Buscar

AV1 Recursos Naturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)A energia nuclear é resultante da fissão do urânio em um reator nuclear. Esse processo gera calor, que aquece a água presente no reator nuclear, gerando vapor que move as turbinas, acionando um gerador de corrente elétrica. Em 2012, 1,4% da energia necessária para abastecer a economia do Brasil foi atendida pela energia nuclear. Portanto, ainda que pequena se comparada com outras fontes de energia é importante conhecermos suas características. Uma desvantagem no uso desta fonte energética é:
Alternativas:
a)A energia nuclear não proporciona independência energética aos países importadores de combustíveis fósseis.
b)Gera resíduos radioativos difíceis de serem armazenados de modo seguro.
c)Ainda não possui uma base cientifica segura e confiável para sua utilização.
d)Não é considerada uma energia limpa, pois contribui para a emissão de gases de efeito estufa através da liberação de dióxido de carbono na atmosfera.
e)Na natureza há poucas fontes capazes de gerar energia nuclear e a energia elétrica gerada a partir dessas fontes é de difícil transmissão.
2)A energia eólica é produzida a partir da força dos ventos, transformando energia cinética em energia mecânica e elétrica. Sobre a geração de energia eólica, analise as afirmações abaixo:
I. Por ser fonte de energia limpa e inesgotável, as usinas eólicas constituem uma das modalidades de energia renovável que mais cresce no mundo.
II. No Brasil, na região Nordeste, estão localizadas as melhores áreas de ventos do país.
III. O custo da geração de energia eólica é menor do que da geração de energia hidrelétrica.
IV- A maior vantagem no uso desta fonte de energia é que as usinas eólicas podem ser instaladas em qualquer região aberta, sem necessidade de conhecimento prévio do comportamento dos ventos.
Assinale:
Alternativas:
a)se I e III estiverem corretas.
b)se II; III e IV estiverem corretas.
c)se I; II e IV estiverem corretas.
d)se III e IV estiverem corretas.
e)se I e II estiverem corretas.
3)Todas as tecnologias energéticas estão hoje unidas nos países desenvolvidos para enfrentar os problemas de esgotabilidade do energético mais utilizado - o petróleo - e da preocupação global com o aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2 ) na atmosfera terrestre. Além disso, deve-se ainda considerar o caráter estratégico da utilização de fontes alternativas de energia, em razão de que grande parcela das reservas mundiais de petróleo está localizada em regiões de conflitos políticos e étnicos de difícil solução a curto prazo. O primeiro problema - esgotamento do petróleo - não parece, ao menos por enquanto, assustar os responsáveis pelo planejamento estratégico das principais nações do mundo. Contudo, um indício de mudança pode ser o fato de que grandes companhias internacionais do setor petrolífero já têm atuação na área das energias renováveis, como, por exemplo, a Shell Solar e a BP Solar. A longo prazo, a escassez do petróleo poderá vir a ser o grande impulsionador da utilização das energias renováveis em larga escala. Sobre energias renováveis analise as afirmativas a seguir:
I- Quando não existem gêiseres, e as condições são favoráveis, é possível "estimular" o aquecimento d'água usando o calor do interior da Terra.
II- Sua baixa densidade (energia/área) e sua variação geográfica e temporal representam grandes desafios técnicos para o seu aproveitamento direto em larga escala. Na busca do aproveitamento direto da energia solar, diversas tecnologias vêm sendo estudadas, com especial destaque para a conversão fotovoltaica, a conversão térmica e a arquitetura bioclimática.
III- É um recurso renovável substancial, passível de ser usado como combustível para produção de eletricidade e outros produtos energéticos. A implantação de cultivos energéticos pode ser uma alternativa lucrativa para proprietários rurais, que poderão usá-los, em complemento aos cultivos tradicionais, para gerar energia para consumo próprio e prover uma fonte adicional de renda para o setor de agroindústria e moveleiro.
Associe as afirmativas acima com a fonte de energia:
Alternativas:
a)I-geotérmica; II-solar; III-biomassa.
b)I-nuclear; II-eólica; III-biomassa.
c)I-hidráulica; II-solar; III- termelétrica.
d)I-geotérmica; II-biomassa; III-solar.
e)I-nuclear; II- solar; III-biomassa.
4)Desde o surgimento da humanidade na Terra, a necessidade de consumir energia esteve diretamente relacionada a sobrevivência humana. Portanto, de certa forma, podemos afirmar que qualidade de vida está diretamente relacionada a consumo de energia. Porém, apesar de toda a evolução e descobertas de inúmeras fontes de energia e dos avanços tecnológicos, observamos que sua forma de utilização no mundo contemporâneo continua a ser insustentável porque:
Alternativas:
a)Atualmente as principais matrizes energéticas do mundo são o petróleo e o carvão mineral, que são fontes não-renováveis e muito poluentes.
b)As fontes alternativas de energia que são não-poluentes são de custo elevadíssimo e só podem ser produzidas em pequena escala para consumo em comunidades isoladas.
c)A energia hidroelétrica que assume a liderança no consumo mundial de energia, necessita da construção de grandes represas que causam muitos impactos ambientais.
d)A energia nuclear, que é a solução mais viável para a questão energética do mundo, depende do enriquecimento do urânio, cuja tecnologia é controlada por poucos países e inacessível para a grande maioria.
e)Todas as fontes de energia utilizadas são finitas e seu uso está associado ao agravamento de vários impactos ambientais, como o aquecimento global.
5)A definição de recursos naturais abarca um amplo espectro de componentes como recursos minerais (minérios), recursos biológicos (fauna e flora), recursos ambientais (ar, água e solo), recursos incidentais (radiação solar, ventos e correntes oceânicas) Todo recurso natural é um bem que provém da natureza e que o homem pode utilizar para satisfazer suas necessidades, sendo classificado em recurso natural renovável ou não renovável em função da capacidade de esgotamento. Os recursos naturais podem ser classificados em renováveis ou não renováveis. (Fonte: SENHORAS, Elói Martins; MOREIRA, Fabiano; VITTE, Claudete de Castro Silva. (2009), A agenda exploratória de recursos naturais na América do Sul: da empiria à teorização geoestratégica de assimetrias nas relações internacionais. Selected works. January 2009. Disponível em:http://works.bepress.com/cgi/viewcontent.cgi?article=1122&context=eloi). Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Energia renovável é uma energia derivada de processos naturais que são ou podem ser constantemente reabastecidos. Energia renovável refere-se ainda à energia gerada de recursos naturais em níveis sustentáveis que pode vir de fontes de energia não-fósseis, ou renováveis. A energia denominada de sustentável é a que mantém um ciclo equilibrado de produção e consumo.
PORQUE
II- É gasta em quantidade e velocidade nas quais a natureza pode repô-la. O conceito está diretamente ligado ao de desenvolvimento sustentável: levam-se em conta os fatores ambientais, mas não significa necessariamente energia limpa. A lenha, por exemplo, é um recurso sustentável quando a madeira é cultivada para esse fim; mas os gases decorrentes de sua queima são tóxicos e poluentes. Portanto, não pode ser considerada como fonte "limpa" de energia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
c)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d)As asserções I e II são proposições falsas.
e)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Outros materiais

Outros materiais