Buscar

Gestão socioambiental Revisão prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão socioambiental no Brasil
Revisão:
Explique brevemente o que é reponsabilidade social? Pag.39
O envolvimento de todoas as pessoas e de todos os setores na gestão ambiental alias, cosiderando o fato de ser complicado e até mesmo impossível viver sem os outros elementos do meio, estamos falando de decisões que influenciam a qualidade de vida da raça humana.
Apresente pelo menos quatro temas divulgados por essa campanhas.pag.56
De reutilizar; do reciclar; do dar destinação adequada; do evitar certos consumos- de sacolas plasticas; do abuso de água e luzes etc.
Explique brevemente como ocorreu, no campo as ciências da ecologia estudar comunidades e não apenas indivíduos.pag 21
O estudo de casa deveria ser aplicado e percebido no meio em que os seres vivos se relacionam e onde ocorrem as interações entre as mesmas espécies e também levar em conta as diferenças entre as populações e as comunidades. tal interação era chamada de comunidade biólogica ou comunidade de vida.
Explique brevemente o que é visão biocêntrica.
A visão do biocêntrismo, na qual a natureza, o homem no meio social e a utilização dos recursos naturais estão em um mesmo patamar.
Explique por que os autores do livro base sugerem a ultilização da conceituação sistêmica do meio ambiente.pag. 27
considerar as relações existentes entre o comportamento dos elementos da natureza ( físico, químico e biológicos, com o homem como núcleo familiar) e sociedade ( estrutura política social e econômica).hardt;lopes 1990. duas característica, de acordo com capra ( 1982), são peculares ao subsistemas que formam o meio ambiente.
São muitos os desafios no combate a degradação ambiental. Os autores apresentam alguns problemas enfrentados pelos tecnicos ambientais no conteúdo descreva quais dificuldades estes tecnicos enfrentam diariamente.
são obstáculos de toda ordem, que vão desde a falta crônica de condições de trabalho a´te a ausência pura e simples de vontade política dos gorvenantes para tornar esses órgãos presentes e atuantes na realidade social.
Explique a relação entre meio ambiente e os desenvolvimentos econômico e da produção industrial.pag29
Algumas empresas já se adquaram á proposta de trabalhar e se relacionar com o meio ambiente dentro de uma perpesctiva sustentável. em grande maioria as empresas brasileiras agem de forma pouco conciente e responsável em relação aos problemas ambientais. uma proporçaõ relativamr=ente grande de emprasários considera utópia a idéia de que é possivel obter crescimento econômico juntamente com a proteção do meio ambiente. a prática ambiental restringe –se ao cumprimento de impactos ambientais. assim, embora a assimilação das novas demandas ambientais seja gradativa e lenta encontramos um número de empresas incorporndo a variável ambiental e seus modelos de gestão são empresas que percebem economia e vantagens competitivas nessa postura.
Dentre as discussoes sobre a fabricaçao de produtos  e a preservaçao da natureza, existe a variavel economica exercendo forte papel meste contexto. Mediante as aulas e o livro - base, explique como o mercado incorpora os valores da politica ambiental sustentavel aos sistemas de preços dos produtos.pag 31
Dessa forma, existe a necessidade de fixar os preços de forma que reflitam os custos do meio ambiente, o que significa inserir ou computar as externalidades.,referem-se ''aos danos ambientais causados por alguma atividade a terceiros "
O que podemos fazer para combater a degradaçao ambiental ?
O primeiro passo é saber que pequenas atitudes, como evitar o uso de sacolas plásticas e fechar a torneira quando não estiver usando, podem fazer toda a diferença.
outras mudanças nos hábitos podem ajudar na conservação ambiental, como trocar lâmpadas comuns por incandescentes. com isso, você estará reduzindo em 70 quilos anuais a emissão de gás carbônico. consumir produtos orgânicos também evita que poluentes acabem indo parar no solo, já que a agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos.
trocar os trajetos de carro por caminhadas, bicicletas, caronas e transportes públicos também faz uma grande diferença. 
Qual o significado da palavra Sustentabilidade?
Sustentabilidade é um termo usado para defeenir ações e atividades humanas que visam suprir as nescessidaes atuias dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações.
 
Visão antropocentrica:
A pessoa humana é o destinatário da norma constitucional e o homem é o único capaz de proteger e preservar o meio ambiente.
Visão biocentrica:
O biocentrismo preconiza que não devemos ultilizar o animal somente com a finalidade de lucro. Visa permitir a exploração dos recursos ambientais mais tambem a proteção dos seres vivos. Estabelecendo com proposta analisar a naturea do ponto de vista filosófico, econômico e jurídico.
Visão ecocentrica:
O meio ambiente é patrimônio da humanidade, a natureza em si mesma deve prevalecer sobre o homem. Trata-se da proteção da natureza.
Visão globalizante:
O ambiente é caracterizado com as relações entre natureza e a sociedade. Egloba aspectos naturais políticos, sociais, econômicos, filosóficos e culturais. O ser humano é comprometido com ser social que vive em comunidades.
Agenda 21:
Um dos principais resultados da conferência Rio-92, a agenda 21 é o plano ação da Organização das Nações Unidas para o início do século XXI. Em 1992, os países membros presentes no Rio de Janeiro comprometeran-se em pautar suas políticas econômicas, sociais e ambientais com base no conceito do desenvolvimento sustentável, segundo o qual se procura atender as necessidades das gerações presentes sem comprometer as possibilidades de gerações futuras também verem atendidas as suas. Pag.29
Conceito de ecoficiência:
Expressa uma postura de gestão cujo objetivo é a sustentabilidade. Originou-se em uma publição do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável, que define como a “entrega de bens e servisos com preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente impactos ambientais dos bens e serviço, através do ciclo de vida, em linha com a capacidade estimada da Terra em supostar”. Pag.30

Outros materiais