Buscar

Prova Objetiva: ADMINISTRAÇÃO PEDAGÓGICA: INSTRUMENTOS LEGAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o trecho a seguir:
“A escola é uma instituição social que tem por finalidade a socialização da cultura, entendida como o mundo humano, na qual o conhecimento é o objeto social e historicamente produzido pela humanidade. É a partir da apropriação desses saberes que o homem se humaniza e se hominiza, constituindo-se como sujeito histórico e social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.isapg.com.br/2011/ciepg/download.php?id=74>. Acesso em: 26 out. 2016. 
Educar na escola significa preparar as crianças e jovens para se elevarem ao nível da civilização atual. Isso requer uma preparação científica, técnica e social. Tendo como referência o trecho acima e o estudo do texto-base Questões sobre a organização do trabalho na escola, responda à seguinte questão: qual é a finalidade da escola?
Nota: 10.0
	
	A
	Possibilitar que os alunos adquiram os conhecimentos da educação e da tecnologia, desenvolvam as habilidades para operá-los, revê-los, transformá-los e redirecioná-los em sociedade.
Você acertou!
Possibilitar que os alunos adquiram os conhecimentos da educação e da tecnologia, desenvolvam as habilidades para operá-los, revê-los, transformá-los e redirecioná-los em sociedade (p. 79).
	
	B
	Utilizar e aplicar os conhecimentos dos princípios e métodos da psicologia para a análise e para o estudo dos fenômenos educativos.
	
	C
	Qualificar o aluno para o mercado de trabalho por meio de técnicas educacionais.
	
	D
	Treinar o aluno para o exercício de uma profissão.
	
	E
	Favorecer a formação e o desenvolvimento equilibrado do sujeito a partir de um trabalho pedagógico fragmentado pela equipe escolar.
 
Questão 2/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Considere o seguinte extrato de texto:
“A palavra currículo é muito familiar a todos nós que trabalhamos nas escolas e nos sistemas educacionais. Devido à familiaridade com o termo, às vezes deixamos de refletir com cuidado sobre o seu sentido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://escoladegestores.mec.gov.br/site/3-sala_fundamentos_direito_educacao/curriculoinstrumento_u2_pg2.htm>. Acesso em: 01 set. 2016.
Conforme apresentado no texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, sobre currículo, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O currículo é um instrumento neutro de transmissão do conhecimento social.
	
	B
	O currículo tem como pressuposto a avaliação e censura de diversos conteúdos, dependendo do contexto social e político do país.
	
	C
	O currículo visa isolar as diferentes disciplinas curriculares, dando maior ênfase e importância para as ciências e seus diversos campos disciplinares.
	
	D
	Currículo é uma construção individual do conhecimento, pressupondo a autoanálise da formação para que essa construção se efetive.
	
	E
	Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar, implica necessariamente a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente.
Você acertou!
Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar, implica necessariamente a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente. O currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito (texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, p. 7).
 
 
Questão 3/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A gestão democrática não é só um princípio pedagógico. É também um preceito constitucional. O parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal de 1988 estabelece como cláusula pétrea que ‘todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://institutogate.com.br/download/artigos/Luciana%20Machado.pdf> Acesso em 16 set. 2016.
De acordo com o artigo-base Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática, a LDB (Lei 9.394, de 1996) define também normas de gestão democrática do ensino público na educação básica. Assinale a alternativa que indica quais são os princípios estabelecidos pelo artigo 14 da LDB:
Nota: 10.0
	
	A
	Princípio da valorização dos profissionais da educação e incentivo à formação continuada.
	
	B
	Reconhecimento das diferenças na formação dos seres humanos, considerando os diferentes tempos e necessidades de formação específica.
	
	C
	Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares.
Você acertou!
“A gestão democrática é um princípio consagrado no artigo 206, inciso I, da Constituição Federal, e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. A LDB (Lei nº 9.394, de 1996) define também normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios estabelecidos pelo artigo 14: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes”. (artigo-base Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática, p. 166)
	
	D
	Valorização do processo contínuo, dinâmico e dialético na gestão de pessoas.
	
	E
	Construção de um projeto pedagógico a partir dos interesses e possibilidades da equipe pedagógica e da comunidade escolar.
 
Questão 4/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Um dos aspectos mais relevantes das políticas educacionais é o modelo de gestão que deve ser aplicado nas escolas. Essa política determina que as escolas de educação básica devem adotar o modelo de gestão democrática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2009/05.pdf>. Acesso em: 26 out. 2016. 
A LDB define normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades. A partir do artigo-base Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade, são princípios estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96):
I. O projeto político-pedagógico deve ser elaborado por conselhos especiais, com a participação estrita de profissionais gabaritados.
II. É necessária a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político-pedagógico da escola.
III. A representação e participação política dos professores deve objetivar a ruptura da prática administrativa escolar.
IV. Deve haver participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares.
V. As práticas avaliativas devem ser pensadas de maneira a excluir os menos capacitados, para que não atrasem os alunos que possuem plenas condições de aprendizagem.
Estão corretas apenas as alternativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e V
	
	B
	II e III
	
	C
	II e IV
I – Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto-pedagógico da escola; IV – Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes (p.166).
	
	D
	IV e V
	
	E
	III e IV
Questão 5/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o extrato de texto a seguir:
“Não se constrói um projeto sem uma direção política, um norte, um rumo. Por isso,
todo projeto pedagógico da escola é também político. O projeto pedagógico da escola é, por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GADOTTI, Moacir (e colaboradores). Perspectivas atuais da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. p. 35-36.
De acordo com o texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, sobre o projeto político-pedagógico, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A ênfase do projeto político-pedagógico está na gestão administrativa, na organização financeira e alinhamento aos interesses do Estado.
	
	B
	O projeto político-pedagógico é documento optativo na organização escolar, quando existente, é apenas um projeto de gaveta.
	
	C
	Na grande maioria das instituições escolares, há predomínio da administração democrática, havendo participação coletiva efetiva.
	
	D
	O projeto político-pedagógico é considerado o eixo central da organização do trabalho na escola, deve articular os aspectos administrativos aos aspectos pedagógicos e ao objetivo da escola.
Você acertou!
“O projeto político-pedagógico, construído e reconstruído coletivamente, é um dos elementos mais importantes para a gestão democrática. Considerado como o eixo central da organização do trabalho na escola, ele deve articular os aspectos administrativos (plano de ação do diretor/escola e regimento escolar) aos aspectos pedagógicos (currículo, métodos, avaliação, formação continuada) e ao objetivo da escola, assegurando a unidade teórica e metodológica no trabalho didático e pedagógico, a unidade na organização do trabalho escolar e a coerência entre o planejado e o executado nas práticas escolares”. (texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, p. 24)
	
	E
	É necessário que o projeto político-pedagógico seja o “retrato da escola”, com seus limites e perspectivas, e construído pelo pedagogo da instituição.
Questão 6/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Um bom Projeto Político-Pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar. Isso se faz imprescindível para se ter um rumo, visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/3550/projeto-politico-pedagogico-a-identidade-da-escola>. Acesso em: 01 set. 2016.
A construção/reformulação/avaliação do Projeto Político-Pedagógico necessita de uma ação conjunta. A direção escolar e a equipe pedagógica deverão prever momentos coletivos para este fim. Sobre a construção de um projeto político-pedagógico (PPP) e considerando o artigo-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, pode-se afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Destina-se o início e o encerramento do ano letivo como período suficiente para a construção do Projeto Político-Pedagógico da escola.
	
	B
	É importante que as escolas sigam o mesmo modelo para construção do Projeto Político-Pedagógico, a fim de evitar ideias contraditórias.
	
	C
	É importante que o Projeto Político-Pedagógico seja submetido a uma constante avaliação por parte da escola com o intuito de construção e reconstrução das questões ali propostas.
“É um documento que necessita de constante avaliação por parte da própria escola, caso contrário, será um documento de gaveta, apenas para cumprir formalidades burocráticas”. (artigo-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, p. 18-19)
	
	D
	Não existe um documento oficial que norteie a construção do Projeto Político-Pedagógico, apenas alguns sensos comuns seguidos por todas as instituições de ensino.
	
	E
	O Projeto Político-Pedagógico é um documento único, construído pelo MEC, e deve ser seguido por toda a rede pública de ensino.
Questão 7/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Constituição Federal estabelece no artigo 206 os princípios sobre os quais o ensino deve ser ministrado. Dentre eles, destaca-se a gestão democrática do ensino público, na forma da lei”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/11gesdem.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016. 
Entre os mecanismos de participação na gestão democrática que podem ser criados na escola, destacam-se: o conselho escolar, o conselho de classe, a associação de pais e mestres e o grêmio escolar. De acordo com o texto-base Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação, com relação ao grêmio estudantil podemos afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A organização e a criação do grêmio estudantil implicam na participação obrigatória dos alunos na luta por seus direitos.
	
	B
	Constitui-se num órgão dependente da direção da escola ou de qualquer outra instância de controle da instituição.
	
	C
	Oportuniza aos estudantes que atuem de forma efetiva nos processos decisórios da instituição, já que avaliam e reavaliam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
	
	D
	Oportuniza aos estudantes a participação nas discussões do cotidiano escolar, constituindo-se em aprendizagem, organização política e luta pelos direitos estudantis.
Você acertou!
“O grêmio estudantil torna-se um mecanismo de participação dos estudantes nas discussões do cotidiano escolar e em seus processos decisórios, constituindo-se num laboratório de aprendizagem da função política da educação e do jogo democrático. Possibilita, ainda, que os estudantes aprendam a se organizarem politicamente e a lutar pelos seus direitos”. (artigo-base Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação, p. 13)
	
	E
	Possibilita o desenvolvimento de uma verdadeira ação educativa, por envolver os alunos na criação do Projeto Político-Pedagógico da instituição.
 
Questão 8/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Considere a seguinte citação:
“A Lei 9.394/96, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelece como modelo de gestão para as escolas públicas de educação básica a gestão democrática, referenciada na Constituição Federal de 1998 que, no artigo 206, indica os princípios pelos quais a educação nacional deve se orientar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2009/05.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
Considerando o artigo-base Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática, responda à seguinte questão: o que se espera da escola hoje? Assinale a opção que contém a resposta correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A qualidade formal está afeita necessariamente a determinados conteúdos, por isso, espera-se que a escola foque em disciplinas como português e matemática.
	
	B
	Espera-se que a aprendizagem aconteça de forma centrada e uniformizada, sem focar na qualidade social e política.
	
	C
	Espera-se que o conhecimento científico seja priorizado, tendo em vista a necessidade do mercado de trabalho atualmente.
	
	D
	Espera-se uma educação de qualidade, tendo como sustentáculos o projeto político-pedagógico e a gestão democrática.
Você acertou!
A compreensão do papel do PPP na escola e do conceito de gestão democrática que baliza seu desempenho tem sido influenciada de forma significativa pelas políticas públicas, tanto nacionais quanto internacionais. O que se espera da escola hoje é uma educação de qualidade, tendo como sustentáculos o projeto político-pedagógico e a gestão democrática (texto-base Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática, p. 163).
	
	E
	Espera-se
que o currículo escolar esteja alinhado às teorias da pedagogia tradicional, tendo em vista o caráter disciplinador e conteudista.
Questão 9/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o trecho de texto a seguir:
“A gestão democrática faz parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade. Essa luta constante em busca da democratização resultou na aprovação do princípio da gestão democrática instituída na Constituição Federal [...]. Desse modo, as escolas passaram a ter legitimidade para exercer a democratização da gestão enquanto possibilidade de melhoria do processo educacional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/328_174.pdf>. Acesso em: 26 out. 2016. 
De acordo com o texto-base Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação, sobre a gestão democrática, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A efetivação da gestão democrática nas escolas pressupõe a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares e participação de todos os segmentos da comunidade escolar, porém não define a aplicação dos recursos recebidos pela escola.
	
	B
	A gestão democrática acontece por meio da participação efetiva da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos bem como nos processos decisórios da escola.
A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos bem como nos processos decisórios da escola (p. 4).
	
	C
	A gestão democrática dispensa mudanças nas estruturas organizacionais de acordo com os padrões educacionais vigentes.
	
	D
	A construção da gestão democrática nega a participação efetiva dos pais nos processos de tomada de decisão da escola.
	
	E
	Para que haja a participação efetiva dos membros da comunidade escolar, é necessário que o gestor assuma todas as responsabilidades pela tomada de decisões da escola.
Questão 10/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Nos últimos anos, várias pesquisas evidenciaram que os processos de formação continuada não têm produzido resultados satisfatórios no que se refere à mudança da prática docente [...]. O modelo predominante de formação continuada tem sido amplamente questionado, entre outras razões, pelo fato de desconsiderar o contexto de trabalho do professor, bem como as suas experiências e práticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3699--Int.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.De acordo com o artigo-base A escola como lócus de formação docente, a escola é o lugar em que o a profissionalidade do professor é construída. Com relação à construção da identidade do professor, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	É preciso repensar a formação do professor visando superar a cultura estabelecida.
	
	B
	Faz-se necessário reconhecer a formação continuada como período de atualização e reciclagem do professor.
	
	C
	A construção da identidade do professor é percebida como formação continuada com vistas à superação da formação inicial, um processo inacabado e permanente de elaboração e reelaboração.
	
	D
	É um período de reelaboração de estratégias de mudança do trabalho pedagógico.
	
	E
	Constrói-se no interior da escola mediante formação contínua que envolve a prática, os saberes, as experiências e suas necessidades em busca de melhorias.
“Segundo Canário (1998), a escola é o lugar que mais colabora para aprendizagem do professor, pois ela constitui o espaço real de construção da sua identidade profissional. Para o autor, é preciso repensar a formação profissional do professor, visando a superar deficiências históricas dos modelos de formação. Defende a formação contínua, não sob a perspectiva da reciclagem, entendida como complementação/atualização da formação inicial, mas numa visão contextualizada do processo de formação profissional e da construção da identidade docente, em um processo inacabado e permanente de elaboração e reelaboração. Analisa a questão da capacitação individual versus capacitação coletiva, lembrando que é impossível dissociar a mudança dos modos individuais de pensar e agir dos processos coletivos que se dão no contexto das mudanças organizacionais. Finalmente, destaca o grande debate em torno da formação de professores e da construção da sua identidade profissional. Argumenta que a identidade profissional do professor se constrói no local de trabalho – a escola – mediante formação contínua que contemple a prática docente, seus saberes, suas experiências, seus fazeres e suas necessidades, com vistas à elaboração de “estratégias de mudança”. (artigo-base A escola como lócus de formação docente, p. 240).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes