Buscar

Marlon Direito Ambiental (Aula 07)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de Aula 07
( Marlon Sousa Calderaro)
	Exercício: CCJ0012_EX_A7_201301076198_V1 
	Matrícula: 201301076198
	Aluno(a): MARLON SOUSA CALDERARO
	Data: 02/03/2017 09:53:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301149891)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, a Educação Ambiental no Ensino Formal:
		
	 
	será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
	
	nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é obrigatória a criação de disciplina específica.
	
	a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em algumas disciplinas.
	
	não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.
	
	nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, é dispensável o conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.
	
	 2a Questão (Ref.: 201301705674)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com base nos conhecimentos sobre a Política Nacional de Mudanças Climáticas analise as afirmativas abaixo e demonstre o seu entendimento escolhendo a resposta correta:
		
	
	A Política Nacional de Meio Ambiente visa a redução das emissões dos gases CFCs(clorofluorcarbonos) que destroem a camada de ozônio que protege a atmosfera
	
	A Política Nacional de Meio Ambiente visa o desenvolvimento sustentável a fim de buscar o crescimento econômico, bem como a implementação de medidas para promover a adaptação à mudança do clima pelas 3 (três) esferas da Federação
	 
	A Política Nacional de Meio Ambiente visa a redução de emissões de gases de efeito estufa em relação às suas diferentes fontes, bem como a implementação de medidas para promover a adaptação à mudança do clima pelas 3 (três) esferas da Federação.
	
	A Política Nacional de Meio Ambiente visa a proteção da população contra as chuvas e o clima e a implementação de medidas para promover a adaptação à mudança do clima pelas 3 (três) esferas da Federação
	
	A Política Nacional de Meio Ambiente visa a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301830895)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(TRT-1) "A condenação ao pagamento de indenização por danos morais encontra fundamento na inobservância do dever empresarial de propiciar aos seus empregados um adequado meio ambiente laboral". O ambiente do local em que se desenvolve boa parte da vida do trabalhador, portanto, sua sadia qualidade de vida, está em íntima dependência à qualidade desse ambiente. O bem jurídico, portanto em questão, a sadia qualidade de vida no meio ambiente de trabalho, tem a natureza de:
		
	
	direito público
	 
	direito difuso
	
	direito de segurança
	
	direito laboral
	
	direito à saúde
	
	 4a Questão (Ref.: 201301235395)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque a alternativa Correta em razão dos conteúdos estudados sobre poluição visual e poluição sonora.
		
	
	Entende-se por poluição sonora o ruído proveniente de uma determinada fonte manifestada, ao mesmo tempo, em vários ambientes.
	 
	É considerado crime causar poluição, seja sonora, visual ou de qualquer outra natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana e ao meio ambiente.
	
	A propaganda eleitoral, de acordo com o Código Eleitoral, não prejudica a estética urbana, nem causa poluição sonora, e devem ser sempre toleradas, pois o direito dos candidatos está respaldado por lei.
	
	A terminologia, poluição estética, faz referência aos ruídos quando estes passam a ser um ¿contaminante¿, ou seja, um som que incomoda e que pode produzir efeitos fisiológicos e psicológicos nocivos para uma pessoa ou grupo de pessoas.
	
	Dentre as diretrizes gerais do Estatuto da Cidade sobre a ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar a deterioração das áreas urbanizadas e a degradação ambiental, não está previsto o controle da poluição, pois a poluição seja sonora ou a visual é matéria legislada pelo poder legislativo federal.
	
	 5a Questão (Ref.: 201301234555)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Política Nacional de Recursos Hídricos introduziu conceitos inteiramente novos que contemplam a importância do recurso natural água como bem jurídico protegido e fundamento da lei. Marque a alternativa CORRETA sobre esse recurso ambiental:
		
	
	A água é um bem difuso, de uso ilimitado pela população, que tem um rio como unidade de sua gestão
	 
	A água é um bem de domínio público, tutelado pela sociedade e pelo Estado, limitado, de uso múltiplo, tendo a bacia hidrográfica como unidade de gestão
	
	A gestão da água deve ser sempre centralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e da comunidade.
	
	As águas podem ser de domínio público, comuns ou privadas, conforme a extensão da bacia hidrográfica
	
	A água é um bem de domínio público e particular, limitado por uma bacia hidrográfica
	
	 6a Questão (Ref.: 201301268418)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Plano Diretor é um dos instrumentos básicos para o pleno desenvolvimento das funções ambientais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. Com relação, exclusivamente, ao número de habitantes, o Plano Diretor é obrigatório quando o município possui mais de
		
	
	60 mil habitantes
	
	100 mil habitantes
	
	30 mil habitantes
	 
	20 mil habitantes
	
	50 mil habitantes
	
	 7a Questão (Ref.: 201301149058)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Constituição Federal, nos artigos. 182 e 183, dispõe sobre a política urbana determinando que:
		
	
	a política de desenvolvimento urbano deve ser executada pelo Poder Público Municipal com base nas diretrizes gerais fixadas na própria Carta Magna.
	
	O poder público municipal está obrigado a exigir do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado que promova seu adequado aproveitamento sob pena de desapropriação.
	
	o Plano Diretor é obrigatório para as cidades situadas em área de interesse ambiental.
	
	na usucapião de área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, o possuidor tem que provar o justo título e a boa-fé.
	 
	a propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas pelo Plano Diretor.
	
	 8a Questão (Ref.: 201301268435)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque a resposta correta sobre o instituto do Tombamento:
		
	
	No tombamento o bem pode ser vendido, comprado ou alugado, mas as modificações físicas podem ser realizadas a critério do interesse do propietário do bem tombado.
	
	O objetivo do tombamento é referente apenas à necessidade de conservação do imóvel e nunca de bem móvel.
	
	O tombamento pode ser nas instâncias municipal, estadual e federal, existindo uma hierarquia entre os três níveis de proteção, pois não possuem natureza suplementar
	 
	Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo.
	
	A coisa tombada pode ser móvel ou imóvel, mas somente de propriedade privada.

Outros materiais