Buscar

Resumo das apostilas de Educação Física Escolar e Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Objetivos 
Compreender os conceitos relacionados a atividades físicas e exercício físico. Entender os aspectos relacionados ao gasto energético no cotidiano. Ter conhecimentosobre os benefícios das atividades físicos.Atividade FísicaQualquer movimento corporal produzido pelosmúsculos esqueléticos, que resulta em gastoenergético acima dos níveis de repouso.Exercício FísicoAtividade física previamente planejada, estruturada e repetitivaque tem por objetivo melhoria e manutenção de um ou maiscomponentes da aptidão física.O gasto energético diário acontece: ocupação profissional, cuidados pessoais, tarefas domesticas, lazer, condicionamento físico, esportes Gasto energético no cotidiano:Atividades ocupacionais (trabalho/escola);Atividades da vida diária (Vades), comovestir-se, banhar-se, comer, etc.;Atividades no deslocamento (transporte);Atividades no tempo livre ou lazer (exercíciofísico, esportes, televisão, computador,dança, etc.).
(Dança, etc.).Recomendação física; adultos 150 minutos de atividades físicas de intensidade moderada por semana (30 minutos por dia) jovem: 60 minutos de atividade física de moderada a intensidade por semana: Benefícios de atividade física: Melhora o condicionamento muscular e.
Cardiorrespiratório.Aumenta a saúde óssea, funcional, reduzindo quedas efraturas.
Reduz o risco de hipertensão, doençascardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer edepressão.Promove o balanço energético e controle do pesocorporal. Risco da inatividade fisicaUma das principais causas de morte no mundoResponsável por:21%-25% dos cânceres de mama e cólon27% da diabetes30% das doenças cardíacasisquêmicas. Exerci-o físico, atividade física dentro e fora da escola: Grande importância ao profissional da educação física > afastamento de hábitos sedentários e promoções de estilos de vida saudável Componentes do exercício físico: intensidade, frequência, duração, tipo. ESPORTES Uma das manifestações culturais mais importantes do ser humano
Recebeu grande importância a partir do século XIXcodificação e normatização dos jogos praticados na época incluída na escola como atividade pedagógica no sentido deaprimoramento de atitudes cavalheiresca, respeito às regras,adversários e arbitragem, bem como à melhoria dos aspectosfísicos (motores)Atualmente tem grande apelo comercial, boa parte das vezes é.
Praticado mediante normas e princípiosinstitucionalmente regulamentados. Definição de esporte:“Toda forma de atividade física na qual, através da participação casualou organizada objetiva a manutenção ou desenvolvimento da aptidãofísica, habilidades motoras, bem-estar mental, formando relaçõessociais ou obtendo resultado em competições de todos os níveis.”.
O esporte deve ser entendido Como manifestação social, Para todas as fases da vida, De múltiplas possibilidades, 
Acessível a todos O esporte na escola O professor possui como dever:Tornar sua aula atrativaGarantir a participação total de seus alunosPermitirem que os alunos participem daorganização da aulaNão realizar uma seleção baseada emrendimento esportivo
Não dar ênfase em gestos técnicos e à pura repetiçãoCompreender que o esporte no contexto escolar contribui paraa formação do aluno como um cidadãoApresentar uma variada gama de movimentos no decorrerdas aulasRespeitar as limitações dos alunos e por meio da aula deEducação Física, apresentar desafios a serrealizada Aptidão físicaVem do termo inglês Fiscal Fitness que significa por aproximação“condição física”Um pouco da história:Até os anos 60 era considerada como parte da capacidade motorageral. Alguns componentes motores foram identificados comoprioritários, como flexibilidade, força, equilíbrio, coordenação eresistência cardiorrespiratória.Na década de 70 foi valorizada pelas pesquisas demonstrarem umcrescente número de mortes decorrentes aos hábitosrelacionados a níveis insuficientes de atividade física.
Componentes da Aptidão física Flexibilidade, Força/resistência muscular, Resistênciacardiorrespiratório-aeróbia, Composição corporal.
Resistência anaeróbia, Velocidade, AgilidadePotência, CoordenaçãoAptidão Física Relacionada ao Desempenho, Flexibilidade, Força/resistência muscular, Resistência cardiorrespiratório-aeróbia, Composição corporal, Resistência anaeróbia, Velocidade.
Agilidade, PotênciaCoordenação, Aptidão Física Relacionada à Saúde, Flexibilidade, Força/resistência muscular, Resistência aeróbia/.
Cardiorrespiratória, Composição corporalConceitos de saúde bastante ligadas à aptidão física Estado caracterizado pela condição de executar atividades, diárias com vigor e demonstração de capacidades associadas com o baixo risco de desenvolvimento precoce de doenças hipocinéticas. (Patê, 1988)Estado dinâmico de energia e vitalidade, que possibilita não apenas a realização das tarefas diárias, as ocupações ativas das horas de lazer e o enfrentamento de emergências imprevisíveis sem apresentar fadiga excessiva, assim como, ajuda e evitar doenças hipocinéticas, enquanto funcionando no pico da capacidade intelectual e sentindo alegria em viver. (Wieman, 1986)Histórico conceitual da saúde: visado mágico-religioso, visão epidemiológica, modelo biomédico, perspectiva biopsicossocial O Exercício“A aula de educação física não deve estar atrelada apenas ao desporto” (FARINATTI, 2006).
Crítica: Disciplina que possui o mesmo conteúdo da 5ºsérie do Ensino Fundamental ao Ensino Médio
Quatro principais: Handebol, Basquete, Vôlei e Futebol.
É apenas isto que a Educação Física trata? A aula de educação física A aula deve ser planejada de forma que o aluno queira voltar na aula seguinte (Alves, 2014) Motivação é elemento principal “Apenas ressaltar os benefícios da prática de exercícios físicos pode ser pouco eficaz” (Divide, 1996)dimensões morfológica Composição CorporalNuma análise compartimenta, é dividido em gordura corporal,
Músculos, ossos e resíduos.É comum considerar a divisão em dois compartimentos: gorduracorporal e massa magra. . Doenças associadas ao excesso de gordura corporal Doenças cardiovasculares, Sedentarismo, Diabetes,ArtriteDoençasrenais.
Problemas posturais, Hipertensãoarterial, Síndrome metabólica, Dimensão funcional motora Capacidades Motoras Voltadas para Saúde.
Resistência Cardiorrespiratória ou Aeróbia, Capacidade do organismo em se adaptar a esforços físicos.
Moderados, envolvendo a participação dos grandes gruposmusculares, por períodos de tempo relativamente longos.
Força Muscular É a capacidade derivada da contração muscular, que nos permitemover o corpo, levantar objetos, empurrar, puxar, resistir a.
Pressões e sustentar cargas.Nahas, 2006; Guedes & Guedes, 1995, Capacidadesmotoras voltadas para a saúde Flexibilidade.
Capacidade de amplitude de uma articulação isolada oude um grupo de articulações, quando solicitada narealização dos movimentos. (CORBIN & FOX, 1987)Resistência Muscular Capacidade de um grupo muscular manter os níveis de força submáxima alcançados por um período de tempo mais elevado (repetidas contrações musculares). Anhás, 2006Resistência anaeróbiaQualidade física que permite sustentar o maiortempo possível, uma atividade física em condiçõesanaeróbicas, isto é, numa situação de débito de oxigênio (Katch et al, 2005).VelocidadeÉ a máxima rapidez de movimento que pode seralcançada (Holman, 1974).AgilidadeÉ a capacidade que o indivíduo tem de realizarmovimentos rápidos commudança de direção esentido (Matsuda, 1980).PotênciaÉ a contração do músculo no menor tempo possível.
Traduzida pela equação força x velocidade (Fleck & Krmaer,1999).CoordenaçãoProcessos de orientação e regulação de movimentos, quehabilitam dominar segura e economicamente as açõesmotoras nas situações previsíveis e imprevisíveis (adaptação) eaprender, relativamente depressa, os movimentos (Waineck,
1991). Dimensão \fisiológica Essa dimensão é marcada pela regulação do organismo para apressão arterial, lipídios plasmáticos (sanguíneos), ação da glicose einsulina, e oxidação dos substratos energéticos em relação aoshábitos e comportamentos assumidos pelo estilo de vida.Pressãoarterial - pressão exercida pelo sangue nas paredes dasartérias, através da contração e relaxamento do coração e daelasticidade dos vasos sanguíneos. Lipídios plasmáticos - colesterol ou lipoproteínas (complexolipídios – proteínas) LDL e HDL - LDL em quantidade elevada nosangue vai se acumulando nas paredes das artérias e provocando o
Surgimento de doenças cardiovasculares.O HDL é responsável por transportar o LDLpara síntese no fígado, portanto, apresentarelação inversa com doenças.
cardiovasculares. Dimensão fisiológica Essa dimensão é marcada pela regulação do organismo para apressão arterial, lipídios plasmáticos (sanguíneos), ação da glicose einsulina, e oxidação dos substratos energéticos em relação aoshábitos e comportamentos assumidos pelo estilo de vida.Ação da glicose e insulina, associada à diabetes - uma disfunção daprodução de insulina pelo pâncreas, responsável pelo transporte daglicose pela membrana celular para oxidação nas células. Ainsuficiência insulínica dificulta a célula em utilizar a glicose,aumentando assim o nível desse açúcar circulando no sangue.Oxidação dos substratos - quanto maior for o coeficienterespiratório (capacidade aeróbia), maiorserá o metabolismo de lipídios.Dimensão comportamental Estresse - estado de equilíbrio do organismo (homeostase) é alteradopor fatores estressantes: susto, grande alegria, fracasso, dor,nervosismo, frio, calor, esforço físico, irritação, entre outros. Ocorre aliberação de hormônios a exemplo das catecolaminas (adrenalina noradrenalina), que promovem o aumento da pressão arterial,frequência cardíaca, frequência respiratória, inibição da digestão,entre outros.Formas de StressEstresse do indivíduo que vive de forma corrida, competitiva, envolvidos com lutas crônicas ou incessantesEstresse do indivíduo que vive tenso (Casa, trabalho, relacionamento)Estresse do indivíduo em crise existencial (E: idade).
Estresse do indivíduo que vive alto grau de desajustamentoFiamoncini e Fiamoncini, 2013Relação Atividade Física e EstresseAtividades físicas leves e/ou moderadas podem acarretar emmaior relaxamento corporalAlongamento muscular também é uma forma de atenuar oestresseAumento da concentração de endorfina durante o exercício pode auxiliarATIVIDADE FÍSICA = REAÇÕES POSITIVAS AO ESTRESSE!

Outros materiais