Buscar

Relatório de Vistorias de Combate à Dengue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO GERAL DAS VISTORIAS DE COMBATE À DENGUE
No mês de abril/2016 a Diretoria da Associação Alphaville Flamboyant Residencial autorizou a contratação temporária de dois estagiários de engenharia ambiental para realizar um trabalho de vistoria em todos os imóveis e áreas comuns dos residenciais do Alphaville, no intuito de intensificar o combate ao mosquito AEDES AEGYPTI.
De 1.615 imóveis visitados no Alphaville Residencial, identificou-se 61 imóveis com focos de larvas do mosquito:
13 Focos encontrados no Residencial Cruzeiro;
14 Focos encontrados no Residencial Araguaia;
12 Focos encontrados no Residencial Goiás;
22 Focos encontrados no Residencial Ipês;
Todas as residências e obras que foram encontradas larvas do mosquito, tiveram um acompanhamento minucioso para sanar o problema. Os proprietários foram notificados a providenciar as adequações necessárias dentro do prazo máximo de 05 dias a partir do registro do fato, recebendo novas vistorias para confirmação da eliminação dos focos.
As obras foram visitadas no mínimo duas vezes com orientação aos responsáveis e trabalhadores dos locais para constante observação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, mantendo sempre a organização dos materiais e equipamentos de forma a não acumular água parada.
Além dos focos com larvas encontrados, os agentes do Alphaville registraram um total de 406 pontos de água parada, suscetíveis à proliferação do AEDES AEGYPTI. Em 226 casas, não foram encontrados moradores e/ou responsáveis para a realização das vistorias, cujos contatos com os proprietários serão realizados para marcar nova visita. Em determinados casos com o apoio dos agentes da Secretaria Municipal de Saúde.
Com o fim das chuvas, diferente do que se imaginou, os focos aumentaram consubstancialmente, provavelmente pela diminuição da preocupação com o acúmulo de água parada, relativizando-se o problema apenas com a água pluvial. É importante ressaltar que, mesmo no período seco sem incidência de chuvas, existem os sistemas de irrigação automatizados e outros locais que podem acumular água parada como por exemplo: caixas de inspeções, ralos de duchas e etc.
Os maiores “vilões” que corroboraram para o alto índice de focos encontrados foram as piscinas e bromélias das edificações habitadas. O tratamento da piscina de forma inadequada possibilita a proliferação do mosquito, pois o ciclo de desenvolvimento do mosquito desde o óvulo até a fase adulta leva de 07 a 10 dias e o óvulo pode ficar inativo, porém vivo, até 400 dias sem água e voltar ao processo de eclosão ao primeiro contato com água novamente. Contrariando algumas pesquisas noticiadas em sites da internet, foram encontrados pelos agentes da Associação Alphaville Flamboyant muitos focos do mosquito em “bromélias”, cujas larvas foram capturadas e eclodiram dentro dos tubos de coleta, confirmando que a referida planta não apresentou nenhuma toxina capaz de combater o desenvolvimento do AEDES AEGYPTI.
Vale ressaltar que o combate ao mosquito causador da dengue, chikungunya e Zica vírus deve ser incessante e qualquer micro local onde houver acúmulo de água parada, está apto a ser o habitat desse vetor. Por isso faz-se necessário cada morador separar no mínimo 30 minutos por semana para realizar uma vistoria completa em suas respectivas residências, independentemente da época do ano. A pequena atitude de todos pode surtir grandes efeitos na redução do índice de proliferação do AEDES AEGYPTI e garantir maior segurança de todos os nossos familiares e vizinhos.

Outros materiais