Buscar

Estudo de caso 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os processos programados para destruição celular são conhecidos como apoptose e necrose. Estes processos são diferentes morfologicamente, nos seus mecanismos e em sua função na fisiologia e na doença.
Na apoptose, por exemplo, ocorre morte celular. Essas células ativam uma cascata de enzimas que degradam seu próprio DNA, proteínas citoplasmáticas e nucleares. Ao final da apoptose, os corpos alopáticos são fagócitos por fagócitos profissionais e degradados por enzimas lisossômicas desses fagócitos.
Já, para ativar a regeneração tecidual, ocorrem diferentes eventos como, fagocitose de fragmentos musculares, revascularização, ativação, proliferação e diferenciação de células, precursores musculares e reinervação.
1) As células realizam processos de destruição que possibilitam que o evento regenerativo ocorra, que eventos são esses? Os eventos seriam os seguintes: Fase inflamatória: Onde se há atividade plaquetária e são formados os hematomas, aumento da permeabilidade vascular. Esta fase se inicia imediatamente após a lesão, com a liberação de substâncias vasoconstritoras. Fase proliferativa: Estrutura temporária, onde acontece a regeneração do tecido conjuntivo e epitelial. É constituída por quatro etapas fundamentais: epitelização, angiogênese, formação de tecido de granulação e deposição de colágeno. Esta fase tem início ao redor do 4º dia após a lesão e se estende aproximadamente até o término da segunda semana. Fase de maturação ou remodelamento: A característica mais importante desta fase é a deposição de colágeno de maneira organizada, por isso é a mais importante clinicamente.
 2) Quais os processos programados para a destruição celular? Com base nos lisossomos temos: Autofagia: Processo no qual, em vez de ocorrer o englobamento de partículas externas, moléculas da própria célula são digeridas. Apoptose: Frequentemente confundida com a autólise, a apoptose é um processo de morte celular programada, importante para eliminar células supérfluas ou defeituosas. Heterofagia: Digestão intracelular feita através da ingestão de partículas do meio externo Autólise: Onde a membrana do lisossomo se rompe e libera as enzimas digestivas no citoplasma, causando a destruição da célula. Podemos citar como principal exemplo da autólise a regressão da cauda dos girinos durante a metamorfose. 
3) Como se dá o envolvimento da divisão celular na regeneração tecidual? Entre os processos de Mitose e Meiose, ou seja, Mitose: Processo de divisão celular, caracterizado pela duplicação de todos os componentes celulares e pela distribuição uniforme desses elementos nas células filhas. Meiose: Divisão celular onde uma célula diploide dá origem a quatro células haploides, cada uma com a metade do número de cromossomos da célula original. É o processo através do qual formam-se as células reprodutoras (gametas).
AS CÉLULAS REALIZAM PROCESSOS DE DESTRUIÇÃO QUE POSSIBILITAM QUE O EVENTO REGENERATIVO OCORRA, QUE EVENTOS SÃO ESSES? 
A fagocitose de fragmentos musculares, a revascularização, a ativação, proliferação e diferenciação das células que facilitarão a formação do novo músculo e a reinervação, são eventos que ocorrem para ativar a completa regeneração. 
QUAIS OS PROCESSOS PROGRAMADOS PARA A DESTRUIÇÃO CELULAR? EXPLIQUE UM DELES. Autofagia Autólise Apoptose A Autólise é um processo pelo qual uma célula se autodestrói espontaneamente. Nela, uma instabilidade da membrana lisossômica promove a ruptura da mesma, destruindo-a. Nos organismos pluricelulares esse processo pode ocorrer em situações não patológicas ou patológicas: *Não Patológicas: esse processo tem a função de remoção de células mortas; *Patológicas: podem levar os lisossomos a agirem como "bolsas suicidas".
 COMO SE DÁ O ENVOLVIMENTO DA DIVISÃO CELULAR NA REGENERAÇÃO TECIDUAL? A reparação de feridas passa pelas seguintes etapas básicas: fase inflamatória, fase proliferativa (que incluem reepitelização, síntese, da matriz e neovascularização) e fase de maturação. *Fase Inflamatória - Inicia-se no exato momento da lesão. O sangramento traz consigo plaquetas, hemácias e fibrina, selando as bordas da ferida, ainda sem valor mecânico, mas facilitando as trocas. O coágulo formado estabelece uma barreira impermeabilizante que protege da contaminação. Com a lesão tecidual, há liberação local e, consequentemente, sinais inflamatórios como calor e rubor. A permeabilidade capilar aumenta causando extravasamento de líquidos para o espaço extracelular, e consequente edema. *Fase Proliferativa - A fase proliferativa é composta de três eventos importantes que sucedem o período de maior atividade da fase inflamatória: neo-angiogênese, fibroplasia e epitelização. esta fase caracteriza-se pela formação de tecido de granulação, que é constituído por um leito capilar, fibroblastos, macrófagos, um frouxo arranjo de colágeno, fibronectina e ácido hialurônico. Esta fase inicia-se por volta do 3º dia após a lesão, perdura por 2 a 3 semanas e é o marco inicial da formação da cicatriz. *Fase de Maturação - A ferida sofre um processo de contração, por meio de um movimento centrípeto de toda a espessura da pele circundante, reduzindo a quantidade e o tamanho da cicatriz desordenada. Este processo é um importante aliado da cicatrização das feridas, principalmente nas abertas. Porém, se ocorre de forma exagerada e desordenada causa defeitos cicatriciais importantes por causa da diferenciação dos fibroblastos em mio fibroblastos, estimulados por fatores de crescimento. 
FONTES: http://www.concursoefisioterapia.com/2009/09/regeneracao-muscular.html. Acesso 24/02/2017. http://www.ebah.com.br/content/ABAAABqaoAE/autolise-apoptose. Acesso 26/02/2017. http://www.revista.fmrp.usp.br/2008/VOL41N3/SIMP_2Biologia_ferida_cicatrizacaoi.pdf. Acesso 26/02/2017.
O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma alta suscetibilidade a lesões tendo em vista sua intensa solicitação durante o cotidiano dos indivíduos. É o que observa o professor Andy, que trabalha com treinamento de basquete em uma grande escola em Minas Gerais. O potencial regenerativo desse tecido, documentado desde a segunda metade do século XVIII, ainda tem sido objeto de pesquisa (CARLSON & FAULKNER, 1983). As células realizam processos de destruição que possibilitam que o evento regenerativo ocorra, que eventos são esses? Quais os processos programados para a destruição celular? Como se dá o envolvimento da divisão celular na regeneração tecidual? 1) As células realizam processos de destruição que possibilitam que o evento regenerativo ocorra, que eventos são esses? As três fases dos eventos de regeneração: Fase inflamatória aguda - Há atividade plaquetária e são formados os hematomas, aumento da permeabilidade vascular. Onde ocorre hemostasia (mecanismo de defesa contra a hemorragia) e resposta inflamatória aguda, ativando o sistema de coagulação e liberação de mediadores químicos (formação de edema). Fase proliferativa - Ocorre o processo de vascularização no tecido, através da proliferação de fibroblastos, citosinas e fibroplasia (fagocitose do tecido, regeneração de mio fibras realizadas pelos macrófagos e leucócitos polimorfo nucleares através da fagocitose). Fase de maturação: Mio fibras regeneradas. Responsáveis pela regeneração, essas células são ativadas e se fundem para formar fibras musculares esqueléticas. 2) Quais os processos programados para a destruição celular? Autofagia - Processo no qual, em vez de ocorrer o englobamento de partículas externas, moléculas da própria célula são digeridas. Autólise - Processo de autodestruição celular, onde a membrana do lisossomo se rompe e libera as enzimas digestivas no citoplasma, causando a destruição da célula. Apoptose - A apoptose é um processo de morte celular programada, importante para eliminar células supérfluas ou defeituosas. A célula recebe um estímulo específico com sinais geneticamente programados, indicando a sua morte. Lisossomos - Algumas doenças genéticas estão associadas à deficiênciana produção de enzimas lisossômicas, causando um mau funcionamento da célula. 3) Como se dá o envolvimento da divisão celular na regeneração tecidual? Divisão celular - Capacidade que a célula tem de dividir-se e formar outras células. Para que ocorrência de um processo de regeneração tecidual é preciso o processo de: Mitose - Crescimento do organismo e regeneração, através de uma célula mãe e duas células filhas, com o mesmo número de cromossomos - assexuada; Meiose - Formação de gametas, através de uma célula mãe e quatro células filhas, porém com metade dos cromossomos – sexuada.

Outros materiais