Buscar

Trabalho pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentação teórica para terapia combinada heccus- ultrassom e corrente Aussie no tratamento da lipodistrofia ginóide e da gordura localizada.
 A aplicação de duas modalidades terapêuticas ao mesmo tempo e no mesmo local é denominada de terapia combinada e a combinação mais amplamente utilizada de recursos são ultrassom e algum tipo de corrente excitomotora ou polarizada. 
 A indústria nacional desenvolveu, direcionado para a clínica estética, um equipamento tripolar que atua com ultrassom de 3 MHz associado ás correntes Aussie ou polarizada. Objetivo: Buscar na literatura respaldo científico para a utilização simultânea do ultassom e da corrente terapêutica Aussie o polarizada no tratamento da lipodistrofia ginóide (LDG) e da gordura localizada. 
 
Introdução
 A lipodistrofia ginóide (LDG) termo conhecido popularmente como celulite, afta cerca 85-98%das mulheres de todas as raças após a puberdade. Acomete especialmente a região glútea e as coxas e pode ou não estar associada a presença de gordura localizada.
 Diversas modalidades terapêuticas têm sido proposta para o tratamento de LDG e de gordura localizada. Dentre esses tratamentos destacam-se os agentes físicos e os agentes farmacológicos, os agentes físicos são diferentes modalidades de energias que interagem com os tecidos biológicos com finalidade terapêutica , incluindo calor, frio, pressão, som, radiação eletromagnética e correntes elétricas . Os agentes físicos mas utilizados no tratamento de LDG e gordura localizada são: pressoterapia, laser, massagem mecânica (vácuo), radiofrequência, ulrassom e correntes elétricas terapêuticas tais como: Galvânica, Farádica, FES, Diadinâmicas, Interferencial, Russa e Aussie.
 Apesar das inúmeras modalidades de tratamento, o uso do ultrassom e das correntes elétricas terapêuticas associadas ou não à permeação transdèrmica de drogas se destacam por se tratar de técnicas não invasivas no tratamento de LDG e da Gordura Localizada.
 
 
Princípios de terapia combinada: Ultrassom, Corrente aussie e corrente Polarizada
 A Aplicação de duas Modalidades terapêuticas ao mesmo tempo e no mesmo local é denominada terapia combinada e a combinação mais amplamente utilizada são ultrassom e algum tipo de corrente excimotora ou polarizada.
 A justificativa Principal para a terapia combinada é que os efeitos benéficos das duas modalidades podem ser alcançadas ao mesmo tempo e estudos sugerem que pode haver amplificador de uma terapia sobre a outra.
 No intuito de aperfeiçoar a terapia, a indústria nacional desenvolveu direcionado para a clinica estética, um ultrassom de 3 MHz com um cabeçote tripolar, com três transdutores que atuam simultaneamente, como soma de ERA ( Effective Radiation Are) de 18 cm², essa disposição permite tratar uma area maior em menor tempo de aplicação e permite uma melhor distribuição das energias acústica e elétrica pelos tecidos, atingindo de forma tridimensional as células imediatamente abaixo do cabeçote do movimento.
 O aparelho de ultrassom consiste de um gerador que produz uma corrente alternada de alta frequência , para tal transdutores piezoeletricos são utilizados e consistem em um disco de material natural, como o quartzo, ou uma cerâmica sintética feita de uma mistura de sais complexos, tais como zirconato e o titanato, os quais podem ser polarizados em processos de cargas , nominados ultrassom de alta potência.
 Estes mesmo transdutores podem atuar como eletrodos de transmissão de corrente alternada Aussie, a corrente migra de forma circular entre eles ou ainda emitir corrente polarizada , no qual os 3 eletrodos podem ser programados para polaridade positiva ou negativa ( eletrodo ativo) de acordo com a necessidade e nesse caso a corrente flui destes para um eletrodo dispersivo fechando o circuito.
 Esse elemento piezoeletrico transforma energia acústica em energia elétrica e seu reverso energia elétrica em acústica. A corrente alternada que alimenta o elemento piezoeletrico pode ser modulada criando diferentes modalidades de insolação: continua ou pulsada, deste modo a intensidade ´é também dependente do tempo.
 Para fins terapêuticos, utilizam-se mais comumente as frequências de 1 ou 3 MHz e o US têm sido utilizado no restabelecimento das funções e promoção da cicatrização de tecidos musculares, tendinosos e ósseos lesionados.
 Os efeitos mecânicos , térmicos e químicos do Ultrassom ainda não estão completamente esclarecidos , sua aplicação entretanto, leva a inúmeros bioefeitos, que podem ser classificados em térmicos e não térmicos , os efeitos considerados térmicos são aumento dá elasticidade de estruturas que contém colágeno, diminuição dá dor e aumento do fluxo sanguíneo , os efeitos não térmicos induzem reações orgânicas, que geralmente se manifestam em nível vascular e tecidual.
 Os efeitos térmicos ocorrem quando a energia acústica é absorvida é transformada em calor e dependem dá absorção e dissipação dá energia do ultrassom, e o aumento dá temperatura é tempo de dependente, o aumento dá temperatura pode provocar dentre outros efeitos , a vasodilatação e o aumento dá extensibilidade do colágeno, o que tende a melhorar a maleabilidade do tecidual além de acelerar a atividade celular enzimática e favorecer o metabolismo local.
PERMEÇÃO DE ATiVOS: Sonoforese, iontoforese e sonoeletroporação no tratamento de ldg e gordura localizada.
 Vários princípios tem sido proposto para o tratamento de LDG e dentro deste grande grupo, existem subgrupos que podem ser classificados como: lipolíticos, venotonicos,antiedematosos, hioeremientes , despolimerizante de mucopolissacarideos, reestruturado teciduais.
 A Sonoforese ou fonoforese são termos similares q descrevem a habilidade do US em incrementar a penetração de agentes farmacologicamente ativos através dá pele.
 Os efeitos térmicos, mecânicos e químicos do US sobre tecido aceleram a difusão dos ativos presentes na melange para uso tópico e a principal via de penetração desses ativos neste caso são folículos pilososos, além das glândulas sebáceas e sudoríparas.
Para uso tópico e a principal 
7
Corrente Aussie: fortalecimento muscular e drenagem linfática
 
 O uso de correntes elétricas que desenvolvem ações terapêuticas nos tecidos biológicos ou possibilitam a manutenção de suas funções tem sido extensamente preconizado como recurso em nosso país .
 A corrente Aussie ou Corrente Australiana, foi desenvolvida pelo pesquisador Alex Ward, da Universidade de LaTrobe em Malbourne-Austrália e trata-se de uma corrente elétrica terapêutica alterada com frequência portadora na faixa de kHz e modulação em baixa frequência com alguma semelhança em relação á terapia interferencial e a corrente Russa, a diferença esta no valor da corrente de kHz utilizada bem como no formato de onda. 
 Para contração muscular , a corrente Aussie utiliza frequência de 1kHz combinada com Bursts de duração igual a de 2 ms, dessa forma, a produção de torque é máxima quando comparados a outras correntes comerciais, para potencializar os ganhos de força e a integração funcional os indivíduos devem associar o movimento ativo voluntário simultaneamente ao impulso elétrico.
O uso de correntes terapêuticas para aumentar a hemodinâmica da circulação dos membros inferiores se baseia na premissa que a contração muscular aumenta a pressão do compartimento e comprimem os vasos linfáticos e sanguíneos, impulsionado os fluídos neles contidos como uma ação de ordem muscular sequencial os eletrodos devem ser posicionados de forma sequencial os eletrodos devem ser posicionados de forma adequada e o programa de comando do equipamento deve favorecer a contração muscular de distal para proximal.
 O sistema linfático representa uma via auxiliar ao sistema circulatório sanguíneo, cuja função é drenar e filtrar o excedente de liquido intersticial
dos espaços teciduais e devolvê-lo ao sistema venoso.
 Esta forma de transporte é componente fundamental na manutenção da normalidade de concentração de proteínas e volume de líquido intersticial no espaço intercelular 
 O excedente de partículas e fluidos intersticiais entra para o sistema linfático através de estruturas conhecidas como linfáticos inicias ou capilares linfáticos os quais se distribuem nos espaços entre as células. Estas estruturas são compostas por tubos de uma única camada de células endoteliais em fundo cego, possuem válvulas quem impedem o refluxo e geralmente não possuem componente muscular liso. Os músculos lisos linfáticos aparecem no próximo nível da rede linfática denominada vasos linfáticos e coletores linfáticos que possuem características físicas semelhantes aos capilares linfáticos, porem com mais válvulas e paredes mais espessas. 
O músculo liso linfático desempenha funções precisas no movimento da linfa desempenha funções precisas no movimento da linfa de um segmento do vaso para o outro e sua atividade pode ser modificada por vários fatores físicos, tais como pressão transmural, fluxo luminal, forças de compressão e cisalhamento, ou agentes químicos como neurotransmissores, hormônios circulantes e/ou de substancias liberadas pelas próprias células endoteliais.
 O excedente de partículas e fluidos intersticiais entra para o sistema linfático através de estruturas conhecidas como linfáticos inicias ou capilares linfáticos os quais se distribuem nos espaços entre as células. Estas estruturas são compostas por tubos de uma única camada de células endoteliais em fundo cego, possuem válvulas quem impedem o refluxo e geralmente não possuem componente muscular liso. Os músculos lisos linfáticos aparecem no próximo nível da rede linfática denominada vasos linfáticos e coletores linfáticos que possuem características físicas semelhantes aos capilares linfáticos, porem com mais válvulas e paredes mais espessas. 
 O músculo liso linfático desempenha funções precisas no movimento da linfa desempenha funções precisas no movimento da linfa de um segmento do vaso para o outro e sua atividade pode ser modificada por vários fatores físicos, tais como pressão transmural, fluxo luminal, forças de compressão e cisalhamento, ou agentes químicos como neurotransmissores, hormônios circulantes e/ou de substancias liberadas pelas próprias células endoteliais .
 No que diz respeito à formação da LDG, esta se inicia por alterações intrínsecas e extrínsecas, que promovem o aumento do líquido intersticial e consequente acúmulo de resíduos do metabolismo celular entre as células de gordura. A polimerização de fibras de colágeno e a modificação estrutural ocorrida nos glicosaminoglicanos alteram o equilíbrio osmótico promovendo esclerose e fibrose intersticial e edemaciamento intra-adipocitário.
 A corrente Aussie de 4 kHz modulada em baixa frequência 10 Hz se insere neste contexto, visto que o músculo liso linfático responde a estímulos de baixa frequência. 
 Estudos demonstram que a faixa de frequência entre 5,10,25,50 e 75 Hz se relaciona também à liberação de noradrenalina das varicosidades próximas aos adipócitos. Esse neurotransmissor se liga a receptores adrenérgicos na membrana dos adipócitos e via ativação da enzima LHS (lipase hormônio sensível), dispara cascatas de sinalização intracelular que culminam com a clivagem dos triglicerídeos armazenados em ácidos graxo livre e glicerol com posterior liberação destes para a circulação sanguínea para serem utilizados como combustível no metabolismo das células em atividade e inibição da lipogênese intra-adipocitária, um dos princípios fisiológicos que fundamentam a eletrolipólise com agulhas. A eletrolipólise é uma técnica que utilizada eletrodos na forma de agulha (agulhas de acupuntura descartáveis) inserida no tecido adiposo paralelo a derme e estimulam a lipólise .
Considerações finais
 O tratamento com a terapia combinada Heccus deve ser sempre acompanhado de dieta e/ou exercícios físicos, para que os ácidos graxos liberados sejam utilizados como fonte de energia. Caso isso não ocorra, a gordura mobilizada tende a ser redistribuído no tecido adiposo, porém de forma mais heterogenia.
 Os efeitos colaterais da terapia combinada são considerados desprezíveis, desde que observados os critérios para o manejo adequado do equipamento.
 
CONCLUSÃO
Os estudos analisados sustentam a aplicabilidade da terapia combinada Heccus em todas suas modalidades de tratamento: sonoforese tridimensional, sonoeletroporação, corrente Aussie e corrente polarizada, sendo assim, possível, inferir sua efetividade no tratamento da LDG e da gordura localizada
Alunos
Mirian Araujo dos santos
Dayelli peres de souza
Keila aparecida da silva
Maria Giovana borges
Jessica ramos zanoni
Amanda silva
Rafael SAntos
Maria júlia
PROFESSOR: MARCELO GRANDINI SPILLER
DISCIPLINA: tópicos em fisioterapia
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
 OURINHOS/2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais