos, chamado de tártaro - produto do ácido tartárico. Este sal origina o cremor de tártaro, possui coloração branca ou amarelada, é inodoro, insolúvel em álcool e pouco solúvel em água. Experimentalmente, em 1835, ao misturá-lo com o bicarbonato de sódio obteve-se o primeiro fermento. Na indústria alimentícia é usado para evitar a caramelização de balas, fermentos para panificação e bolos. (2)Figura 2 - A combinação de cremor de tártaro e bicarbonato deu origem ao primeiro fermento, em 1835.
Fonte: http://www.multireceitas.com.br/wp-content/uploads/2015/04/receita-de-bolo-de-trigo-simples.jpg
Os sais de frutas têm como componente principal o bicarbonato de sódio. De caráter básico, regula o nível de acidez em nosso corpo reduzindo a acidez estomacal, proveniente da ionização do ácido clorídrico. (1) Este sal deriva do ácido sódico, e é utilizado em diversas atividades domésticas como: preparo de bolos agregado ao cremor de tártaro; em equipamentos de segurança é usado para a produção de espuma dos extintores de incêndio.(5) Na adulteração do leite é adicionado para reduzir a acidez proveniente da deterioração.(4)
O sal derivado do ácido sórbico é o sorbato de potássio. Por ser mais solúvel em água é muito utilizado como conservante de alimentos e enlatados, impede o desenvolvimento de fungos e bactérias. Na fabricação de vinhos pode ser adicionado para estabilização do sabor, evitando a continuidade da fermentação. Possui característica irritante, contudo sua baixa toxicidade permite que seja usado com segurança como conservante. É produzido através da reação entre o ácido ascórbico e hidróxido de potássio. (3)
Figura 3 - Alimentos enlatados que contém o conservante sorbato de potássio, um composto que impede o crescimento de fungos e bactérias. 
Fonte: http://bomsabor.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/05/enlatados-820x450.jpg
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.Souto, C. R., & Duarte, H. C. (2006). Química da vida. Natal, RN: EDUFRN.
2. <https://books.google.com.br/books?id=65D9AwAAQBAJ&pg=PT29&dq=cremor+t%C3%A1rtaro+sal&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi2u_jqsYfNAhVJeSYKHc_bA34Q6AEIMDAC#v=onepage&q=cremor%20t%C3%A1rtaro%20sal&f=false> Acesso em 31 mai 16.	
3. < http://www.sorbatodepotassio.com.br/o-que-e-sorbato-de-potassio/> Acesso em 01 jun. 16
4. < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc06/exper1.pdf> Acesso em 01 jun.16
5. <http://slideplayer.com.br/slide/5905191/> Acesso em 01 jun 16.

Outros materiais