Buscar

DISCURSIVAS GESTÃO SOCIO ambiente e DESIGUALDADE DE GÊNERO

Prévia do material em texto

,
FAÇA UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DOS NEGROS NO ENSINO SUPERIOR
Resp – o fechamento das universidades aos negros é um dos fatores mais importantes que impedem sua mobilidade social ascendente. Não se vislumbra que a universidade em algum momento seja para todos. No entanto quando a cor da universidade, publica ou privada é tão mais branca do que negra a educação superior passa a ser um elemento de reprodução das desigualdades raciais ao impedir a formação de uma elite negra, ou melhor ao impedir o acesso dos negros a elite do pais. Pag. 132
6 – DESSA MANEIRA, EM UMA SOCIEDADE CAPITALISTA ,INDUSTRIALIZADA E URBANA ,OAS MOLDES OCIDENTAIS,QUE TENDIA CADA VEZ MAIS A INTEGRAR CULTURAMENTE AS POPULAÇÕES E POSSIBILITAR-LHE IGUALDADE POLITICA--- MESMO QUE CONCOMITANTE COM A SOCIECONÔMICA—A MINORIA BRANCA CONTRADITIRIAMENTE,GEROU,POR MEIO DO APARTHEID,A EXCLUÇÃO DOS NÃO BRANCOSAPARTIR DA CITAÇÃO; DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA;EXPLIQUE OQUE FOI O APARTHEID
R – O apartheid  foi um regime de segregação racial adotado pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca .pág. 149
7 - ADEMAIS,E TALVES O MAIS IMPORTANTE,O GÊNERO ERA UM TERMO PROPOSTO POR QUE DEFENDIAM QUE A PESQUISA SOBRE MULHERES TRANSFOMARIA FUNDAMENTALMENTE OS PARADIGMAS NO SEIO DE CADA DISIPLINA.AS PESQUISADORA FEMINISTAS ASSINARAM MUITO CEDO QUE O ESTUDO TRANFORMARIA ACRECENTARIA NÃO SO NOVOS TEMAS COMO TAMBÉM IRIA IMPOR UMA REAVALIAÇÃO CRITICA DAS PREMISSIAS E CRITERIOS DO TRABALHO CIENTIFICO EXIXTENTE. CONFORME PODE SER OBSEVADO NA CITAÇÃO ANTERIOR,O TEMA TRATADO DIZ A RESPEITO AOS ESTUDOS DE GÊNERO TOMANDO COMO REFERÊNCIA O LIVRO BASE; DESIGUALDADES DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA;QUE ÁREAS ACADÊMICAS FORAM INFLUENCIADAS PELOS ESTUDOS DE GÊNERO.CITE DUAS AREAS E EXPLIQUE AS TEMÁTICAS SOBRE AS QUAIS SE DEBRUÇARAM PARA TRATAR DAS QUESTÕES RELACIONADAD AO GÊNERO. 
R – 
 8- As comunidades de pescadores artesanais demonstram uma intricada sabedoria sobre a ecologia e biologia de comunidades aquáticas...
Com base no livro gestão socioambiental no brasil uma analise ecocentrica, explique brevemente como ocorreu a iniciativa , no campo das ciências da ecologia estudar comunidades e não apenas indivíduos.
R- no inicio do século passado por volta de 1925, surgiu a ecologia das comunidades considerando a necessidades de se estudar as espécies por grupos ou comunidades e não apenas por indivíduos. Pag. 21
9- o matrimonio é um momento crucial dentro das estratégias de reprodução social. Ao estabelecer laços entre grupos familiares, ele torna-se... O trecho de texto apresentado anteriormente apresenta a opinião de Botelho sobre o matrimonio em minas gerais na primeira metade do século XIX tornando como referencia o conteúdo do livro base desigualdade de gênero raça e etnia explique como o casamento pode ser um fator de mobilidade social.
R- de maneira horizontal, ou seja, o novo casal pode ir morar e m lugar diferente do que moravam ao constituir família, ou mobilidade vertical, quando os nubentes estão em estratos sociais diferentes. Ver livro-base: “o casamento aparece relacionado com frequência à mobilidade horizontal das populações, uma vez que pode ser acompanhado da constituição de novas unidades domésticas em outras localidades pag. 38
10- no fim do século XVII A REGIÃO do sertão nordestino já se encontra em grande parte incorporada ao domínio colonial...Considerando os conteúdos do livro base desigualdade raça e etnia explique o aniquilamento e a explosão como formas de discriminação. 
R- o aniquilamento é uma ação caracterizada de expulsão moral e/ou físico, neste caso racial contra os indígenas que povoaram estas terras. Os indígenas não tinham outra alternativa a não ser saírem de seus povoados após o domínio colonial do século XVII.
1 - Os conceitos de aniquilamento e expulsão podem ser entendidos como formas de discriminação? Justifique sua resposta
Resp-- O aniquilinamento, diz respeito ao processo pelo qual os membros de um grupo são deliberadamente assassinados por integrantes de outro. 
A expulsão refere-se às situações em que um grupo expulsa outro de suas terras , de maneira que os seus partícipes são forçados a viver noutro local.
2 – Explique a idéia de coercitividade como promotora da manutenção das regras sociais.
Resp- --Assim como as outras normas que ordenam a distribuição dos bens sociais, que geralmente atendem aos interesses daqueles que as estabelecem, as regras sociais são mantidas por causa das sanções as quais os indivíduos estão sujeitos. Garantindo assim, a coercitividade destas, isto é , a sua obediência deve-se ao receio de ser penalizado ou constrangido pelos demais.
3 O excerto acima dá conta de uma ingerência das instancias familiares e religiosas no comportamento social. Nessa direção,  explique o conceito de patriarcado. 
Resposta: A nossa sociedade é perpassada por uma ordem patriarcal de gênero, que pressupõe um projeto de dominação-exploração por parte dos homens sobre as mulheres.” (p. 84).
1 Definições de caracter biologico.Estabelece um vinculo de inteiração do homem como parte integrante desse meio.
2 as denominadas areas da esfera da vida
4- O excerto acima faz um balanço da obra freyreana, inventiva e inovadora na juventude e, depois, uma pouco mais autocentrada em “certezas” pre estabelecidas. Nessa direção, tendo como referência a primeira fase da obra freyreana (juventude), mencione alguns    aspectos inovadores da obra do autor. . Ver página 106 do livro-base
Resposta:Segundo Freyre, a miscigenação rompeu com a percepção negativa da mistura das raças, pois ela promoveu um tipo de democratização social no Brasil A mistura racial promoveria o clima fértil para a construção de uma harmonia das raças.
RESO; A miscigenação indicando que Freyre rompeu com a percepção negativa da mistura das raças, pregando que esta era uma vantagem do povo brasileiro.: “Foi exatamente a miscigenação que promoveu um tipo de ‘democratização social’ do Brasil.” 
5- Tema: Raça Foi através dos estudos de Gilberto Freyre (1900 - 1987) que a ideia de miscigenação racial como portadora de negatividade do povo brasileiro começou a ser desconstruída. Explique qual foi a contribuições desse autor sobre a ideia de miscigenação. 
RESPOSTA: O autor lida com a concepção de que foi exatamente a miscigenação que promoveu um tipo de “democratização social” no Brasil. Segundo Freyre, a mistura racial promoveria o clima fértil para a construção de uma harmonia de raças. Seus estudos possibilitaram a releitura de aspectos tidos como negativos por outros autores no que concerne à raça. 
6- Descreva qual a situação dos   negros no ensino superior. negros no ensino superior no Brasil
Resp:Quanto ao acesso ao ensino superior , a distância social entre brancos e negros aumentou nos últimos 30 anos.Historicamente os negros ficaram excluídos do acesso ao ensino superior. “Em 2006, 5% dos negros tinham um diploma, contra 18% dos brancos( até os 30 anos de idade). Esta situação está mudando (muito lentamente) com a implantação do sistema de cotas.Como vemos , a razão percentual entre negros e brancos com curso superior é maior do que a obtida em 1976. pg 132
7- - O que foi o Apartheid? 
Resposta: Sistema de discriminação segregacionista vigente na África do Sul em boa parte do século XX em que negros eram tratados de maneira inferiorizada pelo Estado 
p. 149 . 
8- Após ter lido o excerto busque explicar  como o casamento pode ser um fator de mobilidade social.
