Buscar

Avaliando Aprendizado 1 Ciencia Politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603383561)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as afirmativas abaixo: I- A legitimidade política decorre da legalidade dos atos perante o Estado e não da autoridade moral. II- O espaço político corresponde ao espaço estatal e também ao campo das relações entre agentes de mercado e o das entidades da sociedade civil. III- A democracia representativa, na atualidade, vem se fortalecendo em todos os países, em razão da força e da confiança das populações nos partidos políticos. Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	III, apenas.
	 
	II, apenas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603553564)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Julgue as proposições a seguir relativas ao Conceito de Política Social e assinale a opção incorreta.
		
	
	Nas Ciências Sociais, de um modo geral, a política social é entendida como ação governamental com objetivos específicos relacionados com a proteção social.
	 
	Os critérios para alocar recursos seguem basicamente três modalidades: tradição; mercado; política e supõe que o surgimento de uma está diretamente relacionado com o desaparecimento de outra.
	
	O conceito de política social se defi ne em razão de seus componentes históricos e se refere às formas de proteções sociais desenvolvidas a partir da segunda metade do século XIX.
	
	A política social está referida a um conceito mais amplo de sistema de proteção social, isto é, formas às vezes mais, às vezes menos institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros. Tais sistemas decorrem de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doença, o infortúnio ou as privações.
	 
	A política social, no mundo contemporâneo tem um núcleo, historicamente constituído, que engloba pelo menos as políticas de emprego e renda, de previdência, de saúde, de educação e de assistência social.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603582229)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	STN - Prova de 2000, ESAF - O Brasil, conforme reza o art. 1o da Constituição Federal, é uma República Federativa, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal. Quanto à forma, podemos afirmar que o Brasil é um Estado
		
	 
	unitário ou republicano, uma vez que existe uma unidade de poder sobre o território, pessoas e bens .
	
	composto ou republicano, uma vez que é formado de Estados-membros que possuem ampla liberdade administrativa, política e econômica.
	
	cunitário ou federal, uma vez que existe a união indissolúvel dos Estados, Municípios e do Distrito Federal.
	
	unitário ou federal, uma vez que possui um centro de poder que se estende por todo o território e sobre toda a população.
	 
	composto ou federal, uma vez que existe uma repartição regional de poderes autônomos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603429027)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Aristóteles, Cícero, Tomás de Aquino e Ranelletti são representantes da teoria naturalista da origem da sociedade, que se contrapõe à teoria contratualista. Sobre a corrente naturalista, é correto o que se lê abaixo, exceto:
		
	
	O homem singular, completamente isolado da sociedade, não se encontra na realidade da vida.
	
	O homem é, por natureza, animal social e político, vivendo em multidão ainda mais que todos os outros animais.
	 
	O homem se associa por um instinto natural, com a finalidade de suprir suas necessidades básicas.
	
	O homem é naturalmente um animal político.
	
	Mesmo provido de todos os bens materiais suficientes à sua sobrevivência, o ser humano continua a necessitar do convívio com os semelhantes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603378427)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que concerne à organização dos Poderes da União, é correto afirmar, com base na Constituição Federal. que:
		
	
	o Legislativo é hierarquicamente superior ao Executivo, na medida em que pode derrubar o veto do Chefe do Executivo a determinada lei, tornando-a vigente.
	 
	são independentes e harmônicos entre si, impondo-se influências e limitações reciprocas que se prestam à limitação do poder estatal.
	
	são independentes e harmônicos, não se relacionando entre si, devendo eventual conflito ser dirimido por organismo supranacional.
	
	o Executivo é hierarquicamente superior ao Legislativo, na medida em lhe é autorizado legislar por meio de medidas provisórias.
	
	o Judiciário é hierarquicamente superior ao Executivo e ao Legislativo, na medida em que àquele incumbe decisão final sobre a constitucionalidade das normas vigentes.

Outros materiais