Buscar

Topicos especiais em contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201309078274)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A comparabilidade é uma característica qualitativa de melhoria das mais importantes, podemos considerar que esta característica é aquela que:
		
	 
	permite aos usuários identificar e compreender aspectos similares entre os diversos itens e as diferenças entre eles quando apresentados nas Demonstrações Contábeis.
	
	utiliza métodos similares para os mesmos itens, tanto de um período para outro, considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades.
	
	permite que usuários diferentes concluam de forma completa e igual, quanto à condição econômica e financeira da empresa, sendo levados a um completo entendimento.
	
	implementa a uniformidade na aplicação dos procedimentos e normas contábeis, onde, para se obter a comparabilidade, as entidades precisam adotar os mesmos métodos de apuração e cálculo.
	
	estabelece critérios para a padronização dos métodos e processos aplicados em demonstrações contábeis de um mesmo segmento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308518438)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A realização da receita ocorre em função de, EXCETO:
		
	
	quando do desaparecimento, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo
	 
	Pela permuta de ativos ao longo das atividades normais do negócio em transação de mercado
	
	Nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, quer pela fruição de serviços por esta prestados
	
	Pelo perdão de obrigação tributária reconhecida na dívida ativa do governo em relação a entidade
	
	pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309078303)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O pronunciamento conceitual básico intitulado Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, estabelece as diretrizes para a preparação e apresentação das demonstrações contábeis destinadas aos (CESGRANRIO - Petrobras 2011)
		
	
	administradores corporativos.
	
	contadores e executivos da empresa.
	
	sócios/acionistas da empresa.
	 
	usuários externos.
	
	bancos e investidores.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309078252)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade baseada no pronunciamento conceitual básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, e aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários e pelo Conselho Federal de Contabilidade, estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas aos usuários externos, tendo diversas finalidades, dentre elas a "Proporcionar aos interessados informações sobre o enfoque adotado na formulação dos Pronunciamentos Técnicos, das Interpretações e das Orientações". A seguir, assinale a opção que NÃO APRESENTA uma finalidade da Estrutura Conceitual Básica?
		
	
	Dar suporte à promoção da harmonização das regulações, das normas contábeis e dos procedimentos relacionados à apresentação das demonstrações contábeis, provendo uma base para a redução do número de tratamentos contábeis alternativos permitidos pelos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações.
	
	Dar suporte ao desenvolvimento de novos Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações e à revisão dos já existentes, quando necessário.
	
	Auxiliar os responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis na aplicação dos Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações e no tratamento de assuntos que ainda não tenham sido objeto desses documentos.
	
	Auxiliar os usuários das demonstrações contábeis na interpretação de informações nelas contidas, elaboradas em conformidade com os Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações.
	 
	Dar suporte aos órgãos legislativos a elaborarem melhores Leis que afetem a contabilidade das empresas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309078259)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as sentenças a seguir:
I.                  Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
II.                  Duplicatas a receber, receitas antecipadas, terrenos, veículos e títulos de créditos são tipos de ativos.
 III.               O passivo exigível evidencia toda a obrigação (dívida) que a entidade tem com terceiros. São tipos de passivos: contas a pagar, fornecedores de matéria-prima (a prazo), impostos a pagar e despesas comerciais.
IV.                Despesa são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas estão incorretas
	
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	 
	Apenas as sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	Todas as sentenças estão corretas.

Outros materiais