Buscar

Farmácia queimaduras.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
QUEIMADURAS
DEFINIÇÃO
Queimaduras são lesões da pele, provocadas pelo calor, radiação, produtos químicos ou certos animais e vegetais, que causam dores fortes e podem levar a infecções.
*
*
*
*
QUEIMADURAS: 
São lesões produzidas por ação de agentes físicos térmicos (frio ou calor intensos), tais como eletricidade, raios solares, fogo, vapores; ou agentes químicos (produtos corrosivos): ácidos ou álcalis fortes. 
*
*
Qualquer queimadura, mesmo uma simples queimadura solar, pode complicar, levando a um estado de choque; assim, merece tratamento cuidadoso. Os objetivos básicos do tratamento são: 
‡ Interromper o ciclo de agressão ao organismo. ‡ Evitar o estado de choque. ‡ Evitar contaminação. ‡Controlar a dor.
‡Encaminhar o paciente estabilizado para controle médico, 
com o objetivo de prevenir as consequências da queimadura
*
*
CHOQUE DE QUEIMADURA 
‡ É o envio da parte líquida do sangue (plasma) às áreas queimadas, o que pode sequestrar o volume de sangue necessário ao funcionamento dos órgãos vitais como cérebro, coração e rins. 
*
*
Deve-se colocar a cabeça e o tórax do paciente um pouco mais baixos que os membros, objetivando diminuir a chance de retenção de líquido fora das áreas vitais.
*
*
CLASSIFICAÇÃO QUEIMADURAS 
QUEIMADURAS: POR TIPO: 
‡ Químicas: são aquelas provocadas por 
alguma substância química; 
‡ Térmicas: são aquelas causadas por 
fontes de calor; 
‡ Elétricas: são aquelas provocada por 
descargas elétricas.
*
*
Química 
Um turista de 23 anos, que preferiu não se identificar, procurou a redação do jornal O Sollo, de Porto Seguro, para denunciar que foi mais uma vítima dos tatuadores de hena. Ele informou que estava em uma praia da cidade, em companhia de alguns amigos, quando foi convencido por um ambulante, ainda não identificado, a fazer a tatuagem provisória. O resultado foi devastador. Após ter o produto aplicado em suas costas, o rapaz sofreu uma reação tóxica em sua pele, o que resultou numa queimadura química, acompanhada de uma grave infecção. Ele teve febre alta, precisou ser internado com urgência num hospital e agora está se tratando a base de antibióticos. 
*
*
*
*
Térmicas 
*
*
Elétricas
*
*
CLASSIFICAÇÃO QUEIMADURAS 
QUEIMADURAS: POR PROFUNDIDADE 
‡ Queimadura de 1º grau: atinge somente a 
epiderme. Caracteriza-se por ardor, ressecamento da pele e vermelhidão da área atingida.
*
*
*
*
*
*
Queimadura de 2º grau: atinge a epiderme e a derme. Caracteriza-se por dor local, 
 vermelhidão e formação de bolhas d água.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Queimaduras de 3º grau: são aquelas em que todas as camadas da pele são atingidas, podendo ainda alcançar os músculos e os ossos, provocando feridas profundas e dores muito fortes. Caracteriza-se por pouca dor ± devido a destruição das terminações nervosas da sensibilidade ± pele escurecida ou esbranquiçada.
*
*
*
*
Porcentagem de queimadura 
O importante na queimadura não é o seu tipo e nem o seu grau , mas sim a extensão da pele queimada , ou seja, a área corporal atingida.
Baixa : menos de 15% da superfície corporal atingida
Média : entre 15 e menos de 40% da pele coberta e
Alta : mais de 40% do corpo queimado.
*
*
Um adulto de frente:
Um adulto de frente:
9% = rosto 9% = tórax 9% = abdômen 9% = perna direita 9% = perna esquerda 9% = os 2 braços 1% = órgãos genitais. 55%=Sub-total
*
*
Agora, de costas :
Agora, de costas :
9% = costas 9% = abdômen 9% = perna direita 9% = perna esquerda 9% = os 2 braços 45%=Sub-total 55%(frente) + 45%(costas) = 100% da área do corpo.
*
*
*
*
Queimaduras Moderadas
● Primeiro grau de 50 a 75% da superfície corporal;
● Segundo grau de 15 a 25% da superfície corporal;
● Terceiro grau de 2 a 10% da superfície corporal.
*
*
Queimaduras Leves
● Primeiro grau menores que 50 da superfície corporal;
● Segundo grau menores que 15% da superfície corporal;
● Terceiro grau com menos que 2% da superfície corporal.
*
*
Atendimento ao Queimado
O atendimento inicial de queimados segue a mesma sequência do atendimento a vítima de outras formas de trauma. Considerar o grande queimado como um politraumatizado, inclusive porque, frequentemente, existem outras lesões associadas.
*
*
Cuidados gerais
Os seguintes cuidados são universais:
• Evite fumar. Se fumar, evite fazê-lo deitado. • Utilize cinzeiros fundos e com proteção lateral. • Evite manipular álcool próximo a cigarros, charutos, fósforos acesos. • Investigue vazamentos de gás. • Feche a válvula do botijão de gás, antes de sair de casa e antes de ir dormir. • Mantenha o botijão de gás longe do calor direto e sempre na vertical. • Manipule os fogos de artifício com cuidado. • Evite o uso de bronzeadores caseiros. • Não utilizar álcool engarrafado diretamente sobre o fogo, na forma de jato, pelo risco de explosão. • Nunca considere uma queimadura sem importância. • Não tente tratar queimaduras de acordo com conselhos de vizinhos, balconistas de farmácia. • Fogo e bebida não combinam. Evite essa associação.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais