Buscar

DIREITO DA INFORMATICA 1

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	I. No que se refere ao Direito Constitucional, a relação é manifesta, mesmo sem nos fixarmos exclusivamente no direito positivo de cada país, inspirado, como necessariamente há de ser, nos princípios constitucionais vigentes.
II. A liberdade de comunicação via internet é uma das expressões fundamentais da liberdade de pensamento e sua reserva constitui-se em uma das mais antigas modalidades de proteção à privacidade.
III. Ao se corresponder por meio do correio eletrônico, o usuário do serviço compartilha com o receptor informações de cunho pessoal, as quais não podem ser violadas, sob pena de se incorrer em mácula ao direito de privacidade.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Todas as assertivas são verdadeiras.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Analise as assertivas abaixo:
I. Os primeiros pesquisadores tentaram aproximar Direito e Cibernética; a base de suas teorias tentava demonstrar que os problemas da lei podem ser considerados problemas de comunicação, apresentando a cibernética como a ciência do sistema de controle da comunicação nas máquinas e nos seres vivos.
II. Historicamente, o jurisfilósofo Mario G. Losano, em sua obra “Lições de informática jurídica”, ensina-nos que os computadores eletrônicos foram utilizados inicialmente pelas indústrias norte-americanas, com a criação de normas conhecidas como legislação antitruste ou antimonopólio.
III. A história da Juscibernética nasce com aplicação de computadores na legislação contra o monopólio.
IV. No início dos anos 1970 substitui-se a expressão “Juscibernética” por “Informática do Direito”, que, em sentido amplo, concebe o Direito com objeto da Informática.
É correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Todas as assertivas são verdadeiras.
 
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Analise as afirmações abaixo:
I. O mercado de informática ficou submetido à SEI, que detinha poderes conferidos por lei, de controlar as importações de bens e serviços de informática, durante o período de oito anos a partir de 30-10-84 e competência para decidir sobre projetos de desenvolvimento e produção de bens de informática.
II. As empresas fabricantes de bens de informática submetiam seus projetos de fabricação à aprovação da SEI para poder obter benefícios fiscais, autorização para importação de peças ou componentes e para aquisição de tecnologia externa.
III. É um exagero afirmar que a Lei de Informática e a SEI, com sua política, fecharam o mercado brasileiro ao que há de mais avançado em ciência e tecnologia, ampliando-se, assim, a defasagem entre o Brasil e os demais países.
IV. A reserva de mercado permitiu o desenvolvimento de tecnologia de última geração, ampliou a aplicação de capitais externos em novos campos de pesquisas e novos mercados para os profissionais brasileiros.
Estão corretas as afirmações:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, II, III e IV
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Analise as assertivas abaixo:
I. O termo “informática” seria um neologismo de origem francesa, advindo da expressão informacion automatique adotada por Phillipe Dreyfys, em 1962, por analogia com o termo inglês datamation.
II. O que melhor identifica o significado da informática é a teoria que lhe confere sentido de ciência do uso da informação ligada a um computador. A Informática representa o aspecto estático dessa ciência que se complementa com a Telemática, que representa o aspecto dinâmico do uso da informação.
III. A informática jurídica é a ciência que estuda a utilização de aparatos e elementos físicos eletrônicos, como o computador, no Direito; isto é, a ajuda que esse uso presta ao desenvolvimento e aplicação do direito. Em outras palavras, é o instrumental necessário a utilização da informática no Direito.
IV. O Direito da Informática constitui o conjunto de normas, aplicações, processos, relações jurídicas que surgem como consequência da aplicação e desenvolvimento da informática.
V. Não há que se falar no caráter interdisciplinar do Direito da Informática, pois é evidente que não há integração entre Informática e Direito.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Apenas as assertivas I, II, III e IV são verdadeiras.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A reserva de mercado, na área da informática, existente no Brasil foi abolida com a edição da lei:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Analista – TRE/SE – 2007 – FCC) Um programa ou software aplicativo no momento de sua execução em um computador normalmente tem que estar carregado:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
na memória RAM.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Analise as assertivas abaixo:
I. O Direito de Informática é interdisciplinar, uma vez que atinge simultaneamente numerosos campos do Direito.
II. Alguns países se orientam no sentido de discipliná-lo nos ramos do Direito Público Geral, mediante leis especiais. Outros países o estudam sob o aspecto do Direito Privado, e o Direito Internacional Privado ocupa-se da jurisdição aplicável aos contratos internacionais.
III. É inegável a abrangência da informática nos mais diversos ramos do Direito e a necessidade inconteste do amparo do Direito Internacional para proteção do fenômeno conhecido como o fluxo de dados transfronteiras.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Todas as assertivas são verdadeiras.
	
	
	
Pergunta 8
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Relativamente aos princípios do Direito da Informática, podemos afirmar que:
I. Princípio da racionalidade – consiste na afirmação essencial de que o ser humano procede e deve proceder nas suas relações virtuais conforme a razão.
II. Princípio da existência concreta – revela a importância, não só das manifestações tácitas durante a vigência do pacto, mas também o predomínio das relações concretas travadas pelas partes sobre as formas, ou da própria realidade sobre a documentação escrita ou virtual.
III. Princípio da efetividade – considerando-se a carência de normas e institutos que ainda devem demorar muitos anos para surgir em sua plenitude, deve-se admitir que esse princípio atualmente é fundamental para o desenvolvimento do Direito da Informática.
IV. Princípio da subsidiariedade – significa que o juiz é incompetente para proferir sentença que não tenha possibilidade de executar.
Está incorreto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II e III
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Considerando-se os bens de informática, temos que:
I. Hardware é um instrumento que transforma ferragens em computador e consegue dar logos, ou seja, alma e pensamento a uma máquina e a transforma em um elaborador de informações.
II. Em princípio, é aplicável ao hardware o conjunto de regras e institutos elaborados em matéria de disciplina de concorrência entre empresas e de tutela de segredos científicos e industriais.
III. Software costuma indicar, dentro de um sistema informático, a parte física, ou seja, o conjunto de circuitos e unidades que o compõem.
IV. A natureza jurídica do software não é pacífica. A doutrina dominante é no sentido de classificá-lo como obra de engenho, de caráter criativo, como bem imaterial tutelado pela propriedade industrial.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
II
	
	
	
Pergunta 10
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	A Lei no 7.232, de 29 de outubro de 1984, conhecida como a Lei da Informática, utilizando expressões como controle, proteção, intervenção do Estado, institucionalizou a reserva de mercado, incorporando um conceito de empresa brasileira de capital nacional. Segundo esse conceito,analise as assertivas abaixo:
I - controle tecnológico: o exercício, de direito e de fato, do poder para desenvolver, gerar, adquirir e transferir e variar de tecnologia de produto e de processo de produção.
II - controle decisório: o exercício, de direito e de fato, do poder de eleger administradores da sociedade e de dirigir o funcionamento dos órgãos da empresa.
III - controle de capital: a detenção, direta ou indireta, da totalidade do capital, com direito efetivo ou potencial de voto e de, no mínimo, 100% do capital social.
Estão corretas apenas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Nenhuma alternativa está correta.

Outros materiais