Buscar

Trabalho Admnistração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Pense em um segmento de mercado e reflita sobre a possibilidade de subdividi-lo em mercados de nicho. Quais são as variáveis que podem ser levadas em consideração para a formação dos nichos? Esse novo mercado passa pelo teste dos cinco critérios para segmentação eficaz ou de sucesso? 
R: Exemplos de segmentos de mercado subdivididos:
Educação > Educação a Distância > Educação à distância para Estudantes Internacionais
Psicologia > Medos e Fobias > Medo De Falar Em Público
Variáveis: conteúdo, serviços e produtos , garantia de resultados na proposta de serviços.
Importância,Destaque ,Superioridade ,Exclusividade ,Lucratividade 
2. Usando diferentes critérios de segmentação, tanto para o cliente final como para o organizacional, descreva os segmentos que provavelmente serão compradores de sucos e vinhos. Existem possibilidades de nichos de mercado? Em caso positivo, a partir de que variáveis e por meio da adoção ou supressão de quais características dos produtos?
 R:
Segmentando o mercado Consumidor Final
Segmentando o mercado Consumidor Final de Vinhos 
-Geográfica: O consumo no Brasil em maior escala é do Estado de São Paulo seguindo pelo Rio de Janeiro, segundo dados do Wine Inteligence de 2012 
-Demográfica: 54% do mercado Consumidor é composto de homens entre a idade de 25 a 34 anos, que possui como renda mensal entre 3 a 6 salários mínimos. 
Segmentando o mercado Consumidor Final de Sucos de Uva 
-Geográfica: O consumo no Brasil em maior escala é do Estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro, segundo dados do Wine Inteligence de 2012 
-Demográfica: Maior parte de mulheres, e jovens, de classe média alta, com maior grau de instrução. 
-Psicográfica: Uma parte do público de consumidores é induzida pelas questões de benefícios de saúde ao se ingerir este tipo de bebida. 
- Comportamental: a maior parte dos consumidores de sucos de uva é por pessoas com perfil psicográfico de benefício para a saúde, outra parte são pessoas que consomem sucos juntamente com algum alimento (Mercado de Massa). 
- Benefícios: para a saúde, sem causar danos aos consumidores como alcoolismo, no caso dos vinhos, e mantendo os mesmos benefícios da uva, como o vasodilatador. 
Segmentando o mercado Consumidor Organizacional
Segmentando o mercado Consumidor Organizacional de Vinhos: 
- Demográfico: Setor Terciário, empresas de médio e grande porte. 
- Geográfico: Devido ao consumo ser mais elevado nas regiões Sudeste e Sul, a maior venda será para empresas destas regiões. 
- 
Segmentando o mercado Consumidor Organizacional de Sucos de Uva: 
- Demográfico: Setor Terciário, empresas de médio e grande porte. 
- Características Pessoais: o perfil do consumidor de sucos de uvas são pessoas que adquirem este produto juntamente com algum tipo de comida, há também os consumidores que compram pelo benefício da saúde, portanto os primeiros se assemelham a empresas de grande porte, e que vendam seus produtos no mercado de massa; e o segundo grupo se assemelha a empresas que vendam os produtos mais específicos, aderindo ao produto as questões de atendimento diferenciado, e produtos com mais qualidade e naturalidade. 
3. Debata com seus colegas: o marketing de massa está ultrapassado ou ainda pode ser utilizado em alguns mercados? Assuma uma posição e justifique-a.
R: Sim 
Justificação: Cada vez mais o marketing precisa ser estudado e analisado conforme as necessidades do mercado com suas necessidades mais alinhadas, porém os consumidores tratados de forma igual.
4. Pense na empresa em que trabalha ou faz estágio e, utilizando as variáveis de segmentação do mercado organizacional, defina os segmentos de mercado em que ela atua. Reflita: existem oportunidades a aproveitar? Quais?
R: Pessoal cada um coloca sua empresa
Com o que trabalho
Localização geográfica
Ramo
Aproveitar, incentivo primeiros empregos ,estágios , serviços de promoção interna
5. Para cada um dos três produtos e serviços a seguir, descreva as variáveis de segmentação que podem ser úteis para aumentar a competitividade de uma organização com basena satisfação dos clientes:
R:
a. corte de cabelo; Barba:Corte:pintura
b. serviços de limpeza; Limpeza fina: desengrosso
c. site de relacionamento na internet. Pessoas: lugares:

Outros materiais