Buscar

ácido carboxílico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ácidos carboxílicos. Francieli de Jesus
		
	São compostos menos reativos, mas amplamente encontrados na natureza. São característicos por apresentar o grupo funcional carboxílico (Ar- COOH ou R-COOH) na extremidade.(1)
	O ácido lático possui fórmula molecular C3H6O3 e trata-se de um composto com função mista, possui além do grupo carboxila o grupo hidroxila (-OH). Tem característica de um ácido fraco, acidez persistente e agradável sabor azedo – que caracteriza sua grande utilização na indústria alimentícia. 	(2)
O grau de pureza relaciona-se com o aroma, cor, sabor e aplicação: para produção de plásticos e alimentos 50 – 80%; fins farmacêuticos 75 – 85%. (2)
Nos alimentos, é utilizado como conservante de carnes, vegetais e pescados; em produtos de confeitaria são utilizados para intensificar o sabor ácido; fabricação de extratos, essências, sucos de frutas e refrigerantes. Em tingimento de tecidos é usado para fixar a cor, mantendo-a por mais tempo. (2)Figura 1 – Produto final do uso do ácido lático na indústria de laticínios.
Fonte: http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201602/2016020148829001456340813.pdf
Naturalmente, é encontrado no leite azedo, utilizado principalmente para a produção de iogurtes e bebidas lácteas fermentadas, a lactose (açúcar do leite) através do processo de fermentação por microrganismos é convertida em ácido lático e gás carbônico. Industrialmente o ácido lático é produzido a partir da fermentação do melaço, celulose ou outros derivados de carboidratos, através da síntese química obtêm-se um produto puro e com custo elevado, isto faz com que a síntese biotecnológica torne-se o primeiro recurso a ser utilizado. (5)
No organismo também há produção de ácido lático, os glóbulos vermelhos o produzem ao transportar oxigênio para as células, por ser produzido em pequenas quantidades o organismo absorve sem causar cãibras ou lesões musculares. (3)Figura 2 - Sintomas do acúmulo de ácido lático na musculatura.
Fonte: http://www.malhandocerto.com/glossario/acido-latico/
Em atividades físicas intensas, a molécula de glicose fornece energia para as fibras musculares, como resíduo da degradação produz-se o ácido lático, característico pela queimação muscular. O bicarbonato de sódio presente no organismo neutraliza parcialmente o acúmulo de íons H+ enquanto o lactato é utilizado como fonte energética (após toda a glicose ter sido consumida), a porção dos íons que não se neutralizou 
O ácido oxálico é um ácido dicarboxílico, encontrado nos vegetais verde escuro como o espinafre – que também possui grandes quantidades de ferro e cálcio.(1) O consumo de vegetais ricos em oxalato diminuem a absorção de minerais como ferro e cálcio. Além disso aumenta a chance de formação de cálculos renais (4) 
Sua aplicação: eliminação de ferrugens em metais, mármores e outras rochas, branqueamento do couro, cortiça, palha, papéis, fabricação de tintas. Comercialmente, o produto apresenta-se na forma hidratado, apresentando fórmula molecular (COOH)2 2H2O (6)
A ingestão ou contato com soluções concentradas causa hemorragia e morte precoce. Soluções diluídas levam mais tempo para mostrar sinais de intoxicação. (6)Figura 3 – Espinafre contém em grandes quantidades o ácido oxálico, que dificulta a absorção de cálcio no organismo. Quando cozido, a presença de ácido oxálico é reduzida.
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/vidasaudavel/files/2010/03/popeye.jpg
 O ácido málico está presente naturalmente em todos os organismos, mas por seu nome derivar do latim malum, este composto é encontrado com facilidade em maçãs e peras ainda verdes. Conforme estas frutas amadurecem a concentração de ácido diminui e a quantidade de açúcar aumenta. Os animais não comem frutas verdes e isto dificulta a germinação das sementes. (1)
Em alimentos, é utilizado como acidulante, estabilizante e aromatizante. Por vezes é utilizado para preservar o sabor adocicado e ajustar o pH Também é utilizado na higienização de ferimentos e queimaduras. Na produção de cosméticos, pode ser incorporado na produção de produtos para rejuvenescimento e cuidados com a pele. Em produtos de higiene pessoal é incorporado a produção de enxaguantes bucais e creme dental.(8)
Na produção de vinhos, o ácido málico está presente em concentrações variáveis, em alguns tipos de vinhos, como o branco necessitam de pequenas quantidades para garantir a qualidade. Nos frutos com maior exposição solar o teor de ácido málico é maior do que os frutos que não estão expostos à luz solar. Nos frutos, a concentração é pouca devido a necessidade do fruto produzir glicose e frutose, esta produção acontece a partir da degradação do ácido málico. (7)
Figura 4 - Frutas ricas em ácido málico, que confere o sabor azedo em alimentos. Confere sabor azedo e adstringente nos alimentos que o possuem, em alimentos é utilizado como realçador de sabor.
Fonte: http://s2.glbimg.com/AZLBKp_G5UBqNdYjLA5PzCRHgt0=/smart/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/01/26/colunas-s-simplesmente-blends-frutas_2_1.jpg
Ainda sobre ácidos, podem-se citar os ácidos graxos com 18 carbonos e desempenham papel importante na alimentação. Os ácidos graxos importantes são: ômega-3, -6 e - 9. Estes compostos derivam comumente dos ácidos esteárico, oleico e linoleico; são característicos por possuírem uma instauração ao longo da cadeia. O ácido esteárico não possui dupla ligação e apresenta-se sólido a 37ºC. Os ácidos oleico (com dupla ligação no carbono 9) e linoleico (dupla ligação entre os carbonos 9 e 12) a 14ºC e 27ºC apresentam-se respectivamente líquidos. Com a elevação da temperatura as ligações duplas por serem do tipo cis provocam uma dobra na cadeia, dificultando a agregação de novas moléculas. (9)
Estes ácidos são de grande importância para a saúde e são obtidos através da alimentação, são considerados essenciais por não serem sintetizados no organismo. São considerados alimentos ricos nestes ácidos: azeite, óleo de canola, milho, girassol, amendoim e em peixes. (9)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.Bruice, P. Y. (2006). Química Orgânica (4ª ed., Vol. 2). São Paulo: Pearson Education do Brasil.
2. <http://slideplayer.com.br/slide/51025/> Acesso em 21 mai. 16.
3. <https://eagorainst.wordpress.com/2013/08/15/mocinho-ou-vilao/> Acesso em 21 mai. 16. 
4. <https://lookaholic.wordpress.com/2013/01/07/o-que-sao-fitatos-e-oxalatos-e-porque-voce-deve-tomar-cuidado-com-eles-em-sua-alimentacao/> Acesso em 21 mai. 16
5. CAPELLARI, Jaqueline Boldt. BIOSSÍNTESE DE ÁCIDO LÁCTICO POR Lactobacillus amylovorus A PARTIR DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS. 2010. 71 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Processos, Univille, Joinville, 2010.
6. <http://www.capecanaveral4045.com/acoxalic.html> Acesso em 21 mai.16
7.<https://books.google.com.br/books?id=7Lk6AgAAQBAJ&pg=PA43&dq=%C3%A1cido+m%C3%A1lico&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiazvK90IXNAhWCGpAKHVgwCiIQ6AEIKzAA#v=onepage&q=%C3%A1cido%20m%C3%A1lico&f=false> Acesso em 31 mai. 16
8. <www.vitalpharmaudia.com.br/site/public_images/produto/00ed3d42eb4ffeb0c2bc969351e73302.pdf> Acesso 31 mai. 16
9. 
< http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201603/2016030481242001459191353.pdf> Acesso em 01 jun.16

Outros materiais