Buscar

467457

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
UNIDADE V – PUNHO
Osteologia
*
*
*
Ulna - cabeça da ulna e processo estilóide
Paciente sentado, antebraço pronado e apoiado na mão do terapeuta. 
Fisio - de frente ou ao lado do paciente.
	A saliência arredondada na borda medial da ulna é a cabeça da ulna.
	Para a palpação do processo estilóide, o terapeuta está de frente para a borda ulnar do antebraço do paciente. Com uma das mãos apóia seu terceiro dedo na cabeça da ulna e seu segundo dedo no processo estilóide. Quando o antebraço é supinado, o processo estilóide fica mais pronunciado, já quando o antebraço é pronado, a cabeça da ulna fica mais pronunciada.
*
*
*
Rádio - processo estilóide
 Paciente sentado, cotovelo flexionado, antebraço em posição neutra. 
Fisio - de frente para paciente. O terapeuta acompanha o bordo radial do antebraço até alcançar a saliência que corresponde ao processo estilóide do rádio.
*
*
*
Ossos do carpo
 Em número de 8, que se distribuem em duas fileiras. Na fileira proximal, de radial para ulnar: escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na fileira distal: trapézio, trapezóide, capitato e hamato
*
*
*
Escafóide
Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço em posição neutra, borda ulnar da mão e antebraço apoiados na mesa. 
Fisio - de frente para o paciente. O terapeuta palpa distalmente ao processo estilóide, ao nível da tabaqueira anatômica, ou pode palpar em pinça na região proximal da mão, na sua borda radial.
*
*
*
Pisiforme
Paciente sentado, com o antebraço apoiado, em supinação. 
Fisio - de frente para o paciente. O terapeuta palpará sobre a prega de flexão do punho no seu lado mais ulnar e deslocará o dedo sensitivo distalmente até encontrar o pisifonne.
*
*
*
M. Extensor longo do polegar
Paciente sentado, cotovelo flexionado, antebraço em posição neutra e apoiado na mesa.
 Fisio - de frente para o paciente. O terapeuta oferecerá resistência na falange distal do polegar do paciente ao movimento de extensão do polegar. A polpa do 2° dedo de sua mão sensitiva palpará o tendão do extensor longo do polegar, que estará bem proeminente ao nível da tabaqueira anatômica.
*
*
*
M. Extensor curto do polegar
 Paciente sentado, cotovelo flexionado, antebraço em posição neutra e apoiado na mesa.
 Fisio - de frente para o paciente, só que a resistência é imposta na falange proximal do polegar do paciente. Ao movimento resistido, o tendão do extensor curto do polegar ficará bem proeminente ao nível da tabaqueira anatômica, mais radial que o anterior. Tambem pode-se recorrer a um movimento associado de desvio palmar do polegar ou flexão da falange distal fazendo com que o referido tendão fique mais pronunciado.
*
*
*
M. Abdutor longo do polegar
Paciente sentado, cotovelo flexionado, antebraço em posição neutra e apoiado na mesa.
Fisio - de frente para o paciente. O paciente fará ativamente o movimento de abdução do polegar. O tendão do abdutor longo do polegar não é tão visível quanto os dois anteriores. Pode-se visualizar a figura de duas letras "v"; um grande com ápice distal formado pelos extensores longo e curto do polegar. O outro "v", menor em sentido contrário, próximo ao punho formado pelo extensor curto e abdutor longo do polegar.
*
*
*
Nervos e Vasos
Nervo Mediano
Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço apoiado em supinação. 
Fisio - de frente para o paciente. O terapeuta rebate o palmar longo, ao nível da prega de fIexão do punho e encontra o nervo mediano abaixo dele.
Nervo Ulnar
Paciente sentado, cotovelo fletido antebraço apoiado em supinação. 
Fisio - de frente para o paciente. A palpação do nervo ulnar ocorre próxima ao osso pisiforme geralmente entre ele e o piramidal.
Artéria radial
Paciente sentado, cotovelo fletido antebraço apoiado em supinação. 
Fisio - de frente para o paciente. O terapeuta palpará a região mais radial do punho ao nível do processo estilóide preferencialmente com o seu indicador. Perceberá a palpação desta artéria.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais