Buscar

Avaliação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0466_AV_201207046744 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201207046744 - ELAINE CRISTINA CASSIANO DA SILVA
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 5,1        Nota de Partic.: 2        Data: 09/11/2013 17:00:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201207258339)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Administrar o Clima passou a ser uma ação estratégica para todas as organizações, especialmente para aquelas que se dizem comprometidas com a gestão pela qualidade. Neste sentido clima define-se em:
		
	
	Fenômeno resultante da interação dos elementos da cultura.
	 
	São a impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Reflete o comportamento organizacional, atributos específicos de uma organização, seus valores.
	
	O clima é mais perceptível do que suas fontes causais, comparando-se a um ¿perfume¿, pois se percebe o seu efeito sem conhecer os ingredientes, embora às vezes seja possível identificar alguns deles.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201207094736)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Das afirmativas a seguir, assinale aquela que melhor identifica a maneira como o Clima Organizacional pode ser avaliado:
		
	
	Avaliação por Equipe de Funcionários e Institucional.
	
	Avaliação Individual e de 180 graus.
	
	Avaliação Coletiva e por Equipe de Funcionários.
	
	Avaliação Individual de cada Funcionário e Coletiva.
	 
	Avaliação Coletiva, por Equipe e, de cada funcionário.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201207094722)
	DESCARTADA
	Para garantir que haja contínuo equilíbrio entre empresa e pessoas, é necessário um conjunto de políticas e práticas organizacionais que sirvam de base na sustentação do equilíbrio e dos processos (bases estruturais), conforme o modelo adaptado por Dutra (2002). Neste as pessoas e a empresa localizam-se nos pratos de uma balança e, em suas bases encontram-se as estruturais que se relacionam mutuamente com o processo de gestão. E, estes elementos precisam ser avaliados, porque estabelecem uma relação entre o Clima Organizacional e a qualidade dos produtos e serviços. Por que podemos dizer, segundo o que estudamos, que o PNQ ¿ Prêmio Nacional da Qualidade é um indicador importante para justificar esta relação comentada anteriormente? (Assinale a alternativa mais adequada).
		
	
	Por que trata-se de uma premiação nacional, a exemplo do que ocorre em diversos países, que é concedida às empresas que se destacam pela excelência de sua gestão.
	
	As empresas que se candidatam ao prêmio são avaliadas sob 8 Critérios de Excelência: Liderança; Estratégias e Táticas; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimentos; Pessoas e Custos.
	 
	O critério 6 refere-se à gestão dos recursos humanos (pessoas). Ele examina como são proporcionadas as condições para o desenvolvimento e utilização plena do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho, em consonância com as estratégias organizacionais. Também examina os esforços para criar e manter um ambiente de trabalho e um clima organizacional que conduzam à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento das pessoas.
	
	Porque dentre todos os critérios avaliados para a premiação, um deles - Pessoas - se subdivide em 3 itens: Sistemas de Trabalho; Capacitação e Desenvolvimento e Qualidade de Vida. Nesse último item é que os examinadores avaliam se a empresa possui um sistema de gestão do clima organizacional. Esse item de avaliação demonstra a importância do clima para a excelência do desempenho e, por conseguinte para a qualidade de produtos e serviços.
	 
	As empresas que se candidatam ao prêmio são avaliadas sob 8 Critérios de Excelência: Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimentos; Pessoas e Resultados.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201207095087)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma empresa possui filial em diferentes regiões do país. Ela, quando da realização da pesquisa de clima organizacional, deve realizar uma tabulação geral e uma tabulação em cada fábrica para identificar possíveis problemas nessas unidades. Chamamos essa tabulação de:
		
	 
	tabulação por área geográfica.
	
	tabulação por nível hierárquico.
	
	tabulação por abrangência.
	
	tabulação por faixa etária.
	
	tabulação por turno de trabalho.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201207258348)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A cultura é transmitida pela socialização durante toda a carreira dos seus empregados de diversas maneiras através dos elementos que a configura. Dessa forma estão corretas as afirmativas.
		
	 
	Mitos referem-se a histórias imaginárias ou quando os valores e ações do herói, ao longo do tempo, chegam a fincar raízes culturais e ele se afasta ou faleça.
	
	Ritos e Rituais são eventos especiais nos quais os membros da organização celebram mitos, heróis e símbolos da empresa.
	 
	Cerimônias são ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais ou destinadas a comunicar ideias específicas.
	
	Heróis não são pessoas de sucesso são somente de trabalho.
	
	Histórias são relatos de eventos dos antepassados que não ilustram e transmitem normas .
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201207098766)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A entrevista de desligamento, é um dos recursos muito utilizado para se conhecer os diversos motivos que podem influenciar no clima organizacional. Quais são os cuidados que devem ser tomados com as entrevistas?
		
	
	é um instrumento que se constata que as informações dos entrevistados é só elogios sobre a empresa, pois querem retornar.
	 
	é um dado real e que deve ser valorizado, pois o funcionário que está saindo não tem mais nada a perder ou esconder.
	 
	É muito limitada , pois se refere às pessoas que estão deixando a organização, e pode ocorrer um viés neste processo;
	 
	Devem ser triadas através de um tratamento estatístico, de forma que sejam eliminadas as entrevistas que os ânimos estejam muito elevados e os fatos possam não ser verdadeiros.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201207095155)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Após a aplicação do Questionário, da realização da coleta, da análise destes indicadores, faz-se necessário transformar este conjunto de dados em informação e, posteriormente, descrevê-las em Relatório. Dois Relatórios devem ser elaborados. Um deles deve apresentar os resultados de cada Diretoria de maneira individualizada. Entretanto, o outro Relatório deve apresentar que tipo de informação?
		
	 
	Deve consolidar as informações gerais, mostrando os resultados de toda a Empresa.
	
	Deve consolidar as informações referentes aos fatores externos ao ambiente organizacional e que impactam nos resultados
	
	Deve consolidar as informações de determinados setores, cujos resultados impactem de maneira mais significativa no clima Organizacional.
	
	Deve consolidar as informações apenas dos setores estratégicos para a empresa, cujos resultados impactem de maneira mais significativa no clima Organizacional.
	
	Os textos de todas as alternativas propostas, se complementam e contribuem para formatar a melhor resposta ao enunciado desta questão.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201207098494)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A globalização, a competitividade, reengenharia, downsizing, tem levado as empresas à redução do seu quadro de pessoal. As demissões, fusões,privatização tem gerado uma reação por parte dos trabalhadores. Assim as empresas têm adotado estratégias com o objetivo de propiciar uma melhoria na satisfação das pessoas no ambiente de trabalho. Dentre as alternativas abaixo quais são as estratégias?
		
	
	programas de demissão voluntária;
	
	gestão da saúde e segurança do trabalhador;
	
	remuneração estratégica, incluindoa remuneração variável;
	 
	conhecer o pensamento do colaborador, através da pesquisa de clima organizacional;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201207094774)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Os prejuízos gerados por uma má gestão do clima organizacional são catastróficos. Para termos uma idéia da dimensão do problema, vamos avaliar o impacto de apenas três dos principais efeitos ocasionados por um ambiente de trabalho inadequado: Baixa produtividade ¿ pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos colaboradores motivados, este mesmo índice pode chegar a 60%; Custos rescisórios ¿ segundo Pesquisa realizada pela consultoria Produtive, de Porto Alegre, 60% dos executivos em processo de recolocação no mercado foram demitidos por questões comportamentais. Perceba que as principais causas das rescisões não foram por incompetência técnica, mas pela incapacidade de estabelecer relacionamentos interpessoais construtivos e atitudes produtivas; Custos com Seleção e Treinamento ¿ Este é um item que dispensa pesquisas. Toda empresa tem uma boa noção dos altos custos de tempo e dinheiro envolvidos no processo de seleção e treinamento do seu pessoal. Diante destes elementos mencionados neste texto, evidencia-se a necessidade de avaliação do Clima Organizacional. A Pesquisa de Clima é a única estratégia que monitora e avalia, e para que isso aconteça, esta estratégia pode ser trabalhada através de três formas. Das afirmativas abaixo, qual a que identifica corretamente estas três possibilidades:
		
	
	Questionário, Entrevista de Desligamento e Painel de Debates.
	 
	Questionário, Entrevista e Painel de Debates.
	
	Questionário, Entrevista de Desligamento e Café da Manhã com o Presidente.
	
	Questionário, Entrevista e Entrevista de Desligamento.
	
	Questionário, Entrevista e Café da Manhã com o Presidente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201207095528)
	Pontos: 0,6  / 0,8
	Juca Villar mencionou em recenbte reunião com seus funcionários que a pesquisa sobre o clima pode ajudar a alavancar a estrutura organizacional? Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: Sim, pois com a pesquisa de clima, sua empresa irá detectar qual setor está com problemas e quais são esses problemas. Agindo diretamente no foco e, consequentemente, melhorando sua estrutura organizacional.
	
Gabarito: Padrão de Resposta: Sim, pois avalia a opinião dos funcionários sobre a adequação da estrutura da empresa para o processo decisório, para a comunicação, para a consecução dos objetivos organizacionais.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201207095498)
	Pontos: 0,5  / 0,8
	A gestão do clima organizacional é um conjunto de atividades que envolvem o diagnóstico, a mensuração e a melhoria do clima de uma empresa. Como você relaciona a melhoria da produtividade de uma empresa e a gestão do clima organizacional.
		
	
Resposta: É inegável que uma empresa que valoriza seus colaboradores, tem mais competitividade no mercado atual. Pois funcionários satisfeitos rendem mais e, consequentemente, produzem mais e melhor.
	
Gabarito: Padrões de Respostas: 1) Porque cria uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos que impactam no Clima e orienta a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, conseqüentemente, da produtividade da empresa.

Outros materiais