Resposta: o casamento aparece relacionado com frequência à mobilidade horizontal das populações, uma vez que pode ser acompanhado da constituição de novas unidades domésticas em outras localidades. Também pode ser vinculado à mobilidade vertical, quando se estabelece uma relação matrimonial com uma pessoa de um estrato superior.” (p. 38). 
9- Defenda esta hipótese utilizando como centro da argumentaçãoa diferenciação entre sociedades abertas e fechadas, do ponto de vista da mobilidade social.
Pag 35
Resposta: Numa sociedade aberta, existem desigualdades sociais , mas as pessoas e grupos têm a possibilidade de ascender a uma classe mais elevada. Ao contrário, em uma sociedade fechada, não há possibilidade de ascensão social, e o status da pessoa é determinado ao nascer , mantendo-se inalterado por toda a vida. Desse modo, sociedade fechada é aquela em que não é possível identificar mobilidade social. Esse é o tipo de sociedade de casta, em que a posição social dos sujeitos não muda, ou seja, é um status aibuídopor hereditariedadde.
 “Ademais, e talvez o mais importante, o ‘gênero’ era um termo proposto por aquelas que defendiam que a pesquisa sobre mulheres transformaria fundamentalmente os paradigmas no seio de cada disciplina. As pesquisadoras feministas assinalaram muito cedo que o estudo das mulheres acrescentaria não só novos temas como também iria impor uma reavaliação crítica das premissas e critérios do trabalho científico existente”.
Considerando os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, responda em poucas linhas:
- Que áreas acadêmicas foram influenciadas pelos estudos de gênero? Cite ao menos duas áreas e justifique sua resposta.
É suficiente que o aluno mencione ao menos duas, sendo que o livro-base prioriza a antropologia e a sociologia, mas ainda podem ser mencionadas a “história, o direito, a psicologia, a filosofia, as artes, a literatura, a linguística, a medicina, a enfermagem” (p. 82) e a teologia.
Resposta:historia, antropologia areas sociais segundo Scott onde genero e pautado como a construção de
 masculinidades e feminilidades e a biologia onde o genero nao pode ser pautado como um presente uma definicaode de sexo como algo praseroso. o genero é uma construcao social.
	O sistema de ensino superior brasileiro, nos debates atuais sobre sua reforma e expansão, tem diante de si o desafio de encontrar soluções que respondam à questão das desigualdades raciais no acesso às suas instituições e na permanência nelas”.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia analise a presença dos negros no ensino superior no Brasil.
Nota: 16.0
	Historicamente, os negros ficaram alijados do acesso ao ensino superior. “Em 2006, 5% dos negros tinham um diploma, contra 18% dos brancos” (p. 132 do livro-base). Esta situação está mudando (muito lentamente) com a implantação do sistema de cotas.
Resposta:com as politicas de cotas brasileiras pode se observar segundo intelectuais que houve uma forte diminuicao da desigualdea entre negros e brancos no acesso as escolas de nivel superior, onde antes o ensino ere helitista e poucos tinha acesso hoje pode se observar que a educaco seja em qualquer nivel é inclusiva e a propria Constituica garante o acesso da educaco para todos.
o – verde – preto:/ simplicidades –indolências – superstições./ [...] Nós. O clã fazendeiro. Sombra forte de mangueiras pelo chão; recorte nítido de bananeiras pelo ar;/ [...] ladrões de beijo nas esquinas das morenas de jambo/ entre rótulas sob os beirais dos casarões/ [...] Violões nos morros mulatos – maxixes políticos, tosses, pitos e pinga na luz dos candeeiros”. do os conteúdos do livro-base  de . Desigualdades de gênero, raça e etnia;, aponte uma razão para a existência, no Brasil, do mito 
	segundo o livro-base “A inexistência de ‘conflitos raciais abertos’ no período pós-abolição levou muitos a pensarem numa sociedade harmônica em termos raciais” (p. 133)
Resposta:a mistura racial promoveria o clima fertil para a construcao de harmonia de raça a mistura realizada entre brancos,negros e indios haveria uma promoção de harmonia social e não de degenerescencias. porem conforme estudos sobre raça no Brasil este mito da democracia racial encobriria relacoes objetivas de exclusao entre entre os sujeitos.

Outros materiais