Buscar

EXERCÍCIOS DE 1 Á 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Planejamento de Carreira e sucesso Profissional - EXERCÍCIOS DE 1 Á 8 EAD ESTACIO DE SÁ 2016
1 - 
Geração Y: Sem as bandeiras e o estardalhaço das gerações dos anos 60 e 70, mas com a mesma força poderosa de mudança, eles sabem que as normas do passado não funcionam - e as novas estão inventando sozinhos. Concebidos na era digital, democrática e da ruptura da família tradicional, essa garotada está acostumada a pedir e ter o que quer.
 "Minha prioridade é ter liberdade nas minhas escolhas, fazer o que gosto e buscar o melhor para mim".
Fico muito insatisfeita se vejo que fui parar em um lugar onde faço coisas sem sentido, que não me acrescentam nada." 
Para que o homem se sinta livre é essencial que as escolhas sejam suas, que seja ele o responsável pelos acertos e pelos erros das escolhas. Em relação às escolhas, podemos afirmar que: 
 
R - As escolhas são superiores ao desejo, porque passam pelo crivo da razão. 
2 - Assinale a alternativa correta quanto a importância do ensino médio para o melhor aproveitamento do aluno no ensino superior.
R - No ensino médio, ter o conhecimento em português e matemática é indispensável para o estudo dos assuntos no ensino superior, independente do curso escolhido.
3 - Um determinado aluno está cursando o curso de doutorado. Ao fim do curso, com toda carga horaria cumprida, o aluno deve defender especificamente um(a):
R - tese
4 - O IDEB-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica denuncia um dos principais problemas da educação em nosso país e que se refere a
R - uma formação escolar deficiente, principalmente no nível médio, que dificulta o acesso ou o aprendizado no nível superior
5 - A frase - Ou você define os rumos da sua vida ou a sua vida fará isso para você....- nos ensina a importância de planejarmos o nosso caminho e, para isso, é necessário saber:
R - Onde estou e onde quero chegar
6 - O Brasil encontra-se no do 39ª colocação em ranking de educação básica divulgado pela Pearson em 2012, dentre 40 países. Com relação ao plano individual, o aluno do ensino superior pode mudar esta realidade:
R - Avaliando-se continuamente e tomando ações para reduzir suas eventuais deficiências de conhecimento.
7 -Muito se fala em educação. Sem dúvida, a educação é importante e fundamental. Afinal, estamos aqui na universidade em busca de educação e, sendo assim, podemos dizer que ela é importante para quê?
R -Para aprender o porquê das coisas
8 - O resultado do Brasil no IDEB assinala que o maior gargalo do sistema educacional brasileiro está num determinado tipo de ensino. Assinale qual das alternativas corresponde a este tipo de ensino.
R - Ensino Médio
9 - Na universidade Estacio de Sá , quem é o responsável pela administração acadêmica do CAMPUS?
R - gerente acadêmico
10 - Os trabalhos de conclusão de curso são demandas acadêmicas a serem cumpridas:
R - Para que o aluno possa se formar;
11 - Faculdades, centros universitários e universidades podem oferecer, cursos de graduação de bacharelado, de licenciatura e também tecnológicos. Nesse sentido, aponte o que são os cursos de bacharelados.
R - É a formação superior tradicional, com duração mínima de 4 anos, na qual é apresentada uma visão geral sobre todos os assuntos dentro da área escolhida. 
12 - O texto a seguir: "Qualquer pessoa possui qualidades e limitações. O que parece extremamente simples e fácil para alguns pode representar um problema para outros. As pessoas possuem suas individualidades, suas identidades. O outro pode não ser igual a você, mas ambos precisam conviver bem". Assinale a afirmativa a qual o texto citado faz referência: 
13 - As diretrizes do Ministério da Educação determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação. Além das disciplinas, alguns cursos têm definidas a obrigatoriedade de carga horária mínima de outras atividades, que irão complementar a formação do aluno. Esse conceito diz respeito a que componente curricular?
"É um componente curricular obrigatório ao final dos bacharelados e licenciaturas, como forma de efetuar uma avaliação final dos graduandos, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação. Pode ser uma monografia, um artigo científico, um projeto, dependendo do Projeto Pedagógico de cada curso."
R - Trabalho de Conclusão de Curso
14 - Ao entrar no curso superior, voce passa a ter contato com várias pessoas que formarão a sua rede de contatos acadêmicos. Marque a alternativa que identifica estes contatos. 
R - Pessoal administrativo, gerente acadêmico, coordenador de curso, colegas e professor
15 - Das seguintes afirmações acerca dos cursos de pós-graduação no Brasil:
 I - os cursos lato sensu também são chamados especialização e possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualizaçãoo em determinada área de conhecimento.
 II - o mestrado é um curso stricto sensu que dura por volta de dois anos, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativa ao tema pesquisado. 
III - o doutorado é um curso stricto sensu que dura por volta de quatro anos, durante os quais o aluno dedica tempo integral ao cumprimento de disciplinas relativas à linha de pesquisa. Está correto dizer que: 
R - somente as afirmações I e II estão corretas.
16 - Os cursos de Graduação podem ser classificados em: 
R - Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico 
17 - Sabemos que em cada indivíduo estão ativos os estilos de aprendizagem, mas sempre um deles sobressai mais na pessoa. Assinale a opção que se refere aos estilos de aprendizagem. 
R - Visual, auditivo e cinestésico.
18 - Administrar o tempo ajuda a organizar sua rotina, maximizando sua produtividade. Como todas as ações possuem início, meio e fim, seu curso superior não é diferente. Dessa forma, ele pode ser visto como um projeto. E é necessário estabelecer metas. Quais as três possíveis metas relacionadas à sua formação superior:
R - meta acadêmica/pessoal , meta profissional e meta financeira 
19 - São etapas para construção de um plano de carreira:
R - Conhecimento do mercado (opções e tendências), Autoconhecimento, Estratégia de implementação E Objetivos de carreira.
20 - As múltiplas inteligências descritas cientificamente por Howard Gardner, que estão relacionadas diretamente com a capacidade do indivíduo resolver problemas têm ajudado muito à escola, aos professores, aos pais e aos próprios alunos a entenderem o processo de aprendizagem. Por isto, sabe-se que algumas pessoas aprendem melhor escrevendo, outras as __________ preferem somente escutar e memorizar; outras, ás visuais aprendem lendo. Complete a lacuna, assinalando a alternativa correta. 
R - Auditivas
21 - De acordo com Howard Gardner (1994) existem inteligências múltiplas que estão relacionadas diretamente com a nossa capacidade de resolver problemas. Ele descreveu cientificamente oito tipos de inteligência. Aquela que é a capacidade de interpretar as intenções, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas e responder adequadamente é considerada um tipo de inteligência:
R - interpessoal
22 - No plano de carreira, um item de análises, é o mercado de trabalho, uma vez que
R - Qual o perfil do profissional para atual no mercado atual, Surgem informações sobre o crescimento ,Quais os mercados de trabalho que mais crescem E É possível identificar as principais tendências de alavancagem.
23 - O estágio como método de ensino superior no Brasil tem por finalidade ser:
R - Uma forma do aluno aplicar o seu conhecimento teórico na prática.
24 - Oprah Gail Winfrey, apresentadora do talk-show com maior audiência da história da televisão norte-americana, possui algumas características muito comum nos professores, líderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes, relações públicas, políticos, tais como: relacionar-se e associar-se bem, conseguir "ler" as intenções de terceiros e situações sociais, apreciar estar
com pessoas, comunicar-se bem, etc. De acordo com a teoria das Inteligências Múltiplas que estabelece uma mediação entre os aspectos biológicos, psicológicos e culturais do indivíduo qual a predominante em Oprah Gail Winfrey? Assinale a alternativa correta:
R - Inteligência interpessoal ou social.
25 - Sobre o planejamento financeiro pessoal, podemos afirmar que: (assinale a alternativa correta)
R - Deve levar em consideração todos os recursos financeiros disponíveis, assim como os custos. 
26 - Mercês encontra-se numa agência bancária para solucionar uma determinada situação, na condição de pessoa natural, ou seja, de indivíduo. Sendo assim, ela deve se dirigir ao Gerente de: 
R - Pessoas Físicas
27 - A estudante Débora nos afirma que quer ser uma grande líder; o estudante Eduardo nos diz que quer ser um empreendedor de sucesso e a estudante Verônica complementa que quer trabalhar na área de saúde porque deseja muito ajudar pessoas. Todos eles, de forma rápida, identificam o que querem para suas carreiras
O que esses alunos nos mostram? 
R- Seus objetivos profissionais pelas ações a serem desenvolvidas em suas ocupações.
28 - José está planejando melhorar de vida e, para isso, traçou metas para cortar os custos supérfluos e obter formas de investimentos. 
Analise as conclusões do José e assinale alternativa correta:
I- Comprar um carro novo, mesmo desembolsando, mensalmente mais de 50% dos seus ganhos, pois, o conforto vai melhorar seu humor e sua produtividade. 
II- Investir em um curso superior, mesmo tendo que estudar à noite e comprometer parte dos seus rendimentos.
III- Tentar conseguir um trabalho temporário nos finais de semana e colocar os rendimentos em investimentos mais conservadores.
R - As afirmativas II e III estão corretas. 
29 - Fórum de Dúvidas (2 de 10) Saiba (1 de 4) 
 
Uma das etapas mais importantes para que qualquer tipo de evento seja concretizado é a captação de recursos financeiros, afinal, não há como um evento acontecer sem eles. Com a finalidade de facilitar esse processo e garantir mais eficácia na realização, existem algumas ações que precisam ser colocadas em prática, para conseguir investidores e assegurar o sucesso tanto da captação como do evento.
Assinale a alternativa que a alternativa NÃO SE ENQUADRA nestas ações: 
 
R - Se um investidor não quiser colaborar financeiramente com a realização de um evento específico, elimine tal pessoa do seu conjunto de contatos, não perca tempo, pois não há possibilidade da pessoa investir no evento posterior. 
30 - Rita está comentando com sua colega de trabalho em uma empresa do ramo alimentício, que precisa aumentar a sua RECEITA, em virtude de um aumento de desembolsos realizados para atender a doença de sua mãe. Podemos definir RECEITA como: 
R- as entradas de recursos financeiros.
31 - Em relação a importância do orçamento pessoal, marque a opção INCORRETA:
R- cuidar para que as despesas superem as receitas 
32 - A administração dos recursos que dispomos (RECEITAS) e das despesas que temos (GASTOS), ou seja de nosso Orçamento Financeiro, sinaliza para a posição que tomamos diante o dinheiro que possuímos. Assim quando conseguimos pagar todas as nossas despesas, mesmo com pequenas sobras, podemos dizer que, neste cenário, estamos na posição de:
R - Investidor
33 - O investidor conservador:
R - é aquele que não gosta de correr risco. Normalmente aplica seu dinheiro em fundos de renda fixa e caderneta de poupança.
34 - Em se tratando de CDB pré-fixado, existirá, na venda antes do prazo final, uma perda de rentabilidade, já que o comprador exigirá um spread ou deságio para gerar liquidez. 
O RDB (recibo de depósito bancário) não é transferível, não podendo ser revendido nem devolvido ao banco que o emitiu. (Aula 5, tela 9, Tipos de Investimentos e suas Características)
CDBs e RDBs são depósitos a prazo, ou seja, após determinado tempo/prazo fixado no ato da aplicação, o investidor resgata o valor aplicado acrescido do seu ganho. Em relação ao ganho que será obtido pelo aplicador, ocorre no ato da aplicação a opção por uma das duas modalidades possíveis, que indicará o montante a ser recebido ao final do prazo previsto. Essas duas modalidades são
 
R - rendimento pré-fixado e rendimento pós-fixado
35 - Em se tratando de CDB pré-fixado, existirá, na venda antes do prazo final, uma perda de rentabilidade, já que o comprador exigirá um spread ou deságio para gerar liquidez. 
O RDB (recibo de depósito bancário) não é transferível, não podendo ser revendido nem devolvido ao banco que o emitiu. (Aula 5, tela 9, Tipos de Investimentos e suas Características)
O trecho acima faz referência a uma opção de investimento financeiro de boa aceitação entre aquelas oferecidas pelo mercado: CDB e RDB. Menciona a possibilidade, num caso, e a impossibilidade, no outro, de seu detentor negociar o título antes do prazo final previsto para seu resgate. Nesse sentido, a expressão pré-fixado é definida
R- pelo fato de que, no ato da aplicação, o investidor já terá conhecimento sobre a remuneração de sua aplicação 
36 - Podemos entender como mercado futuro:
R - a realidade ou condições do mercado financeiro e de bens e serviços que se estabelecerá num determinado horizonte de tempo.
37 - Marque a alternativa que contempla a sequência de palavras que preenchem corretamente as lacunas que destacam duas opções de investimento disponíveis no mercado. ¿Enquanto o (a) _______ é um título de renda ______ emitido por um banco para captar dinheiro, a (o) ______ é uma cota do capital de uma empresa que é adquirida por investidores que assim se tornam donos de um ¿pedaço¿ da mesma. É um investimento considerado de renda ______ .¿ 
R - RDB; fixa; ação; variável 
38 - Qual programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC?.
R - FIES 
39 - Antônio elaborou um plano de finanças pessoais e percebeu a necessidade de realizar um orçamento para conseguir um melhor controle de suas receitas e despesas. Ele decidiu mensalmente investir em poupança. Sendo assim, podemos afirmar que Antônio tem um perfil: 
R - Conservador
40 - Considerando as características e diferentes destinações dos recursos financeiros, assinale (1) para Investimento; (2) para Financiamento; e (3) para Empréstimo, nas assertivas a seguir: ( ) São os recursos que possibilitam retornos ou rendimentos sobre o valor aplicado. ( ) São os recursos obtidos em Instituições Financeiras com destino e uso definido no momento da negociação. ( ) Seus principais exemplos são: caderneta de poupança, fundos de renda fixa , ações, etc. ( ) É o dinheiro concedido por instituições financeiras sem direcionamento, ou seja, pode-se utilizar o dinheiro para qualquer fim. ( ) Seus principais usos são: para compra de imóvel, veículo, realização de curso universitário, etc.
R - 1, 2, 1, 3, 2 
41 - Interagir, conviver bem e estabelecer vínculos com os colegas de trabalho significa possuir: 
R - competência relacional 
 
42 -Como apresentado no conteúdo dasaulas, o sucesso profissional não depende apenas do conhecimento técnico. É certo que os profissionais de hoje estão muito parecidos nas dimensões técnicas. Nesse contexto, o que fará diferença é justamente a capacidade de entender que é preciso ir além: ser flexível, ser criativo, resolver problemas inesperados, assumir riscos, querer ir além. Qual das frases abaixo define EMPREGABILIDADE? 
 
R - Capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho 
 
43 - Competência pode ser definida como uma mobilização de recursos para desempenhar uma determinada tarefa ou função. E existem vários tipos de competências. A competência relacionada à capacidade de conviver em grupo é chamada de: 
R - Relacional 
44 - O comportamento interpessoal
tem a sua eficácia no resultado de uma autoestima elevada. Desta forma, qual característica citada nas alternativas abaixo NÃO se apresenta como significativa para a elevação da autoestima? 
R - Baixo desempenho profissional. 
 
45 - Com relação a ÉTICA, podemos afirmar que: 
R - Em termos gerais, ética é o código de princípios e valores morais, que regem o comportamento de uma pessoa ou grupo, com relação ao que é certo ou errado. 
46 - A falta de ética não se restringe a falta de honestidade. Falta de ética está em todas as atitudes que contrariam a noção do que é certo e justo. Agir com ética é fazer o que é certo, da forma correta. 
Dentre as opções, assinale aquela que exemplifica a falta de ética no ambiente de trabalho: 
 
R - Manter práticas que causem conflitos de interesse e assédio moral. 
 
47 - Ao "código de princípios e valores morais que regem o comportamento de uma pessoa ou grupo, com relação ao que é certo ou errado, influenciando na conduta e na tomada de decisões", damos o nome de: 
R - ética 
 
48 - Para que o profissional contemporâneo consiga estabelecer e consolidar vínculos duradouros com superiores, colegas de trabalho, clientes e fornecedores e outros envolvidos na operação de uma empresa, ele precisará ter uma sólida capacidade: 
 R - Relacional 
 
49 - Dentre os principais atributos relacionados à empregabilidade como se denomina a adaptação rápida às mudanças impostas por novas funções e as novas estruturas organizacionais? 
R - Flexibilidade 
50 -Os avanços tecnológicos contribuem para um novo olhar sobre o profissional, onde a definição de empregabilidade é a capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. A partir dessa definição, podemos concluir que: 
I - O desenvolvimento constante das competências é muito importante para a carreira profissional. 
II - A empregabilidade é a capacidade de uma empresa em empregar uma grande quantidade de funcionários.
III - A velocidade das mudanças provoca a necessidade de uma agilidade maior por parte dos profissionais em se adequar.
 
R - as afirmativas I e III são verdadeiras. 
 
51 - Na atualidade as organizações necessitam de profissionais que tenham postura de aprender com as adversidades para poder adaptar-se à nova realidade. Além disso, elas querem, também, que o profissional consiga lidar com a pressão do ambiente empresarial e com os novos problemas profissionais. Assim, podemos afirmar que as empresas buscam profissionais que tenham: 
R - Resiliência 
52 - As Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades do Terceiro Setor, ou seja, são da sociedade civil e de caráter privado, cuja função é desenvolver trabalhos sem fins lucrativos. A área de atuação das ONGs é bem diversificada: social, saúde, ambiental, grupos de proteção à mulher, tratamentos de dependentes químicos, etc. 
Sobre as ONGs NÃO é correto afirmar que: 
 
R - O fortalecimento do Terceiro Setor, do qual fazem parte, demonstra uma diminuição do comprometimento da sociedade para com a cidadania. 
53 - Quais são os objetivos principais do empreendedorismo social? Assinale a alternativa correta: 
R - Inclusão social, geração de renda e qualidade de vida 
 
54 - As empresas competitivas valorizam a postura que se espera do profissional, de se adaptar rapidamente às mudanças impostas (novas funções, novas estruturas organizacionais, mobilidade para aceitar desafios em outras regiões, novos padrões de concorrência e produtos etc.). Qual a nomenclatura usada no meio corporativo para profissionais que demonstram aptidão para variadas coisas ou aplicações, demonstrando disponibilidade de espírito, compreensão, complacência para entender e, porque não dizer, ter facilidade em aceitar e adaptar-se ao contexto: 
 R - Flexibilidade 
55 - O termo empregabilidade diz respeito à capacidade da empresa em oferecer um emprego em relação à demanda de trabalhadores. Em relação à afirmação acima podemos concluir: 
R - Está errada, pois empregabilidade diz respeito ao valor agregado que um profissional possui, que o leva a ser demandado por várias empresas. 
 
56 - A Rede Asta, situada no Rio de Janeiro, é a primeira rede de venda direta do Brasil de produtos originários de comunidades de baixa renda. Promove redes e trabalha para transformar a vida de produtoras e artesãs, conselheiras, consumidores e empresas. Fazem brindes corporativos para empresas reaproveitando resíduos sólidos da própria empresa. 
Analise os itens listados e assinale a alternativa cuja opção apresenta as características que classificam a Asta como uma Empresa Social:
I. Criação de renda 
II. Qualidade de vida 
III. Ausência de lucro 
IV. Inclusão social 
V. Filantropia 
 
R - Apenas I, II, e IV 
 
57 - Observe as afirmartivas e, ao final, indique a opção mais adequada: I - Há algum tempo o conceito de carreira passou a ser visto como uma responsabilidade do indivíduo e não só da empresa que o emprega; II- A carreira evolui e diversos espaços e funções diferentes podem ser ocupados por um profissional ao longo de sua carreira profissional. 
R - De uma forma geral as duas afirmativas são verdadeiras; 
 
58 - O conceito carreira normalmente esteve associado a uma trajetória de trabalho, construída a partir de um planejamento definido de possibilidades concretas de crescimento. De quem é a responsabilidade pelo planejamento de carreira de um profissional? 
R - o próprio profissional 
 
59 - Há diferenças entre os vínculos jurídicos dos servidores públicos e empregados públicos. No que diz respeito à aposentadoria: 
R - Os servidores públicos estão sujeitos ao Regime Próprio de Previdência Social e os empregados públicos ao Regime Geral da Previdência Social. 
60 - Carreira profissional é: 
 R - a seqüência de cargos ocupados por uma pessoa durante o curso de sua vida. 
 
 61 - O Setor Público está representado pela Administração Pública que objetiva satisfazer as necessidades da sociedade, a partir da prestação de serviços nas áreas de educação, cultura, segurança, saúde, dentre outras. Sendo assim, é possível afirmar que: 
R - A Administração Pública é composta pela Administração Direta e pela Indireta, sendo esta última uma estrutura do Estado que atua no mercado privado, contribuindo para o desenvolvimento da economia. 
 
62 - Como apresentamos no nosso conteúdo, a Administração Pública também pode ser encarada como uma opção de carreira. Quando optamos por uma carreira no Setor Público, há várias motivações que podem ser destacadas. 
Considerando as vantagens que ser um servidor público pode trazer, analise as afirmações e assinale a opção correta: 
I-O Serviço Público é aberto a pessoas de todas as idades. 
II-O ingresso é fácil e se apresenta como um excelente mercado de trabalho. 
III-Os salários são melhores que os praticados no mercado. 
 R - Apenas I está correta 
 
 63 - Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em: 
R - Direta, formada pelos órgãos ligados diretamente ao Estado, que executam funções típicas de Estado. Indireta, formada pelas entidades que representam o braço empresarial do Estado. 
64 - A área de Recursos Humanos nas organizações bem-sucedidas passou a ser tratada como estratégica e como uma "parceira do negócio". Uma das características deste processo, em relação à utilização do recurso humano disponível na organização, se dá pela: 
R - Preocupação com resultados

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais