Buscar

técnicas de pesagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. INTRODUÇÃO
	 Historicamente, a balança surge no Antigo Egito, modelo que consistia em uma haste suspensa com dois pratos nas extremidades. Sua finalidade era pesar a verdade e a culpa carregada durante a vida – contrapondo o coração (culpas) e uma pena (virtudes) - era uma balança relacionada à justiça e imprecisa. Estes relatos aparecem em papiros, murais e inclusive no Livro dos Mortos, como um julgamento final onde o espírito seguiria para o céu ou inferno.
	Com o passar do tempo, foi aperfeiçoada e utilizava como padrão pesos, travas e ganchos para que os objetos ficassem suspensos, sua utilização envolvia principalmente o comércio. As modificações feitas não garantiam tanta precisão durante a pesagem, no entanto, não haviam questionamentos suficientes que justificassem novas adequações no aparelho.
A utilização da balança na alquimia tem grande importância, pois já havia o interesse em pesagens com valores definidos a fim de produzir o ouro alquímico, cujo interesse estava ligado à divindade, contudo para o alquimista Paracelso a intenção da alquimia era preparar medicamentos e amenizar o sofrimento da humanidade, a balança garantiria a produção destes medicamentos e torná-los eficientes seria a balança. 
Para o químico Antoinie Lavoisier a balança tornou-se um instrumento de precisão que separaria química e alquimia. Sua grande contribuição para a química deu-se através de mensurações feitas em uma balança comprovando que qualquer material ao ser oxidado não perderia sua massa inicial e formaria um novo componente. Através disto, o químico elaborou o princípio da conservação das massas.
Atualmente, com maior precisão são utilizadas balanças analíticas e semi-analíticas, tendo como variação a precisão e a capacidade. Os exemplos citados podem ser: eletrônicas (que utilizam a pressão no prato e convertem em um valor numérico no mostrador digital) ou mecânicas (que comparam a massa com pesos padronizados). Quanto às técnicas de pesagem são utilizados os métodos direto (em que não é necessário um recipiente) e indireto (necessita de um recipiente para amparar o material). Ainda são necessários cuidados com o equipamento para sua conservação: carga máxima, limpeza, nivelamento e outros procedimentos a serem executados antes do início da pesagem. Cabe ressaltar que o termo “pesagem” é utilizado para explicar a técnica, o conceito de peso e massa são diferentes.
2. OBJETIVO
Manipular corretamente a balança técnica e a balança semi-analítica e executar corretamente medidas de massas.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
1) Balança analítica
2) Balança semi-analítica
3) Argolas de madeira
4) Argolas de plástico
5) Cobre
6) Pedrisco
7) Areia úmida
8) Rodízio para cortina de trilho (acessórios de costura)
9) Cloreto de sódio (NaCl)
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A) Pesagem direta na balança eletrônica.
1. Verificar se a balança está nivelada, caso não esteja, fazê-lo através dos pés niveladores.
2. Verificar se o prato da balança está limpo, caso não esteja, limpá-lo usando um pincel macio.
3. Pressionar [L/D] para estabilizar a balança.
4. Pressionar [T/F Prog] para zerar a balança.
5. Colocar a amostra no centro do prato da balança e esperar o valor estabilizar.
6. Efetuar a leitura da massa e anotar o valor.
7. Retirar o material do prato da balança.
8. Pedir para um colega repetir o procedimento como forma de verificação do valor de massa.
9. Comparar os valores das massas obtidas, da mesma amostra, nas duas pesagens.
10. Repetir o procedimento com as amostras seguintes.
B) Pesagem indireta na balança eletrônica.
1. Verificar se a balança está nivelada, caso não esteja, fazê-lo através dos pés niveladores.
2. Verificar se o prato da balança está limpo, caso não esteja, limpá-lo usando um pincel macio.
3. Pressionar [L/D] para estabilizar a balança.
4. Pressionar [T/F Prog] para zerar a balança.
5. Colocar o papel acetinado no centro do prato da balança e pressionar novamente [T/F Prog] para tarar. 
6. Transferir cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, pequenas porções do sal (NaCl) até obter a massa de 1,9g.
4. ANÁLISE DOS RESULTADOS
	As balanças já estavam ligadas, não foi necessário aguardar o período estipulado para iniciar as atividades, também não foi necessário limpeza. Iniciou-se o nivelamento, uma etapa importante na obtenção dos resultados e de difícil precisão. 
Todos os objetos estavam em temperatura ambiente e não ultrapassaram a carga máxima. Foram definidos quais os itens seriam pesados pelo modo direto ou indireto. 
Para a pesagem indireta foi utilizado um recipiente similar a uma barquinha de pesagem, sua massa correspondia a 0,84 gramas, este recipiente era de papel, após tarar o recipiente iniciaram-se as pesagens indiretas. A dificuldade nesta pesagem consistia em atingir o valor estipulado ou remover se o valor obtido fosse além do estipulado. Após a pesagem indireta o material era devolvido ao recipiente de origem e a barquinha era limpa para evitar que os resíduos interferissem nas pesagens posteriores. 
	A pesagem direta foi realizada sem qualquer interferência ou dificuldade. 
Tabela 1 - Matérias, valores estipulados e obtidos, método de pesagem e manipulação.
	Itens analisados
	Valores à obter
	Valores obtidos (g)
	Método direto ou indireto.
	Manipulado por:
	Argolas de madeira
	5 unidades
	31,53 g.
	Direto
	Marco
	Argolas de plástico
(grandes e pequenas)
	10 grandes e 7 pequenas
	114,09 g.
	Direto
	Evandro
	Limalha de cobre
	12,32 g
	12,34 g.
	Indireto
	Kátia
	Pedrisco
	34,57 g.
	34,57 g.
	Indireto
	Evandro
	Areia úmida
	2,75 g.
	2,75 g.
	Indireto
	Fernando
	Rodízio para cortina de trilho
	12 peças
	18,70 g.
	Direto
	Marco
	Cloreto de sódio (NaCl)
	1,93 g.
	1,93g.
	Indireto
	Francieli
	
5.CONCLUSÃO
É de grande importância saber como utilizar a balança corretamente para obter resultados esperados, cuidados iniciais como limpeza e nivelamento garantem a exatidão dos mesmos. No experimento realizado a atenção inicial estava direcionada em nivelar a balança para aumentar a precisão.
Não havia um protetor para a balança, portanto não há descarte de pequenas interferências como corrente de ar ou calor. Os integrantes do grupo atentaram em não apoiar na bancada ou permanecer próximos à balança para não interferir no resultado final, conforme orientado pela professora.
Após a pesagem direta ou indireta aguardava-se um tempo para que o valor estabilizasse, em alguns itens, como forma de conferência foram repetidas as pesagens. Houve certa dificuldade na pesagem da areia, pois estava úmida. A pesagem de alguns itens apresentou dificuldade relativa, pois eram valores mínimos a serem retirados ou acrescentados até obter o valor estipulado pela professora.
Não houve grande dificuldade para a realização, contudo, as técnicas utilizadas garantem a obtenção dos valores adequados e também a preservação do equipamento de uso comum.
	
	
6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.http://www.feiradeciencias.com.br/sala21/21_19.asp, acessado às 15h29min em 03/03/2016.
2.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000600030, acessada às 16h45min em 03/03/2016. 
3.http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL174.pdf, acessado às 18h50min em 05/03/2016.
4.https://books.google.com.br/books?id=8L4RaCKKSAIC&pg=PA43&dq=balan%C3%A7a+qu%C3%ADmica&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiU-aWJ_arLAhVCipAKHalJCT8Q6AEIHDAA#v=onepage&q=balan%C3%A7a%20qu%C3%ADmica&f=false, acessado às 19h em 05/03/2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes