Buscar

Análise e aspectos medievais no filme: "As bruxas de Salem"

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
Direito – 2° Período
Christie Wingler
Aspectos Medievais no filme 'As Bruxas de Salem
Teresópolis – RJ
2016
Christie Wingler
Aspectos Medievais no filme 'As Bruxas de Salem.
 Trabalho acadêmico da Instituição Centro Universitário Serra dos Órgãos (FESO)
Com objetivo de analisar e destacar aspectos medievais no filme; "As bruxas de Salme"da matéria 
de Criminologia. Sob orientação da professora Gisele.
 Teresópolis – RJ
2016
 No filme; "As Bruxas de Salem", inicialmente mostram as superstições de algumas jovens do vilarejo, que se reúnem na floresta fazendo uma espécie de ritual para 'trazer o homem amado', sob orientação da escrava Tibuna, mas tal 'brincadeira' toma ar de magia negra, quando Abigail mata e bebe o sangue de uma galinha, pedindo a morte da esposa (Elizabeth Proctot) de seu amado (John Proctor), quando são flagrados pelo tio dela e reverendo (autoridade religiosa) sua filha que lá também estava, ao ver o pai fica paralisada e sem sintomas de doença, classificam como bruxaria, logo todas as outras para não serem incriminadas, vez que bruxas e heresios eram punidos e tidos como figuras de inimigos primordiais, dizem-se enfeitiçadas, colocam a culpa na escrava, que ao apanhar, por medo de morrer, é presa. (Pena corporal e privativa de liberdade; Igreja/Estado detêm o poder de punir quaisquer condutas, por tanto a confissão mesmo que falsa, ate forçosa, servia para legitimar o estado inquisidor, tida como primazia entre as demais, prova absoluta). Muitas vezes punições de determinadas condutas eram de interesse social, politico, econômico e religioso, como por exemplo culpar o demônio pelos erros cometidos pelo cristão. 
 O grupo de meninas começam a acusar pessoas do vilarejo, alegando que os 'viram' com o demônio, sem fundamento ou por motivos particulares, devido a essa 'onda de bruxarias' cidadãos começam a desconfiar de seus próximos, por exemplo a cena que um homem diz que não consegue orar quando sua mulher esta perto. (Sistema de punição baseado no controle, controlar, vigiar e punir. Cidadâos entregavam supostas bruxas.) 
 Após acusações, deste âmbito (processo inquisitório estatal), várias pessoas foram levadas a juris dentre eles Rebecca a parteira da aldeia, acusada de matar os filhos de Ann na hora do parto, Martha acusada de amaldiçoar os porcos de um fazendeiro, Elizabeth Proctor gravida de John (não sofre pena ate a criança nascer, criança é inocente), acusada de praticar vodu contra Abigail, que a acusa para ficar com John. Que para livrar sua mulher, confessa tê-la traído com Abigail, afrimando que a jovem acusava sua esposa falsamente, por vingança, mas sua esposa nega a traição e John é acusado. Muitos acusados foram excomungados e enforcados em praça publica. (Espetáculo de punição feita em locais públicos para coagir e pena de morte). 
 Devido a comoção de Salem em relação a John, Martha e Rebecca, considerados cidadãos respeitados, para evitar o caos, os juizes acordam entre si que se John Proctor confessar bruxaria e pacto, todos seriam livres da forca, John chega a tentar a confissão, mas na hora de assinar, pensa em seu nome, sua imagem, sua honra e sua família, estariam marcados para sempre com um suposto crime que não houvera cometido (Pena Infamante). John rasga a confissão e todos são enforcados em praça pública. 
BIBLIOGRAFÍA: 
O filme 'As Bruxas de Salem'.
moderadorcogitandum.blogspot.com.br/2012/02/as-bruxas-de-salem-analise-historica-e.html?m=1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes