Buscar

Revisão V1 - Roteiro de Estudos Capitulo IV O Discurso da Pulsão - Garcia Roza - Freud e o Inconsciente

Prévia do material em texto

Diferencie Instinto de Pulsão:
Instinto: Inato. São impulsos biológicos, uma força da natureza (Fome, dor, sexo). Esses impulsos conduzem a preservação da espécie. Padrão de comportamento, hereditariamente fixado e que possui um objeto especifico
Pulsão: Situado no limite entre o mental e o somático, é o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo – biologicamente falando - e alcança a mente, como uma ordem feita à mente no sentido de trabalhar em consequência de sua ligação com o corpo. Freud fala que não existe um caminho natural para a sexualidade humana. Não há uma maneira única de satisfazer o desejo, o que confere ao humano o problema de estar sempre insatisfeito frente a este.
A diferença entre os dois é que Instinto é um padrão de comportamento, hereditariamente fixado e que possui um objeto especifico, enquanto a Pulsão não implica nem comportamento pré-formado, nem objeto especifico.
Diferencie Objeto e Objetivos sexuais. 
Qualquer conduta sexual que não conduza a reprodução é perversa, já que, coloca em risco a reprodução. 
Objeto Sexual: é aquele ser (animado ou inanimado) de onde tem origem a atração. (Pulsão mira no objeto). Objeto da Pulsão
Objetivo Sexual: Ato que a pulsão conduz/satisfação. Incorporação do objeto. Ação que leva a realizar a satisfação. Alívio da tensão nas regiões do corpo. 
Quais foram as duas descobertas que fizeram Freud abandonar a ideia de trauma?
Descoberta do papel da fantasia + Sexualidade Infantil. 
Ele tomou essa decisão depois de ver os casos fracassados, faltava algo para entender. 
Também desconfiava dos relatos dos pacientes, quanto a terem sidos literalmente seduzidos pelos seus pais. 
Define o termo Fantasia:
Histórias de sedução que foram elaboradas dos impulsos do complexo de édipo anormalmente intensos. 
Vida imaginária do sujeito e a maneira como este representa para si mesmo suas histórias ou a história de suas origens. 
Quais são as forças psíquicas que fazem o sujeito transformar impulso sexual em sintoma neurótico? 
Vergonha + Repugnância
É um desvio do prazer, para que a gente esqueça que não podemos realizar. Substitui a satisfação para nos proteger. 
Qual foi a importância da descoberta por parte de Freud da sexualidade infantil?
A sexualidade infantil é fundamentada na estruturação do psíquico. Ela já se fazia notar através de um conjunto de práticas sociais no sentindo de invocar as ameaças que ela representava. A sociedade sentia a ameaça: 1) Porque negava a existência dessa sexualidade; 2) esquecemos nossas dores na infância (amnésia) (não lembramos como nascemos).
Explique autoerotismo:
Antes da fase narcisista, o sujeito tem uma pulsão sexual, que está ligado a uma parte do corpo/zona erógena, e ali ele encontra satisfação sem recorrer a um objeto externo. Exemplo: Sugar o dedo.
O que são Zonas Erógenas?
São certas regiões do corpo que são fontes de diversas pulsões parciais. 
O que é Pulsão Parcial?
A pulsão parcial são os elementos iniciais que, a partir do momento que vai se constituindo, se organiza a libido. Começa bagunçado, anárquico, caracterizando o autoerotismo. Enquanto umas zonas parciais estão ligadas a uma zona erógena determinada, outras são independentes e definidas pelo seu alvo. 
Diferencie Pulsões e Pulsão Parcial: 
Pulsão é o limite entre o corpo e a mente do indivíduo e sempre fazem pressão para satisfação. A satisfação está relacionada com o próprio corpo e em parte aos objetos externos. Elas funcionam independente umas das outras e é por isso que são chamadas de função parcial. 
O que é Organizações pré-genitais?
Organizações da vida sexual nas quais as zonas genitais ainda não assumiram seu papel preponderante, isto é, nas quais a busca do prazer ainda não está dominada pela função reprodutora sob a primazia da zona genital. 
Quais as fases da organização da libido? Explique cada uma delas. 
Certos impulsos relacionados com certas partes específicas do corpo da criança adquirem privilégios em relação a outras partes. 
Fase Oral: (período pré-genital) 
Através da amamentação que uma criança se satisfaz. E através da boca que suas primeiras experiências são vividas. Isso fica na memória da criança, e sempre que ela sentir necessidade de satisfação, ela vai lembrar dessas experiências. 
O objeto: seio/seu substituto. 
Objetivo: Incorporação do objeto. (Para ser um imitador da sua identificação futura) (incorpora o leite e o afeto)
Modelo de incorporação: Não se caracteriza apenas pelo predomínio de uma zona de corpo, mas por um modo de relação com o objeto: a incorporação. 
Atividade: Dentro-Fora: Todos os objetos que se mostram agradáveis são incorporados pela criança e os desagradáveis são expulsos; 
Subcategorização em: Fase oral-sádica (aparecimento dos dentes) e fase oral precoce (função da sucção);
Fase Anal: (2-4 anos) (período pré-genital) 
A criança obtém prazer no processo de eliminação da urina e nas fezes. 
Anus é a fonte de estimulação. 
Objeto privilegiado: Fezes.
Atividade Passivo e Ativo: Contrai e relaxa esfíncter. Os produtos anais são valiosos para a criança, são como partes do corpo dela. E é por isso que é difícil se separar desses objetos valiosos. Seu valor é tão especial que oferecem para pessoas queridas. 
O objeto: zona anal / esfíncter (anal /vesical)
Posição psíquica sobre ser ativo ou passivo. 
Ativo: Segura o coco/afeto. 
Passivo: Solta o afeto. 
Fase Fálica: (3a): Momento que os genitais e a diferença sexual passam a tomar o interesse da criança com maior intensidade. 
Predomínio dos órgãos genitais, que são produtores de satisfação. 
A criança toma uma postura narcisista, voltando-se para o próprio corpo para conseguir satisfação. Aonde se cria a personalidade. 
Objeto sexual: Órgãos genitais (diferença anatômica: Feminino / Masculino)
No menino: Acontece o interesse sexual pela sua mãe e disputa o amor com o pai. O menino vê no pai um rival. Ao observar suas colegas, irmãs, etc... sem pênis, o menino vê uma menina que é castrada. Como ele já conhece a ideia de que tentam o impedir de se masturbar, ou de tocar seus órgãos, ele remete a ideia de que isso aconteceu com mulheres, principalmente sua mãe. Ele entende que todas as mulheres tiveram pênis, e foram castradas. (Chamado de complexo de castração)
Resta ao menino obedecer o pai, para que possa continuar com seu membro. 
O que é falo: Representação da falta. Indicativo de uma ausência, sendo assim, de uma insatisfação. 
Assim, o menino abandona o amor da mãe, e busca novas compensações para seus impulsos proibidos. Ele busca identificar com seu pai. 
Na menina: Inicia-se da mesma forma que nos meninos, mas a saída é diferente. Ela também mantém seus sentimentos com a mãe, mantem as práticas de masturbação, e acha que todo mundo tem clitóris igual ela. Quando percebe que não é assim, cria a teoria que o seu clitóris vai crescer. Até ver que sua mãe não tem um falo, ela é castrada. E culpa ela. Por compensar a falta do pênis graças a sua mãe, vai pro lado do pai. Ao culpar a mãe pela castração que fizeram com ela mesma, a criança, a menina se identifica com ela em busca do amor paterno, ela percebe, que assim como acontece com os meninos, o pai também tem elementos que faz a mãe quere-lo. 
Busca no pai o pênis que lhe falta, depois passa a querer ter um filho desse pai, especificamente um filho homem. 
A menina não sai do complexo de édipo. Porque nunca vai alcançar esse desejo, e ela vai ter que substituir esse pai por outros objetos que possam compensar sua castração.
Período de Latência: 
No começo, a criança é peversa polimorfa, ou seja: Seus impulsos sexuais não obedecem as leis morais e que atuam desorganizadamente. Só depois, sabendo das diferenças sexuais, e depois do complexo de édipo, é que as pulsões se organizam em torno do significado do falo. 
Depois do complexo de Edipo, os interesses sexuais são colocados de lado, e as crianças começam a ensaias seus papeis diantes do outro sexo. 
Essa fasede Latência tudo que foi vivido anteriormente está sendo elaborado. Tudo que foi vivido vai pro ics para começar a formar satisfações substituas para aqueles antigos impulsos. 
Fase Genital e Adolescência:
As mudanças corporais tem um impacto profundo. Sua imagem fica diferente, seu corpo funciona diferente. As pulsões já estão organizadas numa imagem de corpo próprio e passa agora por uma transformação. Todas elas agora estão orientadas para função sexual. O corpo da criança já está pronto para por em marcha os objetivos da reprodução e da perpetuação da especia. 
A principal característica da adolescência é o sujeito se vê confrontando com mais uma importante separação em relação aos seus pais. Uma época de moral, aonde ele é tipo um “café com leite” buscando uma identidade a ser supostamente definida na vida adulta. 
Transformação da Libido na puberdade:
A pulsão sexual está agora subordinada a função reprodutora. Tornou-se altruísta, porque a reprodução é manutenção da espécie, ultrapassando o nível de satisfazer individual. 
Qual a natureza da Libido?
A libido é de natureza sexual. Não se pode resumir ela a outras formas de energia menta não especificada. 
Narcisismo: O sujeito tira o investimento do mundo social e volta para o ego. Quando fica patológico, só enxerga a si mesmo (ego). Para de investir em relações e investe em suas fantasias. Transforma em energia/libido narcísica, ao invés de energia/libido objetal. 
Diferencie Psicose de Neurose:
Psicose: Na psicose, a pulsão volta-se para o ego, estabelece uma ligação narcísica. O sujeito fica preso no autoerotismo e no narcisismo primário (incorporação do objeto). Ele não entra nas regras da figura paterna (ex. boderline). O autoerotismo é quem dita as regras. Nela, o sujeito não entrou na castração. 
Neurose: Na neurose, a pulsão volta-se para o objeto (inanimado ou animado), o sujeito cria fantasias, entre as fases anais e fálica, a libido é narcísica. É a fantasia que manda para o outro. Nela, o sujeito entrou na castração.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes