Buscar

AD1 Introdução a economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 - Observe a situação retratada no gráfico abaixo, supondo que ela represente o mercado de café no Brasil. Crie uma situação hipotética, explicando o que poderia levar ao deslocamento da curva de demanda neste mercado em específico. Explique o que acontece com o preço cobrado pelo produto e a quantidade vendida do mesmo. (5,0 pontos) 
A propaganda assim como outros fatores faz com que a curva de demanda haja um deslocamento. Nesse caso, a propaganda influencia no consumo de café quando apresenta ao consumidor as vantagens e o porquê de comprar o produto, fazendo com que a quantidade de demanda aumente, e para que haja equilíbrio de mercado, consequentemente o preço e a oferta do produto também aumentam.
Ambos aumentam, levando em vista a situação inicial. Mas isso acontece devido ao deslocamento da curva de demanda, o que implicou no aumento da quantidade demanda e como o mercado tende ao equilíbrio do mesmo, o preço teve que subir para que a quantidade ofertada também subisse para ai sim chegar ao equilíbrio.
2 - Observe a situação retratada no gráfico abaixo, supondo que ela represente o mercado de queijo em um determinado país. Crie uma situação hipotética, explicando o que poderia levar ao deslocamento da curva de oferta neste mercado em específico. Explique o que acontece com o preço cobrado pelo produto e a quantidade vendida do mesmo. (5,0 pontos)
	Em uma fábrica de queijo a produção caiu devido ao aumento no preço do leite, tal leite que era terceirizado, o que levou ao deslocamento, para a esquerda, da curva de oferta dessa fábrica o que acarretou na diminuição da quantidade ofertada por essa empresa e com isso estava havendo um prejuízo.
	O preço do queijo foi aumentado para que a fábrica não ficasse com prejuízo, mas inversamente, a quantidade vendida de tal produto foi diminuída até chegar ao equilíbrio de mercado.

Outros materiais