Buscar

O conceito de raça

Prévia do material em texto

O conceito de raça:
Hoje, parece mais claro que o conceito de “raça” seja uma construção quase que puramente social, oriunda unicamente de teorias racistas. É bem verdade que algumas teorias racistas buscavam respaldo científico para sua argumentação, razão pela qual esses estudos feitos na Europa foram traduzidos e trazidos ao Brasil.
Surgiu daí a divisão entre raças e, com isso, uma consequente hierarquização dessas raças. Consequentemente, defendiam que a miscigenação das raças tornaria o ser humano “deficiente”. Utilizavam essas teorias, também, para defender o direito das raças “superiores” imporem seu poder sobre as ditas “inferiores”.
Eis alguns teóricos que defendiam o conceito de divisão e hierarquização de raças:
Georges Vacher de Lapouge: Defendia a divisão do ser humano entre Homo europeu, superior e naturalmente destinado a dominar, e o Homo alpino, naturalmente destinado a trabalhar e a obedecer.
Joseph Arthur de Gobineau: Criou a concepção da raça ariana (os de cor branca, braquicéfalos e de estatura elevada) como superior às demais.
Raimundo Nina Rodrigues: Se posicionou contra a miscigenação de raças, pois isso faria com que os seres humanos se tornassem cada vez mais deficientes.
Sílvio Romero: Contrariamente à teoria de Nina Rodrigues, Romero defendia a superioridade da raça branca e pela seleção natural do tipo branco.
Já que vimos o vídeo falando sobre o viés científico das questões genéticas que caracterizam os diversos seres humanos, vamos continuar analisando as diferenças entre os seres humanos sob o viés biológico?
Sob a visão biológica, todos os seres humanos pertencem à mesma raça: a raça humana. Afinal, a palavra raça designa um grupo de indivíduos que tem uma parte importante de seus genes em comum, e que pode ser diferenciada dos membros de outros grupos a partir desses genes. Todos os seres humanos têm trinta mil genes iguais e apenas 4 genes que nos diferenciam. Sendo assim, pertencemos todos à mesma raça! Ou seja, um negro pode ter um filho com um oriental sem problemas!
Esses quatro genes que diferenciam um ser humano de outro representam o fenótipo: branco, negro, alto, baixo etc.
Então, quer dizer que há pessoas que discriminam outras e as tratam diferente por causa de apenas 4 genes?
Infelizmente é o que acontece e se chama racialização. Trata-se justamente da ideia de se atribuir superioridade a um fenótipo em detrimento de outro. Agora, imagine que a racialização era disseminada livremente antes da abolição da escravatura! O artigo a seguir trata justamente sobre a interlocução entre a eugenia, a ciência do melhoramento racial e o campo da educação no início do século XX.
No Brasil, a discriminação está mais relacionada à cor da pele e aos traços faciais do que à ancestralidade. Essa é uma das razões pelas quais as pesquisas trabalham com a classificação de grupos de cor, em grupos raciais.
O que você acha dessa classificação? Divida suas opiniões com os colegas, interaja e acrescente informações na discussão!
Para participar, acesse o fórum, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Outros materiais