Buscar

aula1 metrologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MODULO – C FASE 1 – G.P.I.
				(Gestão da Produção Industrial)
Matéria: Metrologia (91555).
(uta medição e qualidade – C 2016 – Fase 1)
				Resumo aula teórica 1:
Tema 1 – Presença da metrologia no cotidiano.
	A maioria das atividades do ser humano tem por finalidades transações técnicas ou comerciais. Para que isso ocorra sem contratempos, o vendedor/fornecedor e o comprador/cliente precisam ter garantia do que e de quanto está sendo transacionado. É necessário, portanto que ambos estejam fundamentados nas mesmas referências e que os processos de medição sejam confiáveis.
	Para se exprimir a medição de uma grandeza qualquer (comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, temperatura, etc) é necessário compará-la com uma unidade (metro, quilograma, segundo, amper, kelvin, etc) e determinar o número de vezes que essa unidade está contida na grandeza avaliada.
Tema 2 – Histórico e evolução da metrologia.
	Citando uma breve definição de metrologia: metro significa “medir” e logia significa “estudo”; portanto, metrologia é uma área do conhecimento que fornece conceitos, referências e técnicas para atender a essa necessidade. Existem registros de soluções de medição que datam 5.000 a.C. A pirâmide de Queóps é considerada um grande exemplo da utilização de técnicas de metrologia.
	A partir da Revolução Francesa, procurou-se uma solução de padrões de comprimento que não fossem os referenciados pela estatura da família real.
	No final do século XVIII foi definido o metro, adotando-se como referência uma fração do meridiano da terra. O metro foi definido como a fração de 40.000.000 do comprimento do meridiano que passa por Dunquerque, na França, país responsável pelas definições e consolidação do sistema de medição de base métrica e decimal, amplamente adotado como padrão internacional de pesos e medidas.
	Nota-se então que, a partir da Revolução Francesa, o sistema métrico começou a ser utilizado e, combinado com o sistema numérico decimal inventado pelos Hindus quatro séculos a.C., é hoje quase universalmente adotado devido às grandes vantagens que proporciona. No Brasil, o sistema métrico foi implantado pela Lei Imperial nº 1.157, de 26 de junho de 1862.
	Veja a seguir os dois sistemas para medições lineares:
Sistema Internacional de Unidades (SI): de origem francesa, de maior aplicação em âmbito mundial e fundamentado no padrão metro e seus desdobramentos.
Sistema Inglês: de origem inglesa e fundamentado no padrão de polegadas.
 
 	Alguns exemplos de equivalências entre esses dois sistemas:
1 polegada = 2,54 cm
1 pé = 30,48 cm
1 jarda = 91,44 cm
	Toda essa preocupação em estabelecer padrões da forma mais precisa possível e que fossem reconhecidos por todos tem um objetivo principal: trocar produtos com base em uma comparação única. 
	Dessa forma, resultados de medições realizadas em diferentes partes do mundo podem ser comparados entre si, permitindo a padronização de atividades produtivas, máquinas, produtos e serviços.
Tema 3 – Áreas da metrologia: científica, industrial e legal.
	Observe que uma área da metrologia tem que trabalhar para que isso ocorra e outra área tem que atuar no sentido de checar se as bases de comparação (padrões, sistemas de medição, etc.) estão dentro do convencionado. Para isso, existem três áreas distintas dentro da metrologia.
	No Brasil, o órgão executivo da política de metrologia é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), vinculado aos Ministérios da Indústria, do Comércio e do Turismo (MICT). As componentes de metrologia estão agrupadas em duas grandes diretorias: Diretoria de Metrologia Científica e Industrial e Diretoria de Metrologia Legal.
	Vamos ver em detalhes cada uma das áreas:
Metrologia Científica: trata, fundamentalmente, dos padrões de medição internacionais e nacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias científicas relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica. Como abordado anteriormente, a procura por meios de medição mais precisos e confiáveis passa por pesquisas incessantes da ciência.
Metrologia Industrial: trata da aplicação da metrologia no controle dos processos produtivos e na garantia dos produtos finais. É a parte da metrologia que assegura o adequado funcionamento dos instrumentos de medição usados na indústria, na produção e nos ensaios.
Metrologia Legal: tem como objetivo principal proteger o consumidor, tratando das unidades de medida, métodos e instrumentos de medição de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias.
	Com a supervisão do governo, o controle metrológico estabelece adequada transparência e confiança com base em ensaios imparciais. A exatidão dos instrumentos de medição.
Por exemplo, todas as balanças, massas-padrão (e não peso padrão), bombas de gasolina e taxímetros utilizados no comércio são, compulsoriamente, submetidos a uma verificação anual. Há normas específicas que regulamentam as verificações para cada classe de sistema de medições usadas no comércio. Estando em conformidade com as normas, o sistema de medição recebe um selo oficial com o dizer “VERIFICADO”, onde também consta o período de validade da verificação.
Tema 4: Metrologia industrial.
	Vamos nos concentrar agora na metrologia industrial, que propiciará subsídios para entendimento da função da metrologia dentro do sistema produtivo. Também nela existe uma classificação quanto aos campos de atuação. Dentre esses campos, podemos citar:
Metrologia Elétrica: trata da definição e manutenção das grandezas elétricas que são referência para todas as medições nessa área. Abrange todos os padrões, sistemas de medição, normas e procedimentos de medições aplicáveis na área elétrica. A Divisão de Metrologia Elétrica (Diele), vinculada ao INMETRO, dispõe dos padrões de mais alta exatidão no país em tensão, corrente, resistência, capacitância, indutância, energia e potência.
Metrologia Química: inclui todas as grandezas utilizadas para a caracterização química e quantificação de materiais e substâncias, como as quantidades e os tipos de componentes de um alimento ou medicamento.
Metrologia Mecânica: engloba as áreas de temperatura, massa, força, pressão, etc., sendo uma área de grande importância para indústria e serviços.
	É a metrologia dimensional, que inclui toda a parte de medições de comprimento e ângulos e possui importância estratégia em qualquer atividade técnica na área de mecânica. Os tamanhos de peças que se compra ou fábrica precisam estar dentro de medidas com tal precisão que se possa haver montagens acuradas, evitando-se problemas em linhas de montagem ou no produto final.
	Vale ressaltar que também é de suma importância a possibilidade de intercâmbio entre peças que são comumente utilizadas na manutenção de máquinas e equipamentos. Também na área mecânica, como não poderia deixar de ser ressaltado, o INMETRO possui a Divisão de Metrologia Mecânica (Dimec), que é responsável por 12 grandezas da metrologia:
Comprimento e Ângulo Plano;
Massa;
Força, Torque, Dureza e Impacto;
Pressão;
Volume (até 20 L), Viscosidade Cinemática, Massa Específica e Tensão Superficial.
Dentro da área de metrologia industrial, que é a área a ser abordada em nossos estudos, vamos evidenciar a metrologia mecânica, em especial a divisão dimensional.
Em resumo, o INMETRO tem como objetivo fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio de adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais