Buscar

atividade pratica gestão de projetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/15 - Gestão de Projetos
Assinale alternativa correta. Sabemos que necessitamos de um bom planejamento e de uma boa administração para conseguirmos sucesso em nossas ações. Como surgem os projetos?
	
	A
	Da criatividade do autor.
	
	B
	Da disponibilidade de tempo.
	
	C
	De necessidades ou exigências.
	
	D
	De oportunidades de melhorias.
Questão 2/15 - Gestão de Projetos
O risco sistêmico pode ser definido como a possibilidade latente, desconhecida pelos participantes do mercado. Com base no contexto supramencionado assinale a alternativa correta que apresenta possíveis causas de riscos sistêmicos.
	
	A
	Ocorre quando a empresa não possui controle nem informações perfeitas sobre as ações da concorrência, sobre as ações regulatórias do governo, sobre a conjuntura macroeconômica.
	
	B
	Ocorre quando a tecnologia que suporta o projeto pode não estar disponível ou não ter a maturidade suficiente.
	
	C
	Quanto menos claros forem os objetivos dos usuários em sua especificação maior a probabilidade de que suas expectativas não sejam atingidas.
	
	D
	Quando o projeto ao ser concluído não atende aos requisitos que o motivaram.
Questão 3/15 - Gestão de Projetos
Uma das formas de minimizar os efeitos dos riscos de um projeto é por meio do plano de contingência. Este é definido como um conjunto de ações, procedimentos e medidas de segurança preventivas a serem adotadas e que visam disponibilizar soluções imediatas para o restabelecimento de uma situação ou para a recuperação relacionada a alguma falha. Na construção do plano de contingência se deve considerar uma série de componentes-chave.  Com base nos componentes do plano de contingência considere as afirmativas a seguir e na sequência assinale a resposta correta. I. Identificar as forças do projeto. II. Reunir informações sobre as causas potenciais e os efeitos de crises ou problemas. III. Decidir ações e procedimentos a serem tornados.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	D
	As alternativas II e III estão corretas.
Questão 4/15 - Gestão de Projetos
O Fator administrativo corresponde à estrutura organizacional necessária para a implantação e operacionalização do projeto. É necessária a criação de uma organização específica, com responsabilidade de formular, coordenar e executar os planos de desenvolvimento, como também a criação de toda uma estrutura administrativa. Portanto, para a gestão de projetos é fundamental considerar o desenho da organização. Sobre o desenho organizacional assinale a alternativa correta que apresenta características da organização mecanicista.
	
	A
	Margens de controle estreitas.
	
	B
	Baixa formalização.
	
	C
	Descentralização.
	
	D
	Fluxo livre de informações.
Questão 5/15 - Gestão de Projetos
Considerarmos os riscos em um projeto significa nos anteciparmos estrategicamente aos imprevistos, e é por meio da avaliação dos riscos que o tomador de decisão poderá avaliar a probabilidade de estes ocorrerem e o impacto sobre o projeto. Mas, para isso, os riscos precisam ser claramente identificados e compreendidos, pois, quando reduzimos os riscos, a produtividade cresce e consequentemente os ganhos aumentam. A identificação do risco envolve determinar quais riscos poderiam afetar o projeto e verificar suas características.  Sobre os procedimentos utilizados na identificação de riscos considere as afirmativas a seguir e na sequência assinale a resposta correta. 
	I
	Técnica Delphi.
	II
	Entrevistas com especialistas no assunto.
	III
	Brainstorming.
	IV
	Matriz SWOT.
	V
	Benchmarking.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa V está correta.
	
	C
	As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
	
	D
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Questão 6/15 - Gestão de Projetos
Segundo Maximiliano (2002, p. 64), o escopo de um projeto pode ser dividido em duas partes. Quais são elas?
	
	A
	a) Escopo do Projeto e Escopo do Mercado.
	
	B
	b) Escopo Financeiro e Escopo do Produto.
	
	C
	c) Escopo do Projeto e Escopo do Produto.
	
	D
	d) Escopo Financeiro e Escopo do Mercado.
Questão 7/15 - Gestão de Projetos
Um planejamento eficaz, assentado em informações confiáveis e satisfatórias, que, além de mencionarem a existência do risco, avaliam seu impacto qualitativo e quantitativo sobre os resultados do projeto, pode assegurar que os riscos sejam devidamente identificados, analisados e, sobretudo, gerenciados. Sobre o risco, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, assinale a alternativa correta.  
(  ) Quanto maior for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, menor será o nível de risco. 
(  ) Quanto menor for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, menor será o nível de risco. 
(   ) Quanto maior for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, maior será o nível de risco. 
(   ) Quanto maior for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, será indiferente o nível de risco.
Questão 8/15 - Gestão de Projetos
Assinale a alternativa correta:   A justificativa (o porquê do projeto deve ser executado) é um dos elementos de maior contribuição direta para a aprovação de projeto pelas entidades financiadoras, pois descreve o problema que o projeto vai solucionar.  Nessa parte do texto a justificativa deve ficar claro que o projeto é uma?
	
	A
	Ideia exclusivamente pessoal.
	
	B
	Utilidade imprescindível para o desenvolvimento econômico da entidade que está apoiando o projeto financeiramente.
	
	C
	Tática para obter recursos financeiros, que facilmente poderão ser projetados em benefício de terceiros.
	
	D
	Resposta a um determinado “problema” percebido e identificado pela entidade proponente no diagnóstico.
Questão 9/15 - Gestão de Projetos
Para a avaliação de projeto, existem na teoria financeira e nos mecanismos de desempenho inúmeras técnicas de avaliação, cada uma informando ao gestor de projetos sobre determinado aspecto. Estas avaliações podem ser realizadas de maneira quantitativa. Relacione as intenções (Coluna A) e seus respectivos exemplos (Coluna B) para escolha da avaliação quantitativa do projeto, em seguida, assinale a alternativa correta.  
	COLUNA A
	COLUNA B
	1.    A relação entre variáveis
	(  ) Qual o número de faltas por dia em média?
	2.    A causa
	(  ) Qual o efeito do novo sistema administrativo da fábrica sobre o desempenho dos empregados
	 3.    O efeito ou a consequência 
	(  ) Qual a relação entre idade, sexo e estado civil, com as faltas no trabalho?
	 4.    A incidência
	(  ) O que causa as faltas?   
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	4 – 3 – 1 – 2
	
	D
	3 – 4 – 2 – 1
Questão 10/15 - Gestão de Projetos
O componente de ordem legal afeta as decisões econômicas, como a necessidade de firmar contratos e efetuar pagamentos. Sobre os elementos constituintes do componente de ordem legal relacione a Coluna A com a Coluna B e, em seguida, assinale a alternativa correta.    
	Coluna A 
	Coluna B
	1.   Qualificação da empresa
	(  ) Conforme o ramo de atividade, a empresa deve se registrar em órgãos específicos ou apresentar certidões comprobatórias.
	2.   Legislação específica
	(  ) Tipo de sociedade, data de constituição, número do registro e Junta Comercial em que foi arquivado.
	3.   Capital social
	(  ) Apresenta o capital social, o balanço e a data que o determina.  
	
	A
1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 3 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3
Questão 11/15 - Gestão de Projetos
Toda análise econômica parte do principio fundamental de que os recursos econômicos existentes para dado projeto são escassos e, na maioria das vezes, a sua disponibilidade não é suficiente para atender plenamente à quantidade de produtos/serviços requerida. Sobre a análise econômico-financeira do projeto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falas, em seguida, assinale a alternativa correta. 
(  ) A organização precisa estar preparada para criar critérios adequados que a auxiliem a analisar e decidir entre as alternativas de investimentos mais prejudiciais.
(  ) A organização precisa estar preparada para criar critérios adequados que a auxiliem a analisar e decidir entre as alternativas de investimentos mais vantajosos. 
(  ) Avaliar a sanidade do empreendimento por meio das óticas da rentabilidade e da liquidez significa verificar se o lucro é compensador como remuneração do esforço e do capital investido e se os recursos captados e gerados pela iniciativa são suficientes para cobrir os desembolsos necessários. 
(  ) Avaliar a sanidade do empreendimento por meio das óticas da rentabilidade e da liquidez significa verificar se o prejuízo é compensador como remuneração do esforço e do capital investido e se os recursos captados e gerados pela iniciativa são insuficientes para cobrir os desembolsos necessários.
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – F – V
Questão 12/15 - Gestão de Projetos
Toda análise econômica parte do principio fundamental de que os recursos econômicos existentes para dado projeto são escassos e, na maioria das vezes, a sua disponibilidade não é suficiente para atender plenamente à quantidade de produtos/serviços requerida. Sobre a análise econômico-financeira do projeto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, assinale a alternativa correta. 
(  ) A organização precisa estar preparada para criar critérios adequados que a auxiliem a analisar e decidir entre as alternativas de investimentos mais prejudiciais.
(  ) A organização precisa estar preparada para criar critérios adequados que a auxiliem a analisar e decidir entre as alternativas de investimentos mais vantajosos. 
(  ) Avaliar a sanidade do empreendimento por meio das óticas da rentabilidade e da liquidez significa verificar se o lucro é compensador como remuneração do esforço e do capital investido e se os recursos captados e gerados pela iniciativa são suficientes para cobrir os desembolsos necessários. 
(  ) Avaliar a sanidade do empreendimento por meio das óticas da rentabilidade e da liquidez significa verificar se o prejuízo é compensador como remuneração do esforço e do capital investido e se os recursos captados e gerados pela iniciativa são insuficientes para cobrir os desembolsos necessários.
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – F – V
Questão 13/15 - Gestão de Projetos
Responda a pergunta assinalando a alternativa CORRETA. A viabilidade financeira do projeto deve demonstrar por meio de análise das condições financeiras passadas, presentes e potenciais, a capacidade da empresa em assumir o débito que pretende contrair. Em que consiste a viabilidade financeira?
	
	A
	Na análise de rentabilidade do investimento e no confronto entre os fluxos de caixa.
	
	B
	Verificar se existem recursos financeiros suficientes para a implementação do projeto.
	
	C
	Em estar atentos à natureza do projeto e a força de opiniões que podem resultar no atraso na consecução das ideias.
	
	D
	Consiste em buscar materiais diversificados de baixo custo para a implementação do projeto.
Questão 14/15 - Gestão de Projetos
Assinale a alternativa correta:  Qual é o aspecto mais importante do componente mercadológico que, se incorretas, certamente provocarão erros nas projeções e poderão comprometer todo o projeto?
	
	A
	As premissas básicas.
	
	B
	As projeções financeiras.
	
	C
	As fontes de dados.
	
	D
	As hipóteses.
Questão 15/15 - Gestão de Projetos
A visão antecipada desses riscos e a sua correta identificação e compreensão podem salvar o projeto. Uma das tarefas mais difíceis para quem toma decisões é a análise das alternativas, que é realizada segundo um entre três conjuntos de condições.  Relacione a condição de análise das alternativas (Coluna A) com sua respectiva definição (Coluna B) e, em seguida, assinale a alternativa correta.   
	COLUNA A
	COLUNA B
	1.    Condições de certeza
	(  ) é um conceito que permite aos tomadores de decisão atribuir um valor monetário às consequências positivas e negativas que provavelmente resultem da seleção de determinada alternativa.
	2.    Situação de risco
	(   ) o tomador de decisão conhece de antemão o resultado da decisão.
	3.    Condição do valor esperado
	(  ) são as condições nas quais aquele que toma decisões é capaz de avaliar a probabilidade de alternativas ou resultados.
	
	A
	3 – 1 – 2
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	2 – 1 - 3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